quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Tópico
Regionalização e Mercados

As várias maneiras de regionalizar o mundo

Observação: Ao final, há um glossário para melhor nortear o seu trabalho com os alunos.


O estudo das regiões é importante para que se possa compreender a organização do território e sua reordenação, a expansão de fronteiras, as diferenciações de áreas, a combinação e contradição de fatores sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais. São recortes espaciais necessários. Para regionalizar o mundo, os livros didáticos usam de vários conceitos, habilidades, linguagens e estratégias entre elas a compreensão das representações dos homens desde a antiguidade por meio da história dos mapas;  as paisagens naturais; o nível de desenvolvimento socioeconômico (desenvolvidos/subdesenvolvidos/industrializados/), as paisagens socioculturais/ambientais que retratam a cultura dos povos e sua relação com o ambiente; a globalização e as associações econômicas e comerciais, etc. São tantos os recortes temáticos que se torna necessário selecioná-los dentro de uma contextualização da realidade vivenciada pelo aluno.
Selecionamos dentro do tópico a habilidade: compreender formas de regionalizar  o mundo, analisando os principais critérios de classificações; a outra habilidade de reconhecimento do desenvolvimento regional desigual no território brasileiro pode ser contemplada na estratégia da gincana, no contexto de organização espacial do Brasil, ao longo da sua  história econômica e social. Sugerimos que se trabalhe com a construção socioeconômico/cultural e ambiental das regiões brasileiras desde a colonização. Como era organizado o espaço no período da exploração da cana-de-açúcar, do ouro, café? Como viviam as pessoas? Quais seus costumes, tradições, hábitos, crenças, formas de trabalho e relações com a natureza? Como era o comércio e a relação com outros países do mundo? O que foi mudando com o tempo e quais as diferenças em relação a este momento devido ao avanço da globalização na dimensão socioambiental, cultural e econômica?

O roteiro proposto envolve três momentos:

Atividade 1 – Descobrindo os saberes da turma sobre as maneiras de ver o mundo e nele o Brasil

1-Listar os conhecimentos da turma sobre os estados brasileiros e os países do mundo, considerando suas leituras de jornal, revistas, quadrinhos, filmes, TV e viagens.

2-Registrar os argumentos e ideias da turma sobre:

·         Características das paisagens naturais  do mundo e do Brasil.
·         Tipos de países e seus governos.
·         O que conhecem do Brasil? O que mais gostam?
·         Tipos de povos que vivem nos países: modo de vestir, alimentar, rezar, festejar, divertir, trabalhar, morar, plantar, produzir e consumir produtos etc.
·         Que países são considerados ricos ou pobres, poderosos ou não.
·         Como eles conhecidos no mercado mundial.
·         Se já compraram produtos desses países e quais foram os produtos.

3- Sistematizar os conhecimentos e representações da turma em um painel para colar na parede. Voltar ao painel sempre que possível no desenvolver das atividades propostas.


Atividade 2 – Aula dialógica sobre formas de regionalização do mundo

1- Seleção de mapas e textos do Brasil e do mundo que representam diferentes formas de regionalização.

·         ATLAS GEOGRAFICO ESCOLAR-IBGE, RJ:IBGE, 2002, p.118-151.
·         ARAÚJO, Regina et alli. Construindo a Geografia.v3,SP:Moderna, 1999, p.52, 60-64,
·         CASTELLAR, Sonia et al. Geografia 6.SP:Quinteto Editorial, 2001, p.35-42, 105-107, 126-56, 174-84, 206-218.
·         SENE, Eutáquio et al. Espaço geográfico brasileiro e cidadania. 7ª Série.SP: Scipione, 2002, p.182-92.
·         SENE, Eutáquio et al. Espaço geográfico brasileiro e cidadania. 8ª Série.SP: Scipione, 2002, p.113-129.
·         Vesentini, J.W.et al. Geografia Crítica: geografia do mundo subdesenvolvido. 7ª Série.SP:Ática, 2002, p.7-23.
·         Vesentini, J.W.et al. Geografia Crítica: geografia do mundo subdesenvolvido. 8ª Série.SP:Ática, 2002, p174-176..

Professor/a: selecione 10 mapas diferentes entre as páginas citadas acima. Estude-os para discutir com os alunos levantando problemas, apresentando sugestões, avaliando processos.


Atividade 3 - De análise e reflexão

·         Refletir sobre a regionalização e os critérios de classificação do Brasil e do mundo.

·         Levar para a sala de aula livros didáticos da biblioteca que trabalham com a regionalização. Os livros citados acima possibilitam o estudo da regionalização e classificação do Brasil e do mundo. 

·         Solicitar aos alunos a discussão e resposta:
ü  Por que é necessário regionalizar o espaço geográfico do Brasil e do mundo?
ü  Que regionalizações chamaram mais sua atenção? Por quê?  Onde se localizam essas regiões?
ü  Identifique-as no mapa-múndi  e no mapa do Brasil justificando a regionalização
ü  Quais são os critérios mais utilizados para dividir o mundo e o Brasil?
ü  Como se regionaliza o mundo por meio de mercados?
ü  Sugira outros critérios não contemplados nos textos dos livros e na discussão em sala de aula.

·         Produção coletiva de um texto sobre o que entenderam por regionalização do Brasil e do mundo. Registros no caderno. 

Atividade 4 - De investigação e gincana

Seguir orientação do/a  professor/a
·         Dividir as tarefas em duplas
·         Selecionar um país e um critério de regionalização
·         Buscar a informação para a aula seguinte
·         Combinar o momento da gincana: regras e formas de  apresentação.
·         Montar um painel para a colagem do material selecionado.
·         Sugestão: a dupla ganhadora será a que conseguir apresentar a regionalização correta e participar mais efetivamente nas demais apresentações.
·         Completar o painel com título, subtítulos e referências bibliográficas.

Atividade de autoavaliação
O que aprendeu sobre o conceito de regionalização e critérios de classificação do mundo nas atividades propostas em sala? O gostaria de saber mais?


Glossário:
Regionalizar: significa dividir o espaço em regiões ou áreas que tenham  características importantes em comum.

Regionalizar o mundo: São critérios de agrupamento das nações em grandes regiões ou conjuntos regionais.

Região: O conceito de região, associado à noção de diferenciação de área, vem perseguindo a história moderna do pensamento geográfico ao lado da paisagem, espaço, lugar e território. O grande debate em torno da região  centrou-se na busca de um método que desse identidade à Geografia diferenciando-a das outras ciências.  Sua primeira abordagem foi o de região natural trabalhado pelos geógrafos físicos na concepção de superfície  terrestre identificada por uma combinação de elementos da natureza traduzidos na paisagem natural. Por longo tempo, a produção acadêmica e a sua transposição didática se nortearam nessa concepção.  A  noção de região e de regionalização foi, posteriormente,  enriquecida pela de paisagem natural e paisagem  cultural:  o sertão e o sertanejo, a Campanha gaúcha e o gaúcho, a Amazônia e os povos da floresta, as regiões frias com os esquimós e as desérticas com  povos nômades. Essa noção permeou a  regionalização escolar ampliando a concepção de região natural demarcando os lugares de identidade referenciados nos seus  habitantes.

Regionalidade: ela se evidencia como base territorial dos regionalismos, abrindo possibilidades de discussão sobre as identidades regionais e movimentos políticos que tem, no Nordeste brasileiro, um exemplo típico de regionalismos e política - a seca, o sertanejo, o coronelismo, as bases políticas - ampliando o entendimento da sociodiversidade, diferenças, semelhanças e identidade territorial expressas nos localismos (Bexiga em são Paulo), nacionalismos (Leste Europeu/África), separatismos (Triângulo Mineiro em MG), anexação/fragmentação (Alemanha, Iugoslávia, URSS), recortes/partilhas (Palestina).

Regionalização: seria o recorte metodológico para identificar a diferenciação ou a desigual  distribuição dos fenômenos no espaço, ou seja,  a formação e transformação de regiões desde a sua dissolução até o seu ressurgimento, num processo constante de fragmentação e integração de territórios.

Região-território: quando se passa a conviver com uma intensa globalização e fragmentação, mas, que também se vê fortalecida pelas reivindicações de identidades regionais/territoriais/culturais representadas  por organizações de grupo e movimentos sociais que vão numa planetarização dos bascos  aos tibetanos, passando pelos sérvios, albaneses, curdos, palestinos, judeus, hindus, sikkis, hutus, tutsis. Nesse movimento há um deslocamento constante de migrações forçadas  como as dos refugiados tibetanos, albaneses, sérvios   ou sazonais como a dos nordestinos  redefinindo na reterritorialização a rede regional.  Ela se constitui numa rede de relações de identidade político-cultural  que vão da escala local de um bairro à mundial de conflitos diversos.

Regionalismo:  identificam as relações socioculturais de um  lugar apropriado  simbolicamente por  um grupo (palestinos, hindus, judeus, curdos, bascos, albaneses). O que se questiona é a crise do Estado-Nação. De espaço de referência identitária político, econômico, cultural eles passam a revelar o crescente processo de exclusão social trazendo a tona nacionalismos,  regionalismos, identidades étnico-religiosas redefinindo territórios.

Mercados: corresponde ao fluxo de mercadorias, capitais especulativos, informações que circulam pelo mundo através de empresas, transnacionais ou não. Os países que mais recebem investimentos podem ser classificados em dois grupos: os desenvolvidos liderados pelos EUA e os considerados em desenvolvimento ou emergentes, encabeçados pela China.

Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42781&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s






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