Queridos professores!
Elaborei algumas sequências didáticas (bem simples..kkk) para trabalhar a Copa do Mundo no Brasil - 2014, sem prejuízo aos Conteúdos Básicos Comuns (CBC)! Como?! Inseri o tema Copa em alguns tópicos: Fronteiras, Turismo, Lazer, Paisagens do Cotidiano, Cultura e Natureza e Espacialidade!
As sequências poderão ser adaptadas, ressalvo que são sugestões, um “pontapé” inicial ao trabalho com um tema em destaque no ano vigente: Copa do Mundo.
Não
foram apresentados os anos de escolaridade a serem trabalhadas as sequências. Pois, vocês poderão utilizá-las aos anos que desejarem e/ou adaptá-las
para atender ao ano de sua escolha.
Acho que vão gostar...kkkk.......Aproveitem!!!
Bjos,
Eliana
Tópico:
Fronteiras
Assunto:
Conhecendo os Continentes com ênfase aos países participantes da Copa do Mundo
no Brasil – 2014
Países participantes da Copa
do Mundo no Brasil-2014
América do Sul: Brasil, Argentina, Colômbia,
Chile, Equador e Uruguai.
América do Norte e Central: Estados Unidos, Costa Rica,
Honduras e México.
Ásia: Coréia do Sul, Japão, Irã e
Austrália.
África: Nigéria, Costa do Marfim,
Camarões, Gana e Argélia.
Europa: Itália, Espanha, Bélgica,
Holanda, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Suíça, Bósnia, França, Portugal,
Grécia e Croácia.
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Primeiro
Momento
ü Dividir a sala em seis (06) grupos
distribuindo um continente a cada grupo, exceto a Europa que será dividida em
dois (02) grupos dividindo os países participantes deste continente entre os
grupos (faz-se necessário haja vista o maior número de países participantes da
Copa).
ü Disponibilizar mapa do continente para que
os alunos localizem os países de sua pesquisa. Essa pesquisa será registrada no
mapa-mudo distribuído aos alunos (um para cada grupo).
Segundo
Momento
ü Os alunos realizarão uma pesquisa sobre os
aspectos geográficos (relevo, clima, língua, política, economia, etc.) de cada
país determinado ao seu grupo, registrando-os.
Terceiro
Momento
ü Cada grupo transformará o resultado de sua
pesquisa em um painel onde deverá conter o mapa do continente destacando os
países participantes da Copa do Mundo no Brasil-2014 e uma síntese dos aspectos
geográficos pesquisados.
Quarto
Momento
ü Os grupos irão realizar a explicação do
material produzido. Em seguida, utilizando-se das informações que constam nos
painéis, você irá ilustrar a sua aula sobre a diversidade dos continentes
quanto aos seus aspectos geográficos.
Tópico: Turismo
Assunto: Países
participantes da Copa do Mundo no Brasil - 2014
Países participantes da Copa
do Mundo no Brasil-2014
América do Sul: Brasil, Argentina, Colômbia,
Chile, Equador e Uruguai.
América do Norte e Central: Estados Unidos, Costa Rica,
Honduras e México.
Ásia: Coréia do Sul, Japão, Irã e
Austrália.
África: Nigéria, Costa do Marfim,
Camarões, Gana e Argélia.
Europa: Itália, Espanha, Bélgica,
Holanda, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Suíça, Bósnia, França, Portugal,
Grécia e Croácia.
|
Primeiro
Momento
ü Apresente aos alunos os países que
participarão da Copa do Mundo no Brasil em 2014.
·
Em
qual continente se localizam os países. Sugestão:
faça uso de mapa.
·
Quais
países já sediaram Copas do Mundo.
·
Quais
países são mais frequentados por turistas.
ü Questione os alunos sobre o que conhecem
dos países participantes da Copa. Sugestão:
permita que os alunos apresentem/discutam seus conhecimentos sobre os países.
Contudo, procure enfatizar alguns aspectos históricos (tradições, valores,
crenças, festas, ritos, costumes), afinal, isso se constitui como atratividade
dos lugares e matéria prima para o turismo.
Segundo
Momento
ü Dividir a sala em grupos. Posteriormente,
distribuir as 32 seleções classificadas entre os grupos. Sugestão: faça um sorteio nessa distribuição, isso evitará discussões
e/ou escolha por países “mais” conhecidos.
Terceiro
Momento
ü Os alunos deverão realizar uma pesquisa
sobre os países determinados ao seu grupo. Oriente os mesmos sobre o que
pesquisar:
·
Apresentar
os patrimônios culturais dos países;
· Apresentar
os atrativos turísticos que esses países possuem e sua localização;
·
Apresentar
os pontos turísticos mais visitados nesses países justificando essa escolha
pelo turista;
·
Apresentar
aspectos históricos desses países (tradições, valores, crenças, festas, ritos,
costumes).
ü Oriente os alunos quanto a apresentação do
trabalho. Sugira aos mesmos a utilização de cartazes, imagens, fotos, slides,
mapas, entre outros.
ü A apresentação do trabalho será,
primeiramente, aos colegas de sala. Posteriormente, agende uma Feira Turística
(quarto momento) a ser apresentada à escola.
Quarto
Momento
ü Organize junto com os alunos uma Feira
Turística desses países na escola. Apresente os pontos turísticos mais
visitados, patrimônio cultural, as festas, ritos, costumes. Sugestão: caso desejar o aluno poderá ainda,
se vestir com roupas típicas dos países.
Tópico: Turismo
Assunto: Cidades
brasileiras que sediarão a Copa do Mundo – 2014
Cidades que sediarão a Copa
do Mundo no Brasil – 2014:
Belo Horizonte – Brasília –
Cuiabá – Curitiba – Fortaleza – Manaus – Natal – Porto Alegre – Recife –
Rio de Janeiro – Salvador – São Paulo
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ü Apresente aos alunos as cidades brasileiras
que sediarão a Copa do Mundo-2014.
·
Em
quais estados se localizam as cidades. Sugestão:
faça uso de mapa.
·
Quais
cidades são mais frequentadas por turistas.
·
Aspectos
históricos (tradições, valores, crenças, festas, ritos, costumes) dessas
cidades.
ü Questione os alunos sobre o que conhecem
dos estados e cidades que sediarão a Copa. Sugestão:
permita que os alunos apresentem/discutam seus conhecimentos sobre os
estados/cidades. Contudo, procure enfatizar alguns aspectos históricos, afinal,
isso se constitui como atratividade dos lugares e matéria prima para o turismo.
Segundo
Momento
ü Dividir a sala em grupos. Posteriormente,
distribuir as 12 cidades entre os grupos. Sugestão:
faça um sorteio nessa distribuição, isso evitará discussões e/ou escolha por cidades
“mais” conhecidas.
Terceiro
Momento
ü Os alunos deverão realizar uma pesquisa
sobre as cidades determinadas ao seu grupo. Oriente os mesmos sobre o que
pesquisar:
·
Apresentar
os patrimônios culturais das cidades;
·
Apresentar
os atrativos turísticos que essas cidades e o estado a que pertencem possuem e
sua localização;
·
Apresentar
os pontos turísticos mais visitados nessas cidades justificando essa escolha
pelo turista;
·
Apresentar
aspectos históricos dessas cidades e do estado a que pertencem (tradições,
valores, crenças, festas, ritos, costumes).
ü Oriente os alunos quanto a apresentação do
trabalho. Sugira aos mesmos a utilização de cartazes, imagens, fotos, slides,
mapas, entre outros.
ü A apresentação do trabalho será,
primeiramente, aos colegas de sala. Posteriormente, agende uma Feira Turística
dos atrativos turísticos e produtos locais (quarto momento) a ser apresentada à
escola.
Quarto
Momento
ü Organize junto com os alunos uma Feira
Turística dos atrativos turísticos e produtos locais dessas cidades e estado a
que pertencem na escola. Apresente os pontos turísticos mais visitados,
patrimônio cultural, as festas, ritos, costumes, comida. Sugestão: caso desejar o aluno poderá ainda, se vestir com roupas
típicas desses estados.
Tópico: Lazer
Assunto: Áreas de
lazer das cidades sede da Copa do Mundo no Brasil
Cidades que sediarão a Copa
do Mundo no Brasil – 2014:
Belo Horizonte – Brasília –
Cuiabá – Curitiba – Fortaleza – Manaus – Natal – Porto Alegre – Recife –
Rio de Janeiro – Salvador – São Paulo
|
Primeiro
Momento
ü Apresente aos alunos imagens relacionadas
ao lazer. Explique sobre os tipos de lazer (lazer privado, lazer público, os
espaços de lazer existentes por idade (espaços para idosos), entre outros). Sugestão: as imagens poderão ser recortes,
revistas, jornais e/ou slides.
Segundo
Momento
ü Promova uma discussão com os alunos sobre
os que eles fazem como lazer; os espaços públicos de lazer existentes na cidade
por idade (parquinhos, quadras, praças com espaços para idosos); o lazer
privado (cinemas, casas de show, clubes, zoológicos, entre outros); os espaços
de lazer na cidade há 20 anos e as mudanças ocorridas.
Terceiro
Momento
ü Divida a sala em seis (06) grupos, entregue
duas cidades sede a cada grupo. Em seguida, oriente os alunos à pesquisa sobre
os espaços de lazer dessas cidades, os mesmos deverão apresentar as áreas de
lazer gratuitas e privadas das cidades, através de imagens. Sugestão: incentive a apresentação das
imagens através de slides. Se possível, que os alunos pontuem os valores
cobrados nas áreas de lazer privado.
ü Num primeiro momento, a apresentação será
aos colegas de sala.
Quarto
Momento
ü Oriente os alunos para que, através de
imagens, folders (caso possível), apresentem aos demais alunos da escola os
pontos de lazer das cidades sede da Copa. Na oportunidade, que apresentem
também os pontos de lazer de sua cidade, com fotos atuais e antigas, destacando
as mudanças ocorridas, o quanto a cidade se beneficiou com essas mudanças ou
não.
Tópico:
Paisagens do Cotidiano
Assunto: As
paisagens do cotidiano das cidades sede da Copa do Mundo - 2014
Cidades sede da Copa do Mundo
no Brasil – 2014:
Belo Horizonte – Brasília –
Cuiabá – Curitiba – Fortaleza – Manaus – Natal – Porto Alegre – Recife –
Rio de Janeiro – Salvador – São Paulo
|
Primeiro
Momento
ü Apresente aos alunos as cidades sede da
Copa do Mundo (faça uso de mapas), destacando:
·
Paisagens
urbanas que evidenciam diferentes formas de lazer.
·
Relações
entre cultura e trabalho.
·
As
paisagens do cotidiano e as relações homem e natureza.
ü Procure diagnosticar junto aos alunos como
está o conhecimento deles sobre as cidades com qualidade de vida diferente e
pessoas com cotidianos diferentes e desiguais que se manifestam nas cidades no
que tange emprego e desemprego, espaços de lazer em diferentes cotidianos,
espaços públicos e espaços privados. É importante que os alunos saibam explicar
que o visível do espaço é a paisagem e quais indicadores desse visível
evidenciam os cotidianos de lazer, principalmente, como e para quem estão
direcionados.
Segundo
Momento
ü Oriente os alunos para que façam pesquisas
em jornais, revistas e/ou internet de fotos que evidenciem os aspectos
abordados/discutidos acerca das paisagens do cotidiano quanto ao lazer,
trabalho, desigualdades, entre outros. Sugestão:
eles poderão trazer esses recortes de casa e realizarem uma colagem em sala de
aula (você apresenta o tema sobre as paisagens do cotidiano e os alunos
direcionam as colagens), ou você poderá levar os alunos à sala de informática
para que os mesmos apresentem através de slides.
Terceiro
Momento
ü Solicitar aos alunos para que façam
pesquisas de fotos atuais e antigas referente à paisagem cotidiana destas
cidades comparando-as quanto as diferenças no tempo. Procure ressaltar a
relação homem e natureza, no que tange a preservação desta. Solicite um breve
relato (oral e/ou escrito) desta comparação. Sugestão: eles poderão realizar a pesquisa e o relato em casa, ou você
poderá leva-los à sala de informática.
·
Sugestão: a apresentação dessas fotos
poderá ser realizada pelo professor, cabendo ao aluno apenas o relato.
Quarto
Momento
ü Solicitar aos alunos uma produção textual
sobre o seguinte tema: Paisagens do cotidiano e valorização do patrimônio. Sugestão: fica a critério a mudança de tema,
contudo, se atente ao assunto abordado.
Tópico: Cultura
e natureza
Assunto:
Diferentes tipos de clima das cidades sede da Copa do Mundo no Brasil-2014
Cidades sede da Copa do Mundo
no Brasil – 2014:
Belo Horizonte – Brasília –
Cuiabá – Curitiba – Fortaleza – Manaus – Natal – Porto Alegre – Recife –
Rio de Janeiro – Salvador – São Paulo
____________________________________________________________
Países participantes da Copa
do Mundo no Brasil-2014
América do Sul: Brasil, Argentina, Colômbia,
Chile, Equador e Uruguai.
América do Norte e Central: Estados Unidos, Costa Rica,
Honduras e México.
Ásia: Coréia do Sul, Japão, Irã e
Austrália.
África: Nigéria, Costa do Marfim,
Camarões, Gana e Argélia.
Europa: Itália, Espanha, Bélgica,
Holanda, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Suíça, Bósnia, França, Portugal,
Grécia e Croácia.
|
Primeiro
Momento
ü Discuta com os alunos os tipos de clima
existentes no Brasil (faça uso de mapas), destacando:
·
Critérios
utilizados no Brasil para classificação dos diferentes tipos de clima.
·
Os
tipos de clima no Brasil.
·
A
interferência humana e sua consequência nos padrões climáticos.
Segundo
momento
ü Entregue aos alunos um pequeno texto sobre
os tipos de clima no Brasil, juntamente a um mapa para que associem um ao
outro. Sugestão: ao final segue um texto
com mapa. Saliento que são apenas sugestões, mas fiquem atentos a textos
extensos, os alunos se dispersam com facilidade e esta não é a intenção.
Terceiro
Momento
ü Divida a sala em seis (06) grupos, entregue
duas (02) cidades sede a cada grupo, juntamente com os países que irão jogar
nessas capitais.
ü Solicite aos alunos que pesquisem sobre
qual é o clima predominante nas cidades sede da Copa, no Brasil, e também nos
países que irão jogar nessas capitais.
Sugestão:
eles poderão realizar a pesquisa em casa ou você poderá leva-los à sala de
informática para que os mesmos pesquisem.
Quarto
Momento
ü Em sala, oriente aos alunos para que, após
discussão do grupo, relatem oralmente e/ou escrito as possíveis dificuldades
que os jogadores estrangeiros enfrentarão devido às diferenças climáticas, bem
como as semelhanças existentes quanto ao clima. Em seguida, solicite a
apresentação aos demais colegas.
Texto: “Climas no Brasil”
Clima
corresponde ao conjunto de variações do tempo de uma determinada localidade.
Para estabelecer o clima de um lugar é necessário analisar os fenômenos
atmosféricos durante um período de, aproximadamente, 30 anos. O clima está
diretamente relacionado à formação vegetal.
No
território brasileiro ocorre uma grande diversidade climática, pois o país
apresenta grande extensão territorial com diferenças de relevo, altitude e
dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas, todos esses fatores
influenciam no clima de uma região.
A maior
parte da área do Brasil está localizada na Zona Intertropical, ou seja, nas
zonas de baixas latitudes, com climas quentes e úmidos. Outro fator
interessante do clima brasileiro refere-se à amplitude térmica (diferença entre
as médias anuais de temperatura máximas e mínimas), conforme se aproxima da
linha do Equador, a amplitude térmica é menor.
O critério
utilizado no Brasil para classificar os diferentes tipos de clima relaciona-se
à origem, natureza e, principalmente, movimentação das massas de ar existentes
no país (equatoriais, tropicais e polares). Conforme análises climáticas
realizadas no território brasileiro, foi possível estabelecer seis tipos de
climas diferentes, são eles:
Equatorial – Presente na Amazônia, ao norte de Mato Grosso e a oeste do Maranhão, sofre ação direta das massas de ar equatorial continental e equatorial atlântica, de ar quente e úmido. Apresenta temperaturas médias elevadas (de 25 °C a 27 °C), chuvas durante todo o ano e reduzida amplitude térmica (inferior a 3 °C).
Equatorial – Presente na Amazônia, ao norte de Mato Grosso e a oeste do Maranhão, sofre ação direta das massas de ar equatorial continental e equatorial atlântica, de ar quente e úmido. Apresenta temperaturas médias elevadas (de 25 °C a 27 °C), chuvas durante todo o ano e reduzida amplitude térmica (inferior a 3 °C).
Tropical – Clima do Brasil central, também
presente na porção oriental do Maranhão, extensa parte do território do Piauí,
na porção ocidental da Bahia e de Minas Gerais, além de ser encontrado também
no extremo norte do país, em Roraima. Caracteriza-se por temperatura elevada
(18 °C a 28 °C), com amplitude térmica de 5 °C a 7 °C, e estações bem definidas
(uma chuvosa e outra seca). A estação de chuva ocorre no verão; no inverno
ocorre a redução da umidade relativa em razão do período da estação seca. O
índice pluviométrico é de cerca de 1,5 mil milímetros anuais.
Tropical de
Altitude – É encontrado nas partes mais
elevadas, acima de 800 metros, do planalto Atlântico do Sudeste. Abrange
principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito
Santo. Está sob influência da massa de ar tropical atlântica, que provoca
chuvas no período do verão. Apresenta temperatura amena, entre 18 °C e 22 °C, e
amplitude térmica anual entre 7 °C e 9 °C. No inverno, as geadas ocorrem com
certa frequência, em virtude da ação das frentes frias originadas do choque
entre as massas tropical e polar.
Tropical
Atlântico – Conhecido também como
tropical úmido, compreende a faixa litorânea do Rio Grande do Norte ao Paraná.
Sofre a ação direta da massa tropical atlântica, que, por ser quente e úmida,
provoca chuvas intensas. A temperatura varia de 18 °C a 26 °C, apresenta
amplitude térmica maior à medida que se avança em direção ao Sul. No Nordeste,
a maior concentração de chuva ocorre no inverno, já no Sudeste, ocorre no
verão. O índice pluviométrico médio é alto, de 2 mil milímetros anuais.
Subtropical – Ocorre nas latitudes abaixo do
trópico de Capricórnio. Está presente no sul do estado de São Paulo e na maior
parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É influenciado pela massa
polar atlântica, possui temperatura média anual de 18 °C e amplitude térmica
elevada (10 °C). As chuvas não são muito intensas, mil milímetros anuais,
porém, ocorrem de forma bem distribuída na região. Nessa região climática do
Brasil são comuns as geadas e nevadas. O verão é muito quente e a temperatura
pode ultrapassar os 30 °C. O inverno, bastante frio, apresenta as temperaturas
mais baixas do país, inferiores a 0 °C.
Semiárido – Ocorre no interior do Nordeste, na
região conhecida como Polígono das Secas. Corresponde a quase todo o sertão
nordestino e aos vales médio e inferior do rio São Francisco. Caracteriza-se
por temperaturas elevadas (média de 27 °C) e chuvas escassas e mal
distribuídas, em torno de 700 milímetros anuais. Há períodos em que a massa equatorial
atlântica (superúmida) chega ao litoral norte da região Nordeste e atinge o
sertão, causando chuvas intensas nos meses de fevereiro, março e abril.
Por Wagner de Cerqueira
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola
Fonte: http://www.brasilescola.com/brasil/os-climas-brasil.htm
Tópico:
Espacialidade
Assunto: Comparação
de permanências e mudanças expressas na espacialidade das cidades sede da Copa
do Mundo no Brasil/2014
Cidades sede da Copa do Mundo
no Brasil – 2014:
Belo Horizonte – Brasília –
Cuiabá – Curitiba – Fortaleza – Manaus – Natal – Porto Alegre – Recife –
Rio de Janeiro – Salvador – São Paulo
|
Primeiro
Momento
ü Retomar com os alunos as noções de: lugar,
paisagem, sociedade e natureza, território, noções que formam a estrutura
conceitual básica do raciocínio geográfico. É uma leitura de mundo do ponto de
vista da espacialidade.
Segundo
Momento
ü Discuta com os alunos as permanências e
mudanças expressas em diferentes práticas espaciais, os arranjos espaciais dos
cotidianos urbanos. Para isso inicie com uma apresentação de fotos/imagens
sobre diferentes tempos e lugares, com ênfase às cidades sede da Copa do Mundo
no Brasil-2014.
ü Promova uma comparação de fotos de ruas,
avenidas e praças, identificando as permanências e mudanças expressas na
espacialidade, sempre com foco às cidades sede da Copa do Mundo. Sugestão: seria mais interessante uma
apresentação em power-point. Aproveite a oportunidade para inserir a discussão à
cidade local.
Terceiro
Momento
ü Divida a sala em seis (06) grupos, entregue
duas cidades sede a cada grupo. Em seguida, proponha aos alunos um roteiro de
leitura dessas fotos/imagens. Sugestão:
apresente as imagens ou leve-os à sala de informática para que pesquisem.
Quarto
Momento
ü Solicitar aos alunos um comentário final
das fotos lidas concluindo sobre o espaço geográfico: em que medida as práticas
socioespaciais nos diferentes lugares da cidade e no seu cotidiano estão
conformando uma sociedade sustentável. Solicitar que argumentem para validar a
conclusão.
Tópico:
Fronteiras
Assunto:
Conhecendo os Estados brasileiros que sediarão a Copa do Mundo no Brasil – 2014
Estados sede da Copa do Mundo
no Brasil – 2014:
Minas Gerais – Mato Grosso –
Paraná – Ceará – Amazonas – Rio Grande do Norte – Rio Grande do Sul -
Pernambuco – Rio de Janeiro – Bahia – São Paulo – Distrito Federal
|
Primeiro
Momento
ü Dividir a sala em seis (06) grupos
distribuindo dois (02) estados a cada grupo.
ü Disponibilizar mapa do Brasil para que os
alunos localizem os estados de sua pesquisa. Essa pesquisa será registrada no
mapa distribuído aos alunos (um para cada grupo).
Segundo
Momento
ü Os alunos realizarão uma pesquisa sobre os
seguintes aspectos geográficos (relevo, clima, política, economia) de cada estado
determinado ao seu grupo, registrando-os.
Terceiro
Momento
ü Cada grupo transformará o resultado de sua
pesquisa em um painel onde deverá conter o mapa do Brasil destacando os estados
brasileiros que sediarão Copa do Mundo no Brasil-2014 e uma síntese dos aspectos
geográficos pesquisados.
Quarto
Momento
ü Os grupos irão realizar a explicação do
material produzido. Em seguida, utilizando-se das informações que constam nos
painéis, você irá ilustrar a sua aula sobre a diversidade dos estados
brasileiros quanto aos seus aspectos geográficos.
Tópico:
Fronteiras
Assunto: Conhecendo os costumes e as características culturais marcantes dos Estados brasileiros que sediarão a Copa do Mundo no Brasil – 2014
Estados sede da Copa do Mundo
no Brasil – 2014:
Minas Gerais – Mato Grosso –
Paraná – Ceará – Amazonas – Rio Grande do Norte – Rio Grande do Sul -
Pernambuco – Rio de Janeiro – Bahia – São Paulo – Distrito Federal
|
Primeiro Momento
ü Dividir a sala em seis (06) grupos
distribuindo dois (02) estados a cada grupo.
ü Disponibilizar mapa do Brasil para que os
alunos localizem os estados de sua pesquisa.
Segundo
Momento
ü Os alunos realizarão uma pesquisa sobre os
costumes e as características culturais de cada estado determinado ao seu
grupo, registrando-os. Sugestão: eles
poderão realizar a pesquisa em casa ou você poderá leva-los à sala de
informática para que os mesmos pesquisem.
Terceiro
Momento
ü Cada grupo transformará o resultado de sua
pesquisa em um painel onde deverá conter os estados brasileiros pesquisados que
sediarão a Copa do Mundo no Brasil-2014 e uma síntese dos costumes e
características culturais.
Quarto
Momento
ü Os grupos irão realizar a explicação do
material produzido. Em seguida, utilizando-se das informações que constam nos
painéis, você irá ilustrar a sua aula sobre a diversidade dos estados
brasileiros quanto aos seus costumes e características culturais. Sugestão: oriente os alunos para que,
posteriormente, exponham seus painéis na escola bem como realizem uma
Feira de alimentos típicos regionais. Caso desejar poderá ainda, se vestirem com roupas típicas desses estados. Os alunos interagem muito com esses trabalhos. Outra sugestão é a troca do painel por apresentação em slides ou a mescla de ambos.
Feira de alimentos típicos regionais. Caso desejar poderá ainda, se vestirem com roupas típicas desses estados. Os alunos interagem muito com esses trabalhos. Outra sugestão é a troca do painel por apresentação em slides ou a mescla de ambos.
Tópico: Cultura
e natureza
Assunto: Conhecendo
os principais aspectos dos diferentes biomas dos estados brasileiros que
sediarão a Copa do Mundo no Brasil – 2014
Estados sede da Copa do Mundo
no Brasil – 2014:
Minas Gerais – Mato Grosso –
Paraná – Ceará – Amazonas – Rio Grande do Norte – Rio Grande do Sul -
Pernambuco – Rio de Janeiro – Bahia – São Paulo – Distrito Federal
|
ü Apresentar aos alunos os biomas
brasileiros. Identifique sua biodiversidade animal e vegetal reconhecendo como
as ações humanas interferem no equilíbrio desses biomas.
ü Procure diagnosticar junto aos
alunos como está o conhecimento deles sobre os biomas, o que conhecem sobre a
biodiversidade animal e vegetal e como as ações humanas interferem no
equilíbrio desses biomas. Sugestão:
permita que os alunos apresentem/discutam seus conhecimentos sobre os biomas.
Contudo, procure enfatizar os biomas característicos dos estados brasileiros
que sediarão a Copa do Mundo no Brasil.
Segundo
Momento
ü Dividir a sala em seis (06) grupos
distribuindo dois (02) estados a cada grupo.
Terceiro
Momento
ü Os grupos realizarão uma pesquisa sobre os biomas
característicos dos estados de sua pesquisa, registrando-os. Sugestão: eles poderão realizar a pesquisa
em casa ou você poderá leva-los à sala de informática para que os mesmos
pesquisem.
ü A pesquisa será apresentada através de
painel e/ou slides, com uma síntese dos biomas e imagens correspondentes.
·
Sugestão: você poderá
apresentar textos com os respectivos biomas, solicitando aos alunos que apenas
apresentem recortes correspondentes aos biomas pesquisados, montando um painel.
Tópico: Cultura
e natureza
Assunto: Conhecendo
os principais aspectos dos biomas dos países que participarão da Copa do Mundo
no Brasil – 2014
Países participantes da Copa
do Mundo no Brasil-2014
América do Sul: Brasil, Argentina, Colômbia,
Chile, Equador e Uruguai.
América do Norte e Central: Estados Unidos, Costa Rica,
Honduras e México.
Ásia: Coréia do Sul, Japão, Irã e
Austrália.
África: Nigéria, Costa do Marfim,
Camarões, Gana e Argélia.
Europa: Itália, Espanha, Bélgica,
Holanda, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Suíça, Bósnia, França, Portugal,
Grécia e Croácia.
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ü Apresentar aos alunos os
principais aspectos dos biomas dos países que participarão da Copa do Mundo no
Brasil-2014. Identifique sua biodiversidade animal e vegetal reconhecendo como
as ações humanas interferem no equilíbrio desses biomas.
ü Procure diagnosticar junto aos
alunos como está o conhecimento deles sobre os biomas, o que conhecem sobre a
biodiversidade animal e vegetal e como as ações humanas interferem no
equilíbrio desses biomas. Sugestão:
permita que os alunos apresentem/discutam seus conhecimentos sobre os biomas.
Contudo, procure enfatizar os biomas característicos dos países que
participarão da Copa do Mundo no Brasil.
Segundo
Momento
ü Dividir a sala em grupos. Posteriormente,
distribuir as 32 seleções classificadas entre os grupos. Sugestão: faça um sorteio nessa distribuição, isso evitará discussões
e/ou escolha por países “mais” conhecidos.
Terceiro
Momento
ü Os grupos realizarão uma pesquisa sobre os biomas
característicos dos países de sua pesquisa, registrando-os. Sugestão: eles poderão realizar a pesquisa
em casa ou você poderá leva-los à sala de informática para que os mesmos
pesquisem.
ü A pesquisa será apresentada através de
painel e/ou slides, com uma síntese dos biomas e imagens correspondentes.
·
Sugestão: você poderá
apresentar textos com os respectivos biomas, solicitando aos alunos que apenas
apresentem recortes correspondentes aos biomas pesquisados, montando um painel.
oito países que representam com a zona intertropical que farão parte da copa 2014 ?
ResponderExcluirsuper legal!!
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