quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Tópico
Região Cultural
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)
As regiões culturais e as paisagens brasileiras
Observação: Ao final, há um glossário para melhor nortear o seu trabalho com os alunos.
Professor, releia e execute a Orientação Pedagógica correspondente a esse tópico. Trabalhe com os alunos  o sentido e a importância de estudar os conceitos estruturadores: região, regionalismo,  cultura, identidade e natureza. Dê continuidade a esse estudo trabalhando o roteiro proposto. Trata-se de uma sequência de atividade cartográfica para o redesenho dos alunos a partir de suas aulas dialógicas. Há leituras indispensáveis dos livros citados.  Trabalhe com a sequência didática proposta:

Atividade 1 – Desenhando  o Brasil que conheço.
1. No  mapa mudo ou vazado:
·         Representar no mapa  as regiões brasileiras que conhece, através de revistas, jornais, livros didáticos e outras informações.
·         Destacar no mapa, as regiões, com uso da legenda.

2. Elaborar um parágrafo explicando o desenho.
3. Estabelecer os critérios da apresentação.
4. Organizar os mapas e textos no painel da sala.
5. Dar um título ao painel.

Atividade 2 –  Redesenhando a espacialidade das paisagens brasileiras

·         Organizar a atividade em parceria com o/a professor/a de História, Ciências e Português; as aulas devem ser dialógicas, usando as transparências elaboradas a partir da seleção de ilustrações dos livros citados. Podem ser usados outros livros.
  
HISTÒRIA - Espacializar no mapa as ocupações socioeconômicas do litoral  em direção ao  interior, desde a colonização até a industrialização: extrativismo da madeira, mineração, cana-de-açúcar, café e indústria.
·         Dar título ao mapa e organizar legenda
·         Produzir texto explicativo.
·         Apresentar o mapa e o texto.

            
 CIÊNCIAS – Espacializar  no mapa  as paisagens naturais: o litoral, a floresta amazônica, o cerrado, a caatinga, o pantanal, a mata atlântica e os campos sulinos.
·         Aula dialógica sobre os  ecossistemas e biomas.
·         Organização de transparências do Percy Lau sobre as vegetações brasileiras;
·         Espacializar, no mapa mudo,  as paisagens vegetais brasileiros em sua região ou ambiente.
·         Solicitar que os alunos elaborem um parágrafo explicando o desenho produzido no mapa.
·         Estabelecer os critérios da apresentação.

GEOGRAFIA – Aula dialógica  usando as transparências sobre os tipos regionais brasileiros e  aspectos: (Percy Lau)/IBGE:
·         O vaqueiro nordestino e a caatinga; p. 84/196.
·         O seringueiro e castanheiro da floresta amazônica; p.16/35/6.
·         O vaqueiro pantaneiro e o pantanal; p. 484/ 481.
·         O pescador e o catador de caranguejos do litoral e mangues; p. 117/136.
·         O vaqueiro dos campos sulinos p. 343/ 405
·         O caipira e o carvoeiro do cerrado p. 451/476/234
·         Os caiçaras da mata atlântica p.260/
·         Espacializar os tipos regionais brasileiros em seu meio ou região, identificando e conceituando as regiões culturais brasileiras.
·         Solicitar que os alunos elaborem um parágrafo explicando o desenho produzido no mapa.
·         Estabelecer os critérios da apresentação.

PORTUGUÊS – Estudar o mapa dos regionalismos literários- Atlas geográfico escolar/IBGE, 2002, p.161.
·         Campanha Gaúcha  - Trilogia o tempo e o vento de Èrico Veríssimo.
·         Os Gerais mineiros – Grande sertão veredas de Guimarães Rosa.
·         O sertão dos Confins – Vila dos Confins e Chapadão do Bugre de Mário Palmério
·         Sertão de Goiás – O tronco, Ermos e Gerais de Bernardo ÈLis.
·         Zona cacaueira – Terra do sem fim, Cacau,  Jorge Amado
·         Sertão do Cariri – O romance da pedra do reino  de Ariano Suassuna
·         Aula dialógica sobre os  regionalismos literários. Se possível fornecer a cópia do mapa.
·         Organização da transparência do mapa/IBGE;
·         Espacializar, no mapa  regional,  as regiões literárias.
·         Solicitar que os alunos elaborem um parágrafo explicando o desenho produzido no mapa.
·         Estabelecer os critérios da apresentação.

Atividade de coleta de material
·         Coletar informações sobre as populações e suas identidades regionais: modo de vida, hábitos, costumes, tradições, crenças, etc;
·         Formar grupo para organizar as informações
·         Responder ao desafio: Quantos Brasis existe dentro do Brasil brasileiro?

Atividade de autoavaliação
Elaborar um pequeno texto sobre o regionalismo mineiro. Considerar as aprendizagens desenvolvidas nas atividades anteriores.

Glossário:
Região cultural: São espaços bem definidos  em seus aspectos naturais (clima, vegetação, fauna, água, solo) e sociais  (alimentação, trabalho,  festas, convívio, crenças religiosas). Essa diversidade cultural das paisagens brasileiras  chamamos de regiões  culturais.

Região: a apreensão da realidade enquanto representação dos fenômenos em natureza e amplitudes diversas. Qualquer fenômeno territorial deve ser explicado nas várias escalas apreendendo-o em sua complexidade socioespacial. Isso modifica a organização e a sequência dos conteúdos, que não deverão ser abordados apenas numa escala linear, ou seja, ora Brasil, ora mundo, ora cidades. 

Paisagem cultural: é um recorte visível de um lugar, percebido através dos elementos da cultura. A partir dela compreende-se a complexidade da vida social contida em seus elementos socioculturais, sociopolíticos, socioeconômicos e socioambientais, enfim, naquilo que a anima e lhe dá vida  pela força dos símbolos, das imagens e do imaginário.

Regionalismo:  demarcam lugares com identidades diferenciadas no mesmo território ou paisagem. Ex:   identidades sociodiversas do sertão mineiro descrito por Guimarães Rosa que evidenciam o  pertencimento de um grupo social ao lugar compondo com as características próprias  da região. Elas são a linguagem, o imaginário local, as crenças, os hábitos, os costumes, enfim, o modo de vida.

Identidade regional: costumes, tradições, língua, jeito de falar, jeito de conviver e de viver, características compartilhadas regionalmente que acabam atribuindo identidade como coesão e força simbólica às pessoas numa mesma  região.

Natureza: está presente em todas as paisagens da Terra. Um mundo de significados e formas  transforma a natureza em cultura, atribuindo-lhe sentidos e significados diversos,

Cultura: é a dimensão humana constituída por componentes sociais, simbólicos e materiais. Ela é dinâmica, evolui no tempo e se manifesta por meio de formas e processos espaciais. È, também, inovadora de valores, de tipos de comportamentos, de técnicas de intervenção na natureza  que fazem dela esse conjunto mutável que transforma  natureza em cultura. Refere-se a novas formas de ver e viver no planeta.
Pode ser concebida  como um conjunto de elementos  do mundo humano civilizado representado por práticas, valores, hábitos de uma dada população ou para qualificar atributos  relativos à instrução e aos conhecimentos detidos por alguém.

Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42792&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s

















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