quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Tópico
Sociodiversidade
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)

Projeto de construção de álbum: a diversidade cultural dos povos da linha do Equador

Observação: Ao final, há um glossário para melhor nortear o seu trabalho com os alunos.

Primeiro Momento:
1- Levantamento dos saberes dos alunos sobre:
·         Tribos, povos, grupos sociais de diferentes regiões da Terra,  conhecidos por meio da mídia, da literatura, dos quadrinhos e do estudo em outros anos de escolaridade.
·         Paisagem natural e cultural que explica o arranjo do espaço, a territorialidade dos povos que habitam regiões diversas da Terra.
·         As zonas térmicas da Terra focalizando a região equatorial e seu clima, solo, hidrografia, vegetação e diversidade cultural dos povos. 

2- Registro e sistematização dos saberes dos alunos  com seleção de curiosidades  para investigação sobre o significado da linha do Equador, os países e regiões nela localizados, climas, vegetações, bacias hidrográficas, solos, povos, gênero de vida.

3- Planejamento para organização de um banco de dados sobre as curiosidades da região: textos jornalísticos, literários, músicas, folclore, memórias de viajantes, telas e esculturas de pintores visitantes dos séculos XVI- XIX, depoimentos de povos ribeirinhos, fotos, mapas, desenhos, postais, gravuras e outros materiais selecionados pelos alunos sobre a paisagem equatorial.
·         Seleção de mapas temáticos  em escalas nacional, regional, mundial para identificar e localizar fenômenos naturais e culturais da linha do Equador.

Segundo momento
1-Compartilhamento no grupo do banco de dados. Seleção e agrupamento temático das fontes investigadas para discussão e problematização  dos temas a serem apresentados no debate.
·         Discussão sobre os ecossistemas e o bioma floresta tropical/amazônica.
·         Análise de dados: impactos ambientais na floresta, desmatamento, queimadas, ocupação agrícola, expansão urbana, rodovias, construção de barragem hidrelétrica, projetos de mineração dentre outros. (Cada grupo deve apresentar um dos subtemas de acordo com seus interesses e  pesquisas).
·         Discussão sobre a biodiversidade, biopirataria, sociodiversidade da floresta equatorial.
·         Análise de mapa: Brasil: impactos ambientais. (FERREIRA, Maria das Graças Lemos. Atlas Geográfico. SP:Moderna, 1999, p.24)
·         Registros com sistematização.



Terceiro Momento
Leitura do documentário: Da Amazônia à Cingapura. Sobrevoando a linha do Equador. Discovery Channel.
Roteiro de leitura:
·         Localizar no mapa-múndi a linha do Equador e os países apresentados no documentário.
·         Identificar os povos apresentados no documentário e suas identidades regionais: tradições, costumes, gênero de vida, técnica, língua, hábitos, enfim, modo de vida.
·         Comparar as semelhanças e diferenças  entre esses povos realçando suas permanências e mudanças.
·         Construção do conceito de comunidade primitiva, explicitando seu papel de conservação e proteção das unidades de conservação.
·         Registros com sistematização

Quarto momento
Investigação sobre as populações tradicionais no município. Roteiro:
·         Planejamento e organização dos grupos.
·         Coleta de dados na prefeitura, SEBRAE, SESC, SENAI, ONGs, EMATER, Obras Sociais, etc
·         Tratamento dos dados coletados em sala de aula: leitura,seleção, organização  com legendas explicativas.
·         Montagem de um álbum sobre a Sociodiversidade municipal.
·         Incluir no álbum a sociodiversidade  brasileira e mundial. Interpretar as fotos e gravuras sobre a biodiversidade e sociodiversidade na linha do Equador, selecionadas para a atividade de debate do segundo momento.
·         Montar o álbum com criatividade: inserir o título, o sumário e as referências bibliográficas, investigadas, lidas e interpretadas.
·         Expor os trabalhos na Mostra da escola.

Autoavaliação  - comparar o produto final com os saberes iniciais registrados.

Glossário:
Sociodiversidade: expressa a diversidade cultural, linguística, étnica  de uma sociedade ou país em suas regiões plurais e contraditórias.

Biodiversidade: Corresponde ao conjunto de fauna e flora  de uma região.

Populações Tradicionais: está essencialmente ligada à preservação de valores, de tradições, de cultura. Ao longo da sua história, o homem através de múltiplas experiências e situações vivenciadas, tem alcançado importantes conquistas que o fazem avançar, que elevam sua dignidade de espécie humana. Acontece que o ritmo das mudanças, a velocidade das descobertas tem crescido em ritmo geométrico, nos últimos 50 anos, tornando obrigatória a consolidação de certos valores, ou então o resgate de valores que apenas são conservados por populações tradicionais; caso contrário, podem ser jogadas ao esquecimento conquistas seculares da humanidade.

Gênero de vida ou modo de vida: são sinônimos e representam uma categoria da  Geografia  que expressa  a grande diversidade cultural relacionada à variedade do meio natural.

Biopirataria: roubo de animais, plantas e conhecimentos de populações  tradicionais  para fins de exploração comercial sem o consentimento do país, das instituições ou comunidades tradicionais.

Bioma: conjunto de ecossistemas terrestres caracterizados por tipos fisionômicos semelhantes de vegetação. A Embrapa classifica 7 biomas: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal, Zona Costeira.. (Almanaque Brasil socioambiental, 204,p.450.)

Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42793&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s






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