Tópico
Lazer
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)
Observação: Ao final, há um glossário para
melhor nortear o seu trabalho com os alunos.
Professor/a, esse tópico propõe discutir o
lazer que só recentemente aparece como um conceito estruturante na geografia e
outras ciências. As mudanças ocorridas nas relações de trabalho e a
necessidade de sociabilidade nas cidades vão demandando um tempo de
entretenimento, necessário à sobrevivência. Ele sempre existiu na cidade e no
campo: nas brincadeiras de rua; no cinema, no teatro, na praça, no clube, nas
festas populares, nos salões de dança, nas atividades esportivas, etc.
Ao longo do século XX, o tempo livre e o
lazer foram se transformando em diversão ou entretenimento. As
telecomunicações, como o radio e a TV, tornaram o telespectador mais
cativo de novelas, filmes, campeonatos esportivos, programações infantis,
dentre outros. Nessa rede global de lazer contemplativo o consumo do
entretenimento é parte do homem contemporâneo. Mas, o lazer é para todos? Nas
metrópoles, o número de pobres é grande e crescente e as opções de lazer mais
ativas e participativas são restritas. Observa-se assim, a segregação do lazer,
ou seja, a melhor forma de uso do tempo livre.
Os alunos devem estudar o lazer no seu
município, no Brasil e no mundo para compreender como se dão as relações dos
sujeitos com o espaço de lazer e convivência na cidade. Propomos a
seguinte sequência didática:
Atividade 1- Diagnosticar os saberes dos alunos
sobre o lazer:
·
O que você entende por lazer? Ele se relaciona ao
tempo livre ou ao tempo de trabalho? Como as pessoas podem utilizar esse tempo
de lazer?
·
Sua cidade ou região conta com espaços de lazer:
cultural (museu, observatório, galerias de arte, centros de
cultura), contemplativo (redes de TV, cinemas, teatro) e de
entretenimento (parques, praças, feiras livres, torneios, espaços de
alimentação, de turismo, de jogos, enfim, de convivência)?
·
Você concorda com a lei que garante o direito de
lazer a todo trabalhador no seu tempo livre?
·
O lazer é um direito do cidadão e deve atender às
diferentes faixas etárias. Assim, deve fazer parte das políticas sociais e
culturais do município. Isso acorre no seu município?
ü Coletar as informações
dos alunos num craft ou na lousa.
ü Produzir um pequeno
texto coletivo com os saberes dos alunos.
ü Registros dos dados
pelos alunos no caderno.
Atividade 2 –
Investigar o espaço de lazer no município
·
Investigar sobre os espaços de lazer no munícipio:
lazer cultural, lazer contemplativo e lazer de entretenimento.
·
Entrevistar moradores antigos, indagando como era o
lazer de antigamente.
·
Coletar fotos antigas e recentes de
lazer no município.
·
Organizar-se em grupos para selecionar e interpretar
os dados coletados.
·
Montar um painel sobre o lazer no
município: como os habitantes usavam o espaço para o
lazer antigamente e Como usam o lazer hoje (quais as mudanças?).
·
Legendar as fotos ou xerox delas.
Atividade 3 – Conhecendo
um pouco mais sobre o lazer
·
Cada grupo deve selecionar um fragmento de texto
para discutir e apresentar as idéias no coletivo, dando-lhe um título.
Texto 1
________________________________________________________
“Na
Constituição de 1988, promulgada no contexto da distensão e redemocratização do
Brasil após a ditadura militar (que perseguiu e colocou no mesmo balaio
liberais, comunistas e cristãos progressistas), apesar de termos 80% dos
tópicos defendendo a propriedade e meros 20% defendendo a vida humana e a
felicidade, conseguiu-se uma série de avanços – hoje colocados em questão –
como as Férias Remuneradas, o 13º salário, multa de 40% por rompimento de
contrato de trabalho, Licença Maternidade, previsão de um salário mínimo capaz
de suprir todas as necessidades existenciais, de saúde e lazer das famílias de
trabalhadores, etc.
“A luta de hoje, como a luta de sempre, por parte
dos trabalhadores, reside em manter todos os direitos constitucionais
adquiridos e buscar mais avanços na direção da felicidade do ser humano”. http://www.culturabrasil.pro.br/diadotrabalho.htm
Texto
2 ________________________________________________________________
Objetivo é afastar bares e boates de áreas residenciais,
levando-os para pontos onde poderiam funcionar por 24 horas, colaborando,
inclusive, para o cumprimento das leis em vigor. Existe a possibilidade de os
empresários contarem com incentivos fiscais. O projeto, aprovado em segunda
votação, vai agora para sanção do prefeito.
Segundo o vereador (paulista), o polo
de lazer e comércio intermitente deverá abrigar somente serviços destinados a
entretenimento, com exceção aos proibidos por lei ou contrários à moral e aos
bons costumes, como as boates de prostituição. O projeto prevê ainda que esses polos
sejam instalados, de preferência, em grandes avenidas ou regiões que concentram
prédios de antigas indústrias. "Já existem locais com esse perfil na
cidade. Os bairros da Mooca ou a região central da Capital são bons exemplos
disso, mas existem muitos outros que deverão ser analisados pela
Prefeitura", diz. http://www.dcomercio.com.br/especiais/camara/091105.htm
Texto 3
_________________________________________________________________
Ponto de encontro
de curitibanos e turistas. Criada em 1992, é a primeira rua do país
projetada em espaço fechado, onde as lojas não fecham nunca. Nos 120 metros de
comprimento, com estrutura metálica em arcos e cobertura de vidro, os turistas
e curitibanos se divertem e fazem compras nas 42 lojas. O grande relógio na
entrada mostra que não existe hora para um bom bate-papo regado a chope bem
gelado. Localização: Rua Coronel Menna Barreto s/nº. É a síntese da cidade
do futuro, que não dorme. Tem 120 metros de extensão, com estrutura metálica em
arcos e cobertura de vidro. Inaugurada em 1991, transformou-se num dos
principais pontos de encontro de curitibanos e turistas, com lojas diversas,
supermercado, banco, cafés, bares e restaurantes. É vizinha de grande parte dos
hotéis situados no centro da cidade. http://www.guiacuritiba.com.br/turismo/roteirosVer.php?id=34http
Texto 4
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O lazer é uma
conquista dos trabalhadores que lutaram para reduzir o tempo de trabalho em
função do descanso e recomposição do equilíbrio. O lazer tem valor em si mesmo,
pelas possibilidades que abre na dinâmica social. Contudo, para além da
polêmica que ronda a discussão conceitual, a tendência dos estudiosos é
considerar o lazer como um campo peculiar da cultura, constituído pela vivência
lúdica de manifestações culturais num tempo/espaço conquistado pelos
indivíduos. O lazer compreende muitas práticas culturais, como o jogo, a
brincadeira, a festa, o passeio, a viagem, o esporte e as variadas formas de
arte (pintura, escultura, literatura, dança, teatro, música, cinema) e – por
que não? – o ócio.
Texto 5
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“A possibilidade de
lazer hoje está intimamente relacionada ao espaço. Realmente não é necessária
a existência do quintal, o poder aquisitivo para frequentar as
casas noturnas ou deslocar-se até o parque. A natureza social dos
homens tem também uma característica lúdica muito forte, mas existe limite
quanto à liberdade de ação, para que a criatividade, imaginação, espairecimento
e descontração surjam nesse momento específico do dia.
O surgimento de
espaços de lazer decorre assim de uma necessidade presente nos indivíduos de se
desligarem do lugar de produção ou da moradia para usufruir do tempo
livre. Atualmente, o local de residência (casa, bairro) proporcionam cada vez
menos oportunidades de lazer, devido ao adensamento populacional, degradação
social e ambiental das periferias e a intensificação das formas de
lazer passivas onde destacam-se a TV, jogos eletrônicos, etc.
No entanto, uma
metrópole como São Paulo cujo número de pobres é grande e crescente,
as opções por forma de lazer mais ativas e/ou participativas são
restritas. Observa-se assim, a segregação dos lazeres, ou melhor, das formas de
uso do tempo livre. MENDES, Ricardo. Globalização, urbanização e lazer.” IN:
Experimental, anoI, nº1, jul.1996, SP:F.F.L.C.H, p.75.
·
Apresentação das leituras;
·
E, finalmente, os alunos devem
produzir um texto explicando o lazer na sociedade atual, tendo como
referência o comércio e os serviços de entretenimento, no processo da
globalização ou mundialização e os avanços tecnológicos.
Atividade de avaliação
·
Selecionar uma obra de arte, por
ex: uma tela de Portinari: O baile na roça, 1923.
·
Solicitar a interpretação da tela
com relação ao lazer: sua temporalidade, permanência e fruição e
a mudança para outras formas de lazer.
Glossário:
Lazer produtivo: quando envolve
entretenimento e produção. Por ex: produzir cultura, arte sem intenção de
ganhar dinheiro.
Lazer contemplativo: é aquele que tem a função
de entreter sem compromisso, por ex: turismo de excursão, cinema, teatro,
show, exposições, galerias de arte, festas populares, etc.
Geografia do
entretenimento:
trabalha com a categoria lazer e seus desdobramentos que envolvem serviços
específicos de lazer e consumo: diversão, tempo livre e tempo de aprendizagem
de cultura, cultura de massa da mídia, jogos, etc.
Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42788&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s
Cara Eliana
ResponderExcluirSou Gladistone Gripp, moro em Caxambu. Achei notável sua proposta de trabalho. Pouco se discute(e menos se pratica) o Lazer como parte indissociável de nossa formação humana, em diversos sentidos. Alguns pontos estão, possivelmente, imprecisos ou talvez um pouco avançados para o nível de ensino proposto, mas acredito que é uma abordagem muito boa. Trabalhei muitos anos em BH com disciplinas nas faculdades que discutem esse tema e tenho formação especializada no tema (UFMG)