quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Tópico
Lazer
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)

Observação: Ao final, há um glossário para melhor nortear o seu trabalho com os alunos.

Professor/a, esse tópico propõe discutir o lazer que só recentemente aparece como um conceito estruturante na geografia e outras ciências.  As mudanças ocorridas nas relações de trabalho e a necessidade  de sociabilidade nas cidades vão demandando um tempo de entretenimento, necessário à sobrevivência. Ele sempre existiu na cidade e no campo: nas brincadeiras de rua; no cinema, no teatro, na praça, no clube, nas festas populares, nos salões de dança, nas atividades esportivas, etc.
Ao longo do século XX, o tempo livre e o lazer foram se transformando em diversão ou entretenimento. As telecomunicações, como o radio e a  TV, tornaram o telespectador mais cativo de novelas, filmes, campeonatos esportivos, programações infantis, dentre outros. Nessa rede global de lazer contemplativo o consumo do entretenimento é parte do homem contemporâneo. Mas, o lazer é para todos? Nas metrópoles, o número de pobres é grande e crescente e as opções de lazer mais ativas e participativas são restritas. Observa-se assim, a segregação do lazer, ou seja,  a melhor forma de uso do tempo livre. 
Os alunos devem estudar o lazer no seu município, no Brasil e no mundo para compreender como se dão as relações dos sujeitos com o espaço de lazer e convivência na  cidade. Propomos a seguinte sequência didática:

Atividade 1- Diagnosticar os saberes dos alunos sobre o lazer:

·         O que você entende por lazer? Ele se relaciona ao tempo livre ou ao tempo de trabalho? Como as pessoas podem utilizar esse tempo de lazer?
·         Sua cidade ou região conta com espaços de lazer: cultural (museu, observatório, galerias de  arte, centros de cultura), contemplativo (redes de TV,  cinemas, teatro) e de entretenimento (parques, praças, feiras livres, torneios, espaços de alimentação, de turismo, de jogos, enfim, de convivência)?
·         Você concorda com a lei que garante o direito de lazer a todo trabalhador no seu tempo livre?
·         O lazer é um direito do cidadão e deve atender às diferentes faixas etárias. Assim, deve fazer parte das políticas sociais e culturais do município. Isso acorre no seu município? 
ü  Coletar as informações dos alunos num craft ou na lousa.
ü  Produzir um pequeno texto coletivo com os saberes dos alunos.
ü  Registros dos dados pelos alunos no caderno.

Atividade 2 – Investigar   o  espaço de lazer no município
·         Investigar sobre os espaços de lazer no munícipio: lazer cultural, lazer contemplativo e lazer de entretenimento.
·         Entrevistar moradores antigos, indagando como era o lazer de antigamente.
·         Coletar fotos antigas e recentes  de lazer no município.
·         Organizar-se em grupos para selecionar e interpretar os dados coletados.
·         Montar um painel  sobre o lazer no município: como os habitantes usavam o espaço para o lazer  antigamente e Como usam o lazer hoje (quais as mudanças?).
·         Legendar as fotos ou xerox delas.

Atividade 3 – Conhecendo um pouco mais  sobre o lazer
·         Cada grupo deve selecionar um fragmento de texto para discutir e apresentar as idéias no coletivo, dando-lhe um título.

Texto 1 ________________________________________________________

        “Na Constituição de 1988, promulgada no contexto da distensão e redemocratização do Brasil após a ditadura militar (que perseguiu e colocou no mesmo balaio liberais, comunistas e cristãos progressistas), apesar de termos 80% dos tópicos defendendo a propriedade e meros 20% defendendo a vida humana e a felicidade, conseguiu-se uma série de avanços – hoje colocados em questão – como as Férias Remuneradas, o 13º salário, multa de 40% por rompimento de contrato de trabalho, Licença Maternidade, previsão de um salário mínimo capaz de suprir todas as necessidades existenciais, de saúde e lazer das famílias de trabalhadores, etc.
“A luta de hoje, como a luta de sempre, por parte dos trabalhadores, reside em manter todos os direitos constitucionais adquiridos e buscar mais avanços na direção da felicidade do ser humano”. http://www.culturabrasil.pro.br/diadotrabalho.htm


Texto 2 ________________________________________________________________
Objetivo é afastar bares e boates de áreas residenciais, levando-os para pontos onde poderiam funcionar por 24 horas, colaborando, inclusive, para o cumprimento das leis em vigor. Existe a possibilidade de os empresários contarem com incentivos fiscais. O projeto, aprovado em segunda votação, vai agora para sanção do prefeito.
Segundo o vereador (paulista),  o polo de lazer e comércio intermitente deverá abrigar somente serviços destinados a entretenimento, com exceção aos proibidos por lei ou contrários à moral e aos bons costumes, como as boates de prostituição. O projeto prevê ainda que esses polos sejam instalados, de preferência, em grandes avenidas ou regiões que concentram prédios de antigas indústrias. "Já existem locais com esse perfil na cidade. Os bairros da Mooca ou a região central da Capital são bons exemplos disso, mas existem muitos outros que deverão ser analisados pela Prefeitura", diz. http://www.dcomercio.com.br/especiais/camara/091105.htm


Texto 3 _________________________________________________________________
Ponto de encontro de curitibanos e turistas. Criada em 1992, é a primeira rua do país projetada em espaço fechado, onde as lojas não fecham nunca. Nos 120 metros de comprimento, com estrutura metálica em arcos e cobertura de vidro, os turistas e curitibanos se divertem e fazem compras nas 42 lojas. O grande relógio na entrada mostra que não existe hora para um bom bate-papo regado a chope bem gelado. Localização: Rua Coronel Menna Barreto s/nº. É a síntese da cidade do futuro, que não dorme. Tem 120 metros de extensão, com estrutura metálica em arcos e cobertura de vidro. Inaugurada em 1991, transformou-se num dos principais pontos de encontro de curitibanos e turistas, com lojas diversas, supermercado, banco, cafés, bares e restaurantes. É vizinha de grande parte dos hotéis situados no centro da cidade. http://www.guiacuritiba.com.br/turismo/roteirosVer.php?id=34http
                                  
Texto 4 ________________________________________________________________
O lazer é uma conquista dos trabalhadores que lutaram para reduzir o tempo de trabalho em função do descanso e recomposição do equilíbrio. O lazer tem valor em si mesmo, pelas possibilidades que abre na dinâmica social. Contudo, para além da polêmica que ronda a discussão conceitual, a tendência dos estudiosos é considerar o lazer como um campo peculiar da cultura, constituído pela vivência lúdica de manifestações culturais num tempo/espaço conquistado pelos indivíduos. O lazer compreende muitas práticas culturais, como o jogo, a brincadeira, a festa, o passeio, a viagem, o esporte e as variadas formas de arte (pintura, escultura, literatura, dança, teatro, música, cinema) e – por que não? – o ócio.

Texto 5 ________________________________________________________________
“A possibilidade de lazer hoje está intimamente relacionada  ao espaço. Realmente não é necessária a existência do quintal, o poder aquisitivo para frequentar as casas  noturnas ou deslocar-se até o parque. A natureza social dos homens tem também uma característica lúdica muito forte, mas existe limite quanto à liberdade de ação, para que a criatividade, imaginação, espairecimento e descontração surjam nesse momento específico do dia.
O surgimento de espaços de lazer decorre assim de uma necessidade presente nos indivíduos de se desligarem do lugar de produção ou da moradia para usufruir  do tempo livre. Atualmente, o local de residência (casa, bairro) proporcionam cada vez menos oportunidades de lazer, devido ao adensamento populacional, degradação social e ambiental das periferias  e a intensificação das formas de lazer passivas onde destacam-se a TV, jogos eletrônicos, etc.
No entanto, uma metrópole como São Paulo cujo número de pobres  é grande e crescente, as opções por forma de lazer mais ativas e/ou participativas  são restritas. Observa-se assim, a segregação dos lazeres, ou melhor, das formas de uso do tempo livre. MENDES, Ricardo. Globalização, urbanização e lazer.” IN: Experimental, anoI, nº1, jul.1996, SP:F.F.L.C.H, p.75.

·         Apresentação das leituras;
·         E, finalmente, os alunos devem produzir um texto  explicando o lazer na sociedade atual, tendo como referência o comércio e os serviços de entretenimento, no processo da globalização ou mundialização e os avanços tecnológicos.

Atividade de avaliação
·         Selecionar uma obra de arte, por ex: uma tela de Portinari: O baile na roça, 1923.
·         Solicitar a interpretação da tela com relação ao lazer: sua temporalidade, permanência e fruição e a  mudança para outras formas de lazer.

Glossário:
Lazer produtivo: quando envolve entretenimento e produção. Por ex: produzir cultura, arte sem intenção de ganhar dinheiro.

Lazer contemplativo: é aquele que tem a função de entreter  sem compromisso, por ex: turismo de excursão, cinema, teatro, show, exposições, galerias de arte, festas populares, etc.

Geografia do entretenimento: trabalha com a categoria lazer e seus desdobramentos que envolvem serviços específicos de lazer e consumo: diversão, tempo livre e tempo de aprendizagem de cultura, cultura de massa da mídia, jogos, etc.


Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42788&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s

Um comentário:

  1. Cara Eliana
    Sou Gladistone Gripp, moro em Caxambu. Achei notável sua proposta de trabalho. Pouco se discute(e menos se pratica) o Lazer como parte indissociável de nossa formação humana, em diversos sentidos. Alguns pontos estão, possivelmente, imprecisos ou talvez um pouco avançados para o nível de ensino proposto, mas acredito que é uma abordagem muito boa. Trabalhei muitos anos em BH com disciplinas nas faculdades que discutem esse tema e tenho formação especializada no tema (UFMG)

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