Tópico
Espacialidade
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)
Observação: Ao final, há um glossário para
melhor nortear o seu trabalho com os alunos.
Sugerimos
a leitura da Orientação Pedagógica referente a esse tópico. Realize a atividade
proposta que trabalha a espacialidade complexa da cidade. Aí estão os subsídios
para a compreensão dos arranjos socioculturais da cidade. Após a
atividade com os alunos, trabalhe a sequência didática sugerida que possibilita
resgatar os conhecimentos apreendidos na atividade da OP. Nesta sequência os
alunos irão desenvolver habilidades de síntese construindo o apreendido numa
maquete. Esta estratégia é uma atividade de síntese.
Sequência didática sobre a
espacialidade cotidiana:
1 - Problematização
·
Como deve ser equipada a cidade na
perspectiva do lazer, visando a melhorar a qualidade de vida de seus
habitantes?
2 - Captar
os conhecimentos prévios dos alunos sobre a espacialidade urbana e os
equipamentos de lazer, avaliando as possibilidades de inclusão de
todos os segmentos sociais no seu uso e consumo com qualidade de vida e
justiça social.
3 - Planejamento
coletivo da maquete e organização das maquetes a serem desenvolvidas.
1ª Etapa – Representação da
espacialidade dos equipamentos urbanos
·
Representação em desenho e identificação dos
objetos e ações integrantes de uma cidade, em especial, os
equipamentos de lazer.
·
Consenso sobre os componentes de lazer
urbano que devem compor o modelo de representação da espacialidade
do lazer e da cultura na cidade.
·
Solicitação de coleta e seleção de
material a ser utilizado de forma reciclada na construção da
maquete.
2ª Etapa – Construção da maquete
·
Montagem da base a partir do desenho
(representação) coletivo da espacialidade dos equipamentos de lazer na
cidade.
·
Localização dos equipamentos de lazer e
cultura.
·
Modelagem com material de sucata e papel
machê sob a base.
·
Distribuição e organização dos equipamentos em
função da qualidade de vida, justiça social e desejo dos alunos em
relação ao espaço urbano e o uso/consumo dos bens públicos.
3ª Etapa - Análise do
modelo
·
Interpretação do modelo na perspectiva da
localização dos equipamentos urbanos.
·
Observação e interpretação dos
equipamentos de lazer e cultura no atendimento às populações de
baixa renda.
·
Avaliar e comprovar a importância da
espacialidade do lazer e cultura na vida dos habitantes da cidade.
·
Propor novas modalidades de lazer e
cultura no espaço urbano, interpretando as formas de vivência e
sobrevivência na cidade educadora. Ver modelo nas construções
escolares paulistas- CEU (Centro de Educação Unificado)
·
Explicar, o modelo construído sistematizando-o
numa produção de texto.
Glossário:
Espacialidade urbana: arranjo dos objetos e
equipamentos urbanos na cidade como edificações para moradia, serviços,
comércio, indústria e ações que corresponde ao fluxo e movimento
dos transportes, ideias, pessoas nesse espaço.
Inclusão urbana: capacidade de organização
das políticas públicas para reverter o quadro da miséria urbana por meio da
justiça social e melhoria da qualidade de vida na cidade.
Equipamentos urbanos de
lazer e cultura:
equipamentos públicos e privados como clubes, cinema,
quadras, teatros, praças, shopping, parques, Zoológico, bibliotecas, circo,
planetário, museu, casa de espetáculos, biblioteca, centros culturais,
feiras de artesanato e cultura, etc.
CEU: Centro Educacional
Unificado é um espaço que visa promover o desenvolvimento integral de crianças,
jovens e adultos, por meio de experiências educacionais inovadoras e atividades
educativas diversificadas. O CEU constitui polo de desenvolvimento comunitário
e, em sua área construída de 13 mil m2, oferece aos usuários:- bloco didático
com Centro de Educação Infantil/CEI, Escola de Educação Infantil/Emei e Escola
de Ensino Fundamental/Emef;- bloco esportivo composto de quadra poliesportiva
coberta, salão de ginástica, piscina semiolímpica e de recreação e pista de
skate;- bloco cultural com teatro, biblioteca e salas para oficinas de artes,
dança, música e outras atividades;- centro comunitário;- tele centro.
No período noturno, o CEU
pode ser utilizado para cursos de iniciação profissional de jovens e adultos. E
nos finais de semana o CEU promove atividades livres e programadas nas áreas de
educação, esporte e cultura.
Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42787&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s
Nenhum comentário:
Postar um comentário