Tópico
Região
Cultural
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)
As regiões culturais e
as paisagens brasileiras
Observação: Ao final, há um glossário para
melhor nortear o seu trabalho com os alunos.
Professor, releia e
execute a Orientação Pedagógica correspondente a esse tópico. Trabalhe com os
alunos o sentido e a importância de estudar os conceitos
estruturadores: região, regionalismo, cultura, identidade e
natureza. Dê continuidade a esse estudo trabalhando o roteiro proposto.
Trata-se de uma sequência de atividade cartográfica para o redesenho dos alunos
a partir de suas aulas dialógicas. Há leituras indispensáveis dos livros
citados. Trabalhe com a sequência didática proposta:
Atividade 1 –
Desenhando o Brasil que conheço.
1. No mapa mudo
ou vazado:
·
Representar no mapa as regiões
brasileiras que conhece, através de revistas, jornais, livros didáticos e
outras informações.
·
Destacar no mapa, as regiões, com uso da legenda.
2. Elaborar um parágrafo
explicando o desenho.
3. Estabelecer os critérios
da apresentação.
4. Organizar os mapas e
textos no painel da sala.
5. Dar um título ao
painel.
Atividade 2 – Redesenhando a
espacialidade das paisagens brasileiras
·
Organizar a atividade em parceria com o/a
professor/a de História, Ciências e Português; as aulas devem ser dialógicas,
usando as transparências elaboradas a partir da seleção de ilustrações dos
livros citados. Podem ser usados outros livros.
HISTÒRIA - Espacializar no mapa as ocupações
socioeconômicas do litoral em direção ao interior, desde
a colonização até a industrialização: extrativismo da madeira, mineração,
cana-de-açúcar, café e indústria.
·
Dar título ao mapa e organizar legenda
·
Produzir texto explicativo.
·
Apresentar o mapa e o texto.
CIÊNCIAS –
Espacializar no mapa as paisagens naturais: o litoral, a
floresta amazônica, o cerrado, a caatinga, o pantanal, a mata atlântica e os
campos sulinos.
·
Aula dialógica sobre os ecossistemas e
biomas.
·
Organização de transparências do Percy Lau sobre as
vegetações brasileiras;
·
Espacializar, no mapa mudo, as paisagens
vegetais brasileiros em sua região ou ambiente.
·
Solicitar que os alunos elaborem um parágrafo
explicando o desenho produzido no mapa.
·
Estabelecer os critérios da apresentação.
GEOGRAFIA – Aula dialógica usando as
transparências sobre os tipos regionais brasileiros e aspectos:
(Percy Lau)/IBGE:
·
O vaqueiro nordestino e a caatinga; p. 84/196.
·
O seringueiro e castanheiro da floresta amazônica;
p.16/35/6.
·
O vaqueiro pantaneiro e o pantanal; p. 484/ 481.
·
O pescador e o catador de caranguejos do litoral e
mangues; p. 117/136.
·
O vaqueiro dos campos sulinos p. 343/ 405
·
O caipira e o carvoeiro do cerrado p. 451/476/234
·
Os caiçaras da mata atlântica p.260/
·
Espacializar os tipos regionais brasileiros em seu
meio ou região, identificando e conceituando as regiões culturais brasileiras.
·
Solicitar que os alunos elaborem um parágrafo
explicando o desenho produzido no mapa.
·
Estabelecer os critérios da apresentação.
PORTUGUÊS – Estudar o mapa dos regionalismos
literários- Atlas geográfico escolar/IBGE, 2002, p.161.
·
Campanha Gaúcha - Trilogia o tempo e o
vento de Èrico Veríssimo.
·
Os Gerais mineiros – Grande sertão veredas de
Guimarães Rosa.
·
O sertão dos Confins – Vila dos Confins e Chapadão
do Bugre de Mário Palmério
·
Sertão de Goiás – O tronco, Ermos e Gerais de
Bernardo ÈLis.
·
Zona cacaueira – Terra do sem fim,
Cacau, Jorge Amado
·
Sertão do Cariri – O romance da pedra do
reino de Ariano Suassuna
·
Aula dialógica sobre os regionalismos literários.
Se possível fornecer a cópia do mapa.
·
Organização da transparência do mapa/IBGE;
·
Espacializar, no
mapa regional, as regiões literárias.
·
Solicitar que os alunos elaborem um parágrafo
explicando o desenho produzido no mapa.
·
Estabelecer os critérios da apresentação.
Atividade de coleta de
material
·
Coletar informações sobre as populações e suas
identidades regionais: modo de vida, hábitos, costumes, tradições, crenças,
etc;
·
Formar grupo para organizar as informações
·
Responder ao desafio: Quantos Brasis existe
dentro do Brasil brasileiro?
Atividade de autoavaliação
Elaborar um pequeno
texto sobre o regionalismo mineiro. Considerar as aprendizagens desenvolvidas
nas atividades anteriores.
Glossário:
Região cultural: São espaços bem definidos em seus
aspectos naturais (clima, vegetação, fauna, água, solo) e sociais (alimentação,
trabalho, festas, convívio, crenças religiosas). Essa diversidade
cultural das paisagens brasileiras chamamos de
regiões culturais.
Região: a apreensão da
realidade enquanto representação dos fenômenos em natureza e amplitudes
diversas. Qualquer fenômeno territorial deve ser explicado nas várias escalas
apreendendo-o em sua complexidade socioespacial. Isso modifica a organização e
a sequência dos conteúdos, que não deverão ser abordados apenas numa escala
linear, ou seja, ora Brasil, ora mundo, ora cidades.
Paisagem cultural: é um recorte visível de um lugar, percebido
através dos elementos da cultura. A partir dela compreende-se a complexidade da
vida social contida em seus elementos socioculturais, sociopolíticos,
socioeconômicos e socioambientais, enfim, naquilo que a anima e lhe dá
vida pela força dos símbolos, das imagens e do imaginário.
Regionalismo: demarcam
lugares com identidades diferenciadas no mesmo território ou paisagem.
Ex: identidades sociodiversas do sertão mineiro descrito por
Guimarães Rosa que evidenciam o pertencimento de um grupo social ao
lugar compondo com as características próprias da região. Elas são a
linguagem, o imaginário local, as crenças, os hábitos, os costumes, enfim, o
modo de vida.
Identidade regional: costumes, tradições,
língua, jeito de falar, jeito de conviver e de viver, características
compartilhadas regionalmente que acabam atribuindo identidade como coesão e
força simbólica às pessoas numa mesma região.
Natureza: está presente em todas as paisagens da
Terra. Um mundo de significados e formas transforma a natureza em
cultura, atribuindo-lhe sentidos e significados diversos,
Cultura: é a dimensão humana constituída por
componentes sociais, simbólicos e materiais. Ela é dinâmica, evolui no tempo e
se manifesta por meio de formas e processos espaciais. È, também, inovadora de
valores, de tipos de comportamentos, de técnicas de intervenção na
natureza que fazem dela esse conjunto mutável que
transforma natureza em cultura. Refere-se a novas formas de ver e
viver no planeta.
Pode ser concebida como um conjunto de
elementos do mundo humano civilizado representado por práticas,
valores, hábitos de uma dada população ou para qualificar
atributos relativos à instrução e aos conhecimentos detidos por
alguém.
Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42792&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s
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