quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Tópico
Espacialidade
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)

Observação: Ao final, há um glossário para melhor nortear o seu trabalho com os alunos.


Sugerimos a leitura da Orientação Pedagógica referente a esse tópico. Realize a atividade proposta que trabalha a espacialidade complexa da cidade. Aí estão os subsídios para a compreensão dos arranjos socioculturais da cidade.  Após a atividade com os alunos, trabalhe a sequência didática sugerida que possibilita resgatar os conhecimentos apreendidos na atividade da OP. Nesta sequência os alunos irão desenvolver habilidades de síntese construindo o apreendido numa maquete. Esta  estratégia é uma atividade de síntese.

Sequência didática sobre a espacialidade cotidiana:
1 - Problematização
·         Como deve ser equipada a cidade  na perspectiva do lazer, visando a melhorar a qualidade de vida de seus habitantes?

2 - Captar os conhecimentos prévios dos alunos sobre a espacialidade urbana e os equipamentos de lazer, avaliando  as possibilidades de inclusão  de todos os segmentos sociais  no seu uso e consumo com qualidade de vida e justiça social.

3 - Planejamento  coletivo da maquete e organização das maquetes a serem desenvolvidas.
     
1ª Etapa – Representação da espacialidade dos equipamentos urbanos
·         Representação em desenho e identificação dos objetos   e ações integrantes de uma cidade, em especial, os equipamentos de lazer.
·         Consenso sobre os componentes de lazer  urbano que devem compor o modelo  de representação da espacialidade  do lazer e da cultura na cidade.
·         Solicitação de coleta  e seleção de material  a ser utilizado de forma reciclada  na construção da maquete.

2ª Etapa – Construção da maquete
·         Montagem da base a partir do desenho (representação) coletivo da espacialidade dos equipamentos  de lazer na cidade.
·         Localização dos equipamentos de lazer e cultura.
·         Modelagem com material de sucata  e papel machê sob a base.
·         Distribuição e organização dos equipamentos em função da qualidade de vida, justiça social e desejo dos alunos  em relação ao espaço urbano  e o uso/consumo dos bens públicos.

3ª Etapa -  Análise do modelo
·         Interpretação do modelo na perspectiva da localização dos equipamentos urbanos.
·         Observação e interpretação dos equipamentos  de lazer e cultura  no atendimento às populações de baixa renda.
·         Avaliar e comprovar a importância  da espacialidade do lazer  e cultura na vida dos habitantes da cidade.
·         Propor novas modalidades de lazer  e cultura  no espaço urbano, interpretando as formas de vivência e sobrevivência  na cidade educadora. Ver modelo nas construções escolares  paulistas-  CEU (Centro de Educação Unificado)
·         Explicar, o modelo construído sistematizando-o numa produção de texto.


Glossário:
Espacialidade urbana: arranjo dos objetos e equipamentos urbanos na cidade como edificações  para moradia, serviços, comércio, indústria e ações  que corresponde ao fluxo  e movimento dos transportes, ideias, pessoas nesse espaço.

Inclusão urbana: capacidade de organização das políticas públicas para reverter o quadro da miséria urbana por meio da justiça social  e melhoria da qualidade de vida na cidade.

Equipamentos urbanos de lazer e cultura: equipamentos públicos  e privados como clubes, cinema,   quadras, teatros, praças, shopping, parques, Zoológico, bibliotecas, circo, planetário, museu, casa de espetáculos, biblioteca,  centros culturais, feiras de artesanato e cultura, etc.

CEU: Centro Educacional Unificado é um espaço que visa promover o desenvolvimento integral de crianças, jovens e adultos, por meio de experiências educacionais inovadoras e atividades educativas diversificadas. O CEU constitui polo de desenvolvimento comunitário e, em sua área construída de 13 mil m2, oferece aos usuários:- bloco didático com Centro de Educação Infantil/CEI, Escola de Educação Infantil/Emei e Escola de Ensino Fundamental/Emef;- bloco esportivo composto de quadra poliesportiva coberta, salão de ginástica, piscina semiolímpica e de recreação e pista de skate;- bloco cultural com teatro, biblioteca e salas para oficinas de artes, dança, música e outras atividades;- centro comunitário;- tele centro.
No período noturno, o CEU pode ser utilizado para cursos de iniciação profissional de jovens e adultos. E nos finais de semana o CEU promove atividades livres e programadas nas áreas de educação, esporte e cultura.

Fonte:  http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42787&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s















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