sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Queridos professores!

Elaborei algumas sequências didáticas (bem simples..kkk) para trabalhar a Copa do Mundo no Brasil - 2014, sem prejuízo aos Conteúdos Básicos Comuns (CBC)! Como?! Inseri o tema Copa em alguns tópicos: Fronteiras, Turismo, Lazer, Paisagens do Cotidiano, Cultura e Natureza e Espacialidade!

As sequências poderão ser adaptadas, ressalvo que são sugestões, um “pontapé” inicial ao trabalho com um tema em destaque no ano vigente: Copa do Mundo.

Não foram apresentados os anos de escolaridade a serem trabalhadas as sequências. Pois, vocês poderão utilizá-las aos anos que desejarem e/ou adaptá-las para atender ao ano de sua escolha. 

Acho que vão gostar...kkkk.......Aproveitem!!!

Bjos,
Eliana


Tópico: Fronteiras
Assunto: Conhecendo os Continentes com ênfase aos países participantes da Copa do Mundo no Brasil – 2014


Países participantes da Copa do Mundo no Brasil-2014
América do Sul: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Uruguai.
América do Norte e Central: Estados Unidos, Costa Rica, Honduras e México.
Ásia: Coréia do Sul, Japão, Irã e Austrália.
África: Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia.
Europa: Itália, Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Suíça, Bósnia, França, Portugal, Grécia e Croácia.

Primeiro Momento
ü  Dividir a sala em seis (06) grupos distribuindo um continente a cada grupo, exceto a Europa que será dividida em dois (02) grupos dividindo os países participantes deste continente entre os grupos (faz-se necessário haja vista o maior número de países participantes da Copa).
ü  Disponibilizar mapa do continente para que os alunos localizem os países de sua pesquisa. Essa pesquisa será registrada no mapa-mudo distribuído aos alunos (um para cada grupo).

Segundo Momento
ü  Os alunos realizarão uma pesquisa sobre os aspectos geográficos (relevo, clima, língua, política, economia, etc.) de cada país determinado ao seu grupo, registrando-os.

Terceiro Momento
ü  Cada grupo transformará o resultado de sua pesquisa em um painel onde deverá conter o mapa do continente destacando os países participantes da Copa do Mundo no Brasil-2014 e uma síntese dos aspectos geográficos pesquisados.

Quarto Momento
ü  Os grupos irão realizar a explicação do material produzido. Em seguida, utilizando-se das informações que constam nos painéis, você irá ilustrar a sua aula sobre a diversidade dos continentes quanto aos seus aspectos geográficos.



Tópico: Turismo
Assunto: Países participantes da Copa do Mundo no Brasil - 2014


Países participantes da Copa do Mundo no Brasil-2014
América do Sul: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Uruguai.
América do Norte e Central: Estados Unidos, Costa Rica, Honduras e México.
Ásia: Coréia do Sul, Japão, Irã e Austrália.
África: Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia.
Europa: Itália, Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Suíça, Bósnia, França, Portugal, Grécia e Croácia.

Primeiro Momento
ü  Apresente aos alunos os países que participarão da Copa do Mundo no Brasil em 2014.
·         Em qual continente se localizam os países. Sugestão: faça uso de mapa.
·         Quais países já sediaram Copas do Mundo.
·         Quais países são mais frequentados por turistas.
ü  Questione os alunos sobre o que conhecem dos países participantes da Copa. Sugestão: permita que os alunos apresentem/discutam seus conhecimentos sobre os países. Contudo, procure enfatizar alguns aspectos históricos (tradições, valores, crenças, festas, ritos, costumes), afinal, isso se constitui como atratividade dos lugares e matéria prima para o turismo.

Segundo Momento
ü  Dividir a sala em grupos. Posteriormente, distribuir as 32 seleções classificadas entre os grupos. Sugestão: faça um sorteio nessa distribuição, isso evitará discussões e/ou escolha por países “mais” conhecidos.

Terceiro Momento
ü  Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre os países determinados ao seu grupo. Oriente os mesmos sobre o que pesquisar:
·         Apresentar os patrimônios culturais dos países;
·     Apresentar os atrativos turísticos que esses países possuem e sua localização;
·         Apresentar os pontos turísticos mais visitados nesses países justificando essa escolha pelo turista;
·         Apresentar aspectos históricos desses países (tradições, valores, crenças, festas, ritos, costumes).
ü  Oriente os alunos quanto a apresentação do trabalho. Sugira aos mesmos a utilização de cartazes, imagens, fotos, slides, mapas, entre outros.
ü  A apresentação do trabalho será, primeiramente, aos colegas de sala. Posteriormente, agende uma Feira Turística (quarto momento) a ser apresentada à escola.

Quarto Momento
ü  Organize junto com os alunos uma Feira Turística desses países na escola. Apresente os pontos turísticos mais visitados, patrimônio cultural, as festas, ritos, costumes. Sugestão: caso desejar o aluno poderá ainda, se vestir com roupas típicas dos países.



Tópico: Turismo
Assunto: Cidades brasileiras que sediarão a Copa do Mundo – 2014


Cidades que sediarão a Copa do Mundo no Brasil – 2014:
Belo Horizonte – Brasília – Cuiabá – Curitiba – Fortaleza – Manaus – Natal – Porto Alegre – Recife – Rio de Janeiro – Salvador – São Paulo

 Primeiro Momento
ü  Apresente aos alunos as cidades brasileiras que sediarão a Copa do Mundo-2014.
·         Em quais estados se localizam as cidades. Sugestão: faça uso de mapa.
·         Quais cidades são mais frequentadas por turistas.
·         Aspectos históricos (tradições, valores, crenças, festas, ritos, costumes) dessas cidades.
ü  Questione os alunos sobre o que conhecem dos estados e cidades que sediarão a Copa. Sugestão: permita que os alunos apresentem/discutam seus conhecimentos sobre os estados/cidades. Contudo, procure enfatizar alguns aspectos históricos, afinal, isso se constitui como atratividade dos lugares e matéria prima para o turismo.

Segundo Momento
ü  Dividir a sala em grupos. Posteriormente, distribuir as 12 cidades entre os grupos. Sugestão: faça um sorteio nessa distribuição, isso evitará discussões e/ou escolha por cidades “mais” conhecidas.

Terceiro Momento
ü  Os alunos deverão realizar uma pesquisa sobre as cidades determinadas ao seu grupo. Oriente os mesmos sobre o que pesquisar:
·         Apresentar os patrimônios culturais das cidades;
·         Apresentar os atrativos turísticos que essas cidades e o estado a que pertencem possuem e sua localização;
·         Apresentar os pontos turísticos mais visitados nessas cidades justificando essa escolha pelo turista;
·         Apresentar aspectos históricos dessas cidades e do estado a que pertencem (tradições, valores, crenças, festas, ritos, costumes).
ü  Oriente os alunos quanto a apresentação do trabalho. Sugira aos mesmos a utilização de cartazes, imagens, fotos, slides, mapas, entre outros.
ü  A apresentação do trabalho será, primeiramente, aos colegas de sala. Posteriormente, agende uma Feira Turística dos atrativos turísticos e produtos locais (quarto momento) a ser apresentada à escola.

Quarto Momento
ü  Organize junto com os alunos uma Feira Turística dos atrativos turísticos e produtos locais dessas cidades e estado a que pertencem na escola. Apresente os pontos turísticos mais visitados, patrimônio cultural, as festas, ritos, costumes, comida. Sugestão: caso desejar o aluno poderá ainda, se vestir com roupas típicas desses estados.



Tópico: Lazer
Assunto: Áreas de lazer das cidades sede da Copa do Mundo no Brasil


Cidades que sediarão a Copa do Mundo no Brasil – 2014:
Belo Horizonte – Brasília – Cuiabá – Curitiba – Fortaleza – Manaus – Natal – Porto Alegre – Recife – Rio de Janeiro – Salvador – São Paulo

Primeiro Momento
ü  Apresente aos alunos imagens relacionadas ao lazer. Explique sobre os tipos de lazer (lazer privado, lazer público, os espaços de lazer existentes por idade (espaços para idosos), entre outros). Sugestão: as imagens poderão ser recortes, revistas, jornais e/ou slides.

Segundo Momento
ü  Promova uma discussão com os alunos sobre os que eles fazem como lazer; os espaços públicos de lazer existentes na cidade por idade (parquinhos, quadras, praças com espaços para idosos); o lazer privado (cinemas, casas de show, clubes, zoológicos, entre outros); os espaços de lazer na cidade há 20 anos e as mudanças ocorridas.

Terceiro Momento
ü  Divida a sala em seis (06) grupos, entregue duas cidades sede a cada grupo. Em seguida, oriente os alunos à pesquisa sobre os espaços de lazer dessas cidades, os mesmos deverão apresentar as áreas de lazer gratuitas e privadas das cidades, através de imagens. Sugestão: incentive a apresentação das imagens através de slides. Se possível, que os alunos pontuem os valores cobrados nas áreas de lazer privado.
ü  Num primeiro momento, a apresentação será aos colegas de sala.

Quarto Momento
ü  Oriente os alunos para que, através de imagens, folders (caso possível), apresentem aos demais alunos da escola os pontos de lazer das cidades sede da Copa. Na oportunidade, que apresentem também os pontos de lazer de sua cidade, com fotos atuais e antigas, destacando as mudanças ocorridas, o quanto a cidade se beneficiou com essas mudanças ou não.



Tópico: Paisagens do Cotidiano
Assunto: As paisagens do cotidiano das cidades sede da Copa do Mundo - 2014


Cidades sede da Copa do Mundo no Brasil – 2014:
Belo Horizonte – Brasília – Cuiabá – Curitiba – Fortaleza – Manaus – Natal – Porto Alegre – Recife – Rio de Janeiro – Salvador – São Paulo

Primeiro Momento
ü  Apresente aos alunos as cidades sede da Copa do Mundo (faça uso de mapas), destacando:
·         Paisagens urbanas que evidenciam diferentes formas de lazer.
·         Relações entre cultura e trabalho.
·         As paisagens do cotidiano e as relações homem e natureza.
ü  Procure diagnosticar junto aos alunos como está o conhecimento deles sobre as cidades com qualidade de vida diferente e pessoas com cotidianos diferentes e desiguais que se manifestam nas cidades no que tange emprego e desemprego, espaços de lazer em diferentes cotidianos, espaços públicos e espaços privados. É importante que os alunos saibam explicar que o visível do espaço é a paisagem e quais indicadores desse visível evidenciam os cotidianos de lazer, principalmente, como e para quem estão direcionados.

Segundo Momento
ü  Oriente os alunos para que façam pesquisas em jornais, revistas e/ou internet de fotos que evidenciem os aspectos abordados/discutidos acerca das paisagens do cotidiano quanto ao lazer, trabalho, desigualdades, entre outros. Sugestão: eles poderão trazer esses recortes de casa e realizarem uma colagem em sala de aula (você apresenta o tema sobre as paisagens do cotidiano e os alunos direcionam as colagens), ou você poderá levar os alunos à sala de informática para que os mesmos apresentem através de slides.

Terceiro Momento
ü  Solicitar aos alunos para que façam pesquisas de fotos atuais e antigas referente à paisagem cotidiana destas cidades comparando-as quanto as diferenças no tempo. Procure ressaltar a relação homem e natureza, no que tange a preservação desta. Solicite um breve relato (oral e/ou escrito) desta comparação. Sugestão: eles poderão realizar a pesquisa e o relato em casa, ou você poderá leva-los à sala de informática.
·         Sugestão: a apresentação dessas fotos poderá ser realizada pelo professor, cabendo ao aluno apenas o relato.

Quarto Momento
ü  Solicitar aos alunos uma produção textual sobre o seguinte tema: Paisagens do cotidiano e valorização do patrimônio. Sugestão: fica a critério a mudança de tema, contudo, se atente ao assunto abordado.



Tópico: Cultura e natureza
Assunto: Diferentes tipos de clima das cidades sede da Copa do Mundo no Brasil-2014


Cidades sede da Copa do Mundo no Brasil – 2014:
Belo Horizonte – Brasília – Cuiabá – Curitiba – Fortaleza – Manaus – Natal – Porto Alegre – Recife – Rio de Janeiro – Salvador – São Paulo
____________________________________________________________
Países participantes da Copa do Mundo no Brasil-2014
América do Sul: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Uruguai.
América do Norte e Central: Estados Unidos, Costa Rica, Honduras e México.
Ásia: Coréia do Sul, Japão, Irã e Austrália.
África: Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia.
Europa: Itália, Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Suíça, Bósnia, França, Portugal, Grécia e Croácia.

Primeiro Momento
ü  Discuta com os alunos os tipos de clima existentes no Brasil (faça uso de mapas), destacando:
·         Critérios utilizados no Brasil para classificação dos diferentes tipos de clima.
·         Os tipos de clima no Brasil.
·         A interferência humana e sua consequência nos padrões climáticos.

Segundo momento
ü  Entregue aos alunos um pequeno texto sobre os tipos de clima no Brasil, juntamente a um mapa para que associem um ao outro. Sugestão: ao final segue um texto com mapa. Saliento que são apenas sugestões, mas fiquem atentos a textos extensos, os alunos se dispersam com facilidade e esta não é a intenção.

Terceiro Momento
ü  Divida a sala em seis (06) grupos, entregue duas (02) cidades sede a cada grupo, juntamente com os países que irão jogar nessas capitais.
ü  Solicite aos alunos que pesquisem sobre qual é o clima predominante nas cidades sede da Copa, no Brasil, e também nos países que irão jogar nessas capitais.
Sugestão: eles poderão realizar a pesquisa em casa ou você poderá leva-los à sala de informática para que os mesmos pesquisem.

Quarto Momento
ü  Em sala, oriente aos alunos para que, após discussão do grupo, relatem oralmente e/ou escrito as possíveis dificuldades que os jogadores estrangeiros enfrentarão devido às diferenças climáticas, bem como as semelhanças existentes quanto ao clima. Em seguida, solicite a apresentação aos demais colegas.

Texto: “Climas no Brasil”
Clima corresponde ao conjunto de variações do tempo de uma determinada localidade. Para estabelecer o clima de um lugar é necessário analisar os fenômenos atmosféricos durante um período de, aproximadamente, 30 anos. O clima está diretamente relacionado à formação vegetal.
No território brasileiro ocorre uma grande diversidade climática, pois o país apresenta grande extensão territorial com diferenças de relevo, altitude e dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas, todos esses fatores influenciam no clima de uma região.
A maior parte da área do Brasil está localizada na Zona Intertropical, ou seja, nas zonas de baixas latitudes, com climas quentes e úmidos. Outro fator interessante do clima brasileiro refere-se à amplitude térmica (diferença entre as médias anuais de temperatura máximas e mínimas), conforme se aproxima da linha do Equador, a amplitude térmica é menor.
O critério utilizado no Brasil para classificar os diferentes tipos de clima relaciona-se à origem, natureza e, principalmente, movimentação das massas de ar existentes no país (equatoriais, tropicais e polares). Conforme análises climáticas realizadas no território brasileiro, foi possível estabelecer seis tipos de climas diferentes, são eles:

Equatorial – Presente na Amazônia, ao norte de Mato Grosso e a oeste do Maranhão, sofre ação direta das massas de ar equatorial continental e equatorial atlântica, de ar quente e úmido. Apresenta temperaturas médias elevadas (de 25 °C a 27 °C), chuvas durante todo o ano e reduzida amplitude térmica (inferior a 3 °C).
Tropical – Clima do Brasil central, também presente na porção oriental do Maranhão, extensa parte do território do Piauí, na porção ocidental da Bahia e de Minas Gerais, além de ser encontrado também no extremo norte do país, em Roraima. Caracteriza-se por temperatura elevada (18 °C a 28 °C), com amplitude térmica de 5 °C a 7 °C, e estações bem definidas (uma chuvosa e outra seca). A estação de chuva ocorre no verão; no inverno ocorre a redução da umidade relativa em razão do período da estação seca. O índice pluviométrico é de cerca de 1,5 mil milímetros anuais.
Tropical de Altitude – É encontrado nas partes mais elevadas, acima de 800 metros, do planalto Atlântico do Sudeste. Abrange principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Está sob influência da massa de ar tropical atlântica, que provoca chuvas no período do verão. Apresenta temperatura amena, entre 18 °C e 22 °C, e amplitude térmica anual entre 7 °C e 9 °C. No inverno, as geadas ocorrem com certa frequência, em virtude da ação das frentes frias originadas do choque entre as massas tropical e polar.
Tropical Atlântico – Conhecido também como tropical úmido, compreende a faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao Paraná. Sofre a ação direta da massa tropical atlântica, que, por ser quente e úmida, provoca chuvas intensas. A temperatura varia de 18 °C a 26 °C, apresenta amplitude térmica maior à medida que se avança em direção ao Sul. No Nordeste, a maior concentração de chuva ocorre no inverno, já no Sudeste, ocorre no verão. O índice pluviométrico médio é alto, de 2 mil milímetros anuais.
Subtropical – Ocorre nas latitudes abaixo do trópico de Capricórnio. Está presente no sul do estado de São Paulo e na maior parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É influenciado pela massa polar atlântica, possui temperatura média anual de 18 °C e amplitude térmica elevada (10 °C). As chuvas não são muito intensas, mil milímetros anuais, porém, ocorrem de forma bem distribuída na região. Nessa região climática do Brasil são comuns as geadas e nevadas. O verão é muito quente e a temperatura pode ultrapassar os 30 °C. O inverno, bastante frio, apresenta as temperaturas mais baixas do país, inferiores a 0 °C.
Semiárido – Ocorre no interior do Nordeste, na região conhecida como Polígono das Secas. Corresponde a quase todo o sertão nordestino e aos vales médio e inferior do rio São Francisco. Caracteriza-se por temperaturas elevadas (média de 27 °C) e chuvas escassas e mal distribuídas, em torno de 700 milímetros anuais. Há períodos em que a massa equatorial atlântica (superúmida) chega ao litoral norte da região Nordeste e atinge o sertão, causando chuvas intensas nos meses de fevereiro, março e abril.
Por Wagner de Cerqueira
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Fonte: http://www.brasilescola.com/brasil/os-climas-brasil.htm






Tópico: Espacialidade
Assunto: Comparação de permanências e mudanças expressas na espacialidade das cidades sede da Copa do Mundo no Brasil/2014


Cidades sede da Copa do Mundo no Brasil – 2014:
Belo Horizonte – Brasília – Cuiabá – Curitiba – Fortaleza – Manaus – Natal – Porto Alegre – Recife – Rio de Janeiro – Salvador – São Paulo

Primeiro Momento
ü  Retomar com os alunos as noções de: lugar, paisagem, sociedade e natureza, território, noções que formam a estrutura conceitual básica do raciocínio geográfico. É uma leitura de mundo do ponto de vista da espacialidade.

Segundo Momento
ü  Discuta com os alunos as permanências e mudanças expressas em diferentes práticas espaciais, os arranjos espaciais dos cotidianos urbanos. Para isso inicie com uma apresentação de fotos/imagens sobre diferentes tempos e lugares, com ênfase às cidades sede da Copa do Mundo no Brasil-2014.
ü  Promova uma comparação de fotos de ruas, avenidas e praças, identificando as permanências e mudanças expressas na espacialidade, sempre com foco às cidades sede da Copa do Mundo. Sugestão: seria mais interessante uma apresentação em power-point. Aproveite a oportunidade para inserir a discussão à cidade local.

Terceiro Momento
ü  Divida a sala em seis (06) grupos, entregue duas cidades sede a cada grupo. Em seguida, proponha aos alunos um roteiro de leitura dessas fotos/imagens. Sugestão: apresente as imagens ou leve-os à sala de informática para que pesquisem.

Quarto Momento
ü  Solicitar aos alunos um comentário final das fotos lidas concluindo sobre o espaço geográfico: em que medida as práticas socioespaciais nos diferentes lugares da cidade e no seu cotidiano estão conformando uma sociedade sustentável. Solicitar que argumentem para validar a conclusão.



Tópico: Fronteiras
Assunto: Conhecendo os Estados brasileiros que sediarão a Copa do Mundo no Brasil – 2014


Estados sede da Copa do Mundo no Brasil – 2014:
Minas Gerais – Mato Grosso – Paraná – Ceará – Amazonas – Rio Grande do Norte – Rio Grande do Sul - Pernambuco – Rio de Janeiro – Bahia – São Paulo – Distrito Federal

Primeiro Momento
ü  Dividir a sala em seis (06) grupos distribuindo dois (02) estados a cada grupo.
ü  Disponibilizar mapa do Brasil para que os alunos localizem os estados de sua pesquisa. Essa pesquisa será registrada no mapa distribuído aos alunos (um para cada grupo).

Segundo Momento
ü  Os alunos realizarão uma pesquisa sobre os seguintes aspectos geográficos (relevo, clima, política, economia) de cada estado determinado ao seu grupo, registrando-os.

Terceiro Momento
ü  Cada grupo transformará o resultado de sua pesquisa em um painel onde deverá conter o mapa do Brasil destacando os estados brasileiros que sediarão Copa do Mundo no Brasil-2014 e uma síntese dos aspectos geográficos pesquisados.

Quarto Momento
ü  Os grupos irão realizar a explicação do material produzido. Em seguida, utilizando-se das informações que constam nos painéis, você irá ilustrar a sua aula sobre a diversidade dos estados brasileiros quanto aos seus aspectos geográficos.



Tópico: Fronteiras
Assunto: Conhecendo os costumes e as características culturais marcantes dos Estados brasileiros que sediarão a Copa do Mundo no Brasil – 2014


Estados sede da Copa do Mundo no Brasil – 2014:
Minas Gerais – Mato Grosso – Paraná – Ceará – Amazonas – Rio Grande do Norte – Rio Grande do Sul - Pernambuco – Rio de Janeiro – Bahia – São Paulo – Distrito Federal


 Primeiro Momento
ü  Dividir a sala em seis (06) grupos distribuindo dois (02) estados a cada grupo.
ü  Disponibilizar mapa do Brasil para que os alunos localizem os estados de sua pesquisa.

Segundo Momento
ü  Os alunos realizarão uma pesquisa sobre os costumes e as características culturais de cada estado determinado ao seu grupo, registrando-os. Sugestão: eles poderão realizar a pesquisa em casa ou você poderá leva-los à sala de informática para que os mesmos pesquisem.

Terceiro Momento
ü  Cada grupo transformará o resultado de sua pesquisa em um painel onde deverá conter os estados brasileiros pesquisados que sediarão a Copa do Mundo no Brasil-2014 e uma síntese dos costumes e características culturais.

Quarto Momento
ü  Os grupos irão realizar a explicação do material produzido. Em seguida, utilizando-se das informações que constam nos painéis, você irá ilustrar a sua aula sobre a diversidade dos estados brasileiros quanto aos seus costumes e características culturais. Sugestão: oriente os alunos para que, posteriormente, exponham seus painéis na escola bem como realizem uma
Feira de alimentos típicos regionais. Caso desejar poderá ainda, se vestirem com roupas típicas desses estados. Os alunos interagem muito com esses trabalhos. Outra sugestão é a troca do painel por apresentação em slides ou a mescla de ambos.



Tópico: Cultura e natureza
Assunto: Conhecendo os principais aspectos dos diferentes biomas dos estados brasileiros que sediarão a Copa do Mundo no Brasil – 2014


Estados sede da Copa do Mundo no Brasil – 2014:
Minas Gerais – Mato Grosso – Paraná – Ceará – Amazonas – Rio Grande do Norte – Rio Grande do Sul - Pernambuco – Rio de Janeiro – Bahia – São Paulo – Distrito Federal


 Primeiro Momento
ü  Apresentar aos alunos os biomas brasileiros. Identifique sua biodiversidade animal e vegetal reconhecendo como as ações humanas interferem no equilíbrio desses biomas.
ü  Procure diagnosticar junto aos alunos como está o conhecimento deles sobre os biomas, o que conhecem sobre a biodiversidade animal e vegetal e como as ações humanas interferem no equilíbrio desses biomas. Sugestão: permita que os alunos apresentem/discutam seus conhecimentos sobre os biomas. Contudo, procure enfatizar os biomas característicos dos estados brasileiros que sediarão a Copa do Mundo no Brasil.

Segundo Momento
ü  Dividir a sala em seis (06) grupos distribuindo dois (02) estados a cada grupo.

Terceiro Momento
ü  Os grupos realizarão uma pesquisa sobre os biomas característicos dos estados de sua pesquisa, registrando-os. Sugestão: eles poderão realizar a pesquisa em casa ou você poderá leva-los à sala de informática para que os mesmos pesquisem.
ü  A pesquisa será apresentada através de painel e/ou slides, com uma síntese dos biomas e imagens correspondentes.
·         Sugestão: você poderá apresentar textos com os respectivos biomas, solicitando aos alunos que apenas apresentem recortes correspondentes aos biomas pesquisados, montando um painel.




 Tópico: Cultura e natureza
Assunto: Conhecendo os principais aspectos dos biomas dos países que participarão da Copa do Mundo no Brasil – 2014


Países participantes da Copa do Mundo no Brasil-2014
América do Sul: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Equador e Uruguai.
América do Norte e Central: Estados Unidos, Costa Rica, Honduras e México.
Ásia: Coréia do Sul, Japão, Irã e Austrália.
África: Nigéria, Costa do Marfim, Camarões, Gana e Argélia.
Europa: Itália, Espanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Suíça, Bósnia, França, Portugal, Grécia e Croácia.



  Primeiro Momento
ü  Apresentar aos alunos os principais aspectos dos biomas dos países que participarão da Copa do Mundo no Brasil-2014. Identifique sua biodiversidade animal e vegetal reconhecendo como as ações humanas interferem no equilíbrio desses biomas.
ü  Procure diagnosticar junto aos alunos como está o conhecimento deles sobre os biomas, o que conhecem sobre a biodiversidade animal e vegetal e como as ações humanas interferem no equilíbrio desses biomas. Sugestão: permita que os alunos apresentem/discutam seus conhecimentos sobre os biomas. Contudo, procure enfatizar os biomas característicos dos países que participarão da Copa do Mundo no Brasil.

Segundo Momento
ü  Dividir a sala em grupos. Posteriormente, distribuir as 32 seleções classificadas entre os grupos. Sugestão: faça um sorteio nessa distribuição, isso evitará discussões e/ou escolha por países “mais” conhecidos.

Terceiro Momento
ü  Os grupos realizarão uma pesquisa sobre os biomas característicos dos países de sua pesquisa, registrando-os. Sugestão: eles poderão realizar a pesquisa em casa ou você poderá leva-los à sala de informática para que os mesmos pesquisem.
ü  A pesquisa será apresentada através de painel e/ou slides, com uma síntese dos biomas e imagens correspondentes.
·         Sugestão: você poderá apresentar textos com os respectivos biomas, solicitando aos alunos que apenas apresentem recortes correspondentes aos biomas pesquisados, montando um painel. 










2 comentários: