sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Sustentabilidade através da arte

Meus queridos professores,

Achei muito interessante este trabalho! Certamente, alguns de vocês já trabalharam projetos parecidos, entretanto, considerando que nunca é demais abordar a sustentabilidade decidi postar essa nova ideia para vocês! Ideia da Escola Estadual Joaquim Mauricio de Azevedo / Janaúba/MG. Vale a pena! Parabéns a escola!

Ahhh... encontrei no site http://blog.educacao.mg.gov.br/?p=7474 ..acessem!!!!

Bjos!

Arte e sustentabilidade: uma combinação de sucesso

09/01/2014

Arte e sustentabilidade formaram uma combinação que deu certo na Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo, em Janaúba. Ao observar que no entorno da escola havia muitos pneus abandonados, alunos e professores decidiram transformar o material, que normalmente iria para o lixo, em arte.
“Sabemos que pneus demoram muito tempo para se decomporem, então decidimos fazer o projeto. Recolhemos os pneus e recebemos doações de uma borracharia próxima à escola. Fizemos 35 floreiras e 18 lixeiras, que estão espalhadas pela escola”, ressalta a professora de Química, Luciene Gonçalves Rodrigues de Paula Cacique.
Floreiras e lixeiras estão espalhadas por toda a escola. Foto: Arquivo da Escola
O trabalho, que foi interdisciplinar, contou com uma parte teórica e outra prática. “Primeiro os alunos estudaram sobre decomposição de materiais. Depois iniciaram o plantio das mudas. São os estudantes que fazem a manutenção das floreiras”, conta Luciene.
Verônica Luana Lopes Santos, que em 2013 cursava o 3º ano do ensino médio, ressalta o que aprendeu com a realização do projeto. “Aprendi que muitas vezes pensamos que um pneu velho não serve para nada. Com o projeto vimos que dá pra fazer uma coisa legal que fica bonita e dá para enfeitar a escola. Agora sei que ao invés de jogar fora podemos reciclar”, afirma.
Iniciativa foi desenvolvida com alunos do ensino médio. Foto: Arquivo da escola
Já Elisandra Karina Colares Madureira, que também cursou o 3º ano do ensino médio no ano passado, destaca que com a iniciativa a postura dos estudantes mudou. “Ficamos bastante empenhados em cuidar do que fizemos. Todos os dias ficava um grupo responsável por cuidar das floreiras. Agora, preservamos e cuidamos delas e da escola”. 
Município: Janaúba/ Superintendência Regional de Ensino de Janaúba