Queridos professores,
Através de
fotos/imagens apresento uma maneira diversificada em trabalhar os conteúdos básicos comuns (CBC)
de Geografia.
Desta forma, intitulado “a
fotografia ajudando a trabalhar o CBC de Geografia”, proponho algumas atividades dinâmicas que
irão instigar o desejo discente. Afinal, “fotografar
é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual
fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não
precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações.”
O que se
pretende com as sugestões apresentadas é instigar a criatividade quanto ao trabalho docente.
Assim, o professor é “livre” para propor atividades que sejam acordadas à
realidade de sua escola, bem como adaptá-las a outros tópicos do CBC que não os apresentados.
Aproveitem!!!!! Tenho certeza que os alunos vão adorar!!!!
Bjos,
Eliana
Produzindo legendas sobre as
fotos:
·
Escolha
um tópico do CBC. Sugerimos: turismo, lazer, segregação espacial, globalização,
enfim, praticamente todos os tópicos poderão ser trabalhados. Para tal peça ao
professor de Geografia que lhe informe os tópicos do CBC de Geografia ou
simplesmente lhe entre um CBC, este pedido poderá ser realizado a especialista,
entretanto, seria interessante pedir orientação ao professor sobre qual tópico
está sendo trabalhado em sala de aula.
·
Leve
os alunos à sala de informática da escola, caso não haja computadores a todos os
alunos ou você encontre alguma dificuldade nesse sentido, leve recortes de
jornais e revistas e distribua aos alunos. Você poderá sugerir que levem esses
jornais/revistas ou verificar se há na escola esse material para recorte.
·
Solicite
aos alunos que criem uma legenda sobre as fotos e depois monte um mural com as
legendas produzidas.
·
Promova
a apresentação dessas legendas pelos alunos. Solicite que façam comentários
sobre suas legendas.
·
Aproveite
para trabalhar vários assuntos com esta sequência. É possível fazer um ótimo
trabalho mesmo que os alunos sejam menores, apenas contextualize acordado ao
ano de escolaridade.
Com qual imagem me identifico
·
Sugerimos
que trabalhe os tópicos: lazer, turismo, segregação espacial, paisagens do
cotidiano, enfim, vários tópicos. Use sua criatividade!
·
Dividir
os alunos em grupo. Em seguida, apresente as imagens/fotos (recortes de
jornais/revistas, internet, entre outros) do tópico escolhido aos alunos.
Disponha-as em lugar visível. O quantitativo de fotos fica a seu critério,
paute-se no quantitativo de alunos.
·
Convide
os alunos a observarem as fotografias em silêncio e escolher aquela com que
melhor se identificarem.
·
Em
seguida, o grupo deverá optar por apenas uma foto/imagem e realizar seus
comentários sobre ela. Os demais participantes poderão interferir, fazendo
perguntas.
·
Quando
você optar pelos tópicos turismo e lazer, enfatize os locais de turismo do
município/estado e lazer frequentados pelos alunos. Quanto à segregação
espacial, trabalhe as regiões e pessoas segregadas do município/estado/pais.
Referente a paisagens do cotidiano tenha foco nas paisagens do município.
Enfim, sua proposta será melhor enfatizada quando abordado o meio de vivência
do aluno.
Textos através de fotos
antigas
·
Sugerimos
os tópicos: território e territorialidade e paisagens do cotidiano. Use a
criatividade!
·
Solicite
aos alunos que tragam fotos antigas de locais da cidade e/ou de sua cidade
natal. Oriente-os a pedir aos pais essas fotos, pois mesmo sendo fotos de
arquivo pessoal, certamente, alguns locais da cidade estarão nas fotos. Você
poderá ainda levar os alunos a Casa da Cultura do município e/ou biblioteca,
para observação dessas fotos.
·
As
fotos deverão ser comentadas pelos alunos quanto ao que está retratado na foto,
porque a escolha da foto, entre outras perguntas.
·
Posteriormente,
os alunos deverão escrever um texto relatando a imagem daquela foto. Sugestão:
poderão relatar a imagem da foto comparando-a com as mudanças ocorridas no
espaço. Esta ação será possível caso a foto seja de um espaço conhecido.
Foto dos alimentos regionais
·
Sugerimos
os tópicos: cultura e natureza. Use a criatividade!
·
Promova,
na sala de informática, uma pesquisa sobre os alimentos típicos regionais. Sugestão:
você poderá, inicialmente, trabalhar os alimentos de Minas Gerais e,
posteriormente, os demais estados brasileiros.
·
Posteriormente,
oriente os alunos à criação de um mural e a apresentação aos colegas.
·
Se
possível leve alguns alimentos para sala de aula para degustação.
Montando uma linha do tempo
sobre a história de sua família
·
Sugerimos
os tópicos: cultura e natureza. Use a criatividade!
·
Os
alunos deverão trazer fotos da família (vários momentos em família).
·
Em
seguida, montar uma linha do tempo sobre a história de sua família. Isto será
feito através da colagem destas fotos em cartazes com as respectivas datas.
·
Posteriormente,
adaptar cada foto a um texto explicativo da mesma. Colar os cartazes na sala de
aula.
Trilha cultural
·
Propor
uma trilha com os alunos pela cidade para observação de prédios, monumentos
históricos, praças, enfim, o que julgar necessário para discussão posterior
sobre as mudanças ocorridas nesses pontos.
·
Organizar
com os alunos os locais por onde devem passar. Sugestão: divida a turma em grupos e determine cada ponto a ser
observado.
·
Os
alunos deverão fotografar os pontos de pesquisa. Posteriormente, imprimir ou
apresentar em slides.
·
Proponha
uma pesquisa, na biblioteca, museu ou internet, de imagens/fotos dos locais
fotografados pela trilha na cidade.
·
Os
alunos deverão, através de cartazes e/ou power point, apresentar as imagens
fotografadas e pesquisadas e relatarem os processos de preservação e de
depredação desses locais.
·
Oriente
os alunos para que façam esse relato por escrito e oral.
Fonte: http://wata-eh-legal.blogpost.com.br/2008/05/dinmica-foto-preferida-integracao-do.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário