quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Tópico
Sistemas Técnicos
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)

Observação: Ao final, há um glossário para melhor nortear o seu trabalho com os alunos.

A leitura da Orientação Pedagógica sobre esse tópico torna-se obrigatória na medida em que contêm várias sugestões de trabalho para serem realizadas com os alunos em sequências didáticas.
Propomos roteirar uma das atividades apresentadas no tópico: a leitura do texto de Carlos Drummond para o reconhecimento dos objetos técnicos, no espaço de vivência do aluno. A atividade deve possibilitar a construção de noções sobre o sistema técnico. Iniciaremos pela atividade de diagnóstico, as outras sequências.  Você professor/a, pode desenvolver um projeto sobre o tópico.

Atividade de diagnóstico
Atividade 1 – Descobrindo os saberes da turma sobre os sistemas técnicos e sua história
Leia o texto:
Para sobreviver, os nossos antepassados, aprenderam  a retirar da natureza o que ela lhes oferecia: caça, pesca, coleta de frutos, sementes, raízes, e rochas, ossos, dentes de animais para  confecção de objetos utilitários. Descobriu o fogo que lhes permitiram a iluminação, aquecimento das habitações, preparação dos alimentos e defesa contra animais. Muito tempo depois, tornaram-se sedentários e se dedicaram às técnicas da  agricultura e à criação; construíram barcos, navios e conquistaram novos espaços. Tempos depois descobriu a técnica de uso do metal e se transformaram em artesãos. E, daí para frente, só aconteceram transformações no espaço  geográfico. Usando as matérias-primas do solo e subsolo e as descobertas técnicas, os homens transformaram a paisagem em cidades, portos, viadutos, rodovias, aeroportos, regiões industriais, grandes fazendas, tecnopolos e muitas outras invenções que mudaram o espaço geográfico no dia-a-dia.
Através do trabalho os homens modificaram o espaço com milhares de objetos técnicos. Eles tornaram-se tão sofisticados que precisavam ser transformados várias vezes para chegar ao produto final. Veja o automóvel. A sua montagem requer peças que vêm de lugares diferentes e usam diferentes matérias-primas. O mesmo acontece  com o computador, o navio, a geladeira e muitos outros produtos transformados pela tecnologia e ciência. As técnicas trabalhadas cientificamente tornaram os objetos cada vez mais artificiais. O domínio da técnica, da ciência e informatização gerou o meio técnico-científico-informacional.
·         Discuta o texto com os colegas, em um círculo.
·         Listem os objetos técnicos que vocês consideram ter mudado o mundo. Classifique-os em função de sua utilidade e uso na moradia, transporte, saneamento básico, comunicação, cultura, saúde, lazer.
·         Que objetos são antigos? Quais são modernos e fazem parte do meio técnico científico e informacional?
·         Sistematizem os conhecimentos e representações da turma numa espiral do tempo. Registrem  no painel: o título: Sistemas técnicos; o conceito apreendido; a espiral dos objetos técnicos em sua história de aparecimento e uso; e, finalmente,  uma frase de síntese da turma sobre as mudanças no mundo.
(Você professor/a,  pode levar uma folha de craft para a sala e deixar que os alunos tracem  uma grande espiral de tempo. Siga o modelo da espiral de tempo geológico que está representada em vários livros didáticos. Veja: Diamantino, Douglas, Marcos. Geografia: ciência do espaço, 5ªSérie.SP:Atual, 1997, p.59. Use a representação para inserir o tempo do homem e as transformações técnicas advindas de suas invenções e descobertas.)
Atividade 2 – Leitura do poema  –  Entre Palavras 
Entre coisas e palavras - principalmente entre palavras - circulamos. A maioria delas não figura nos dicionários de há trinta anos, ou figura com outras acepções. A todo momento impõe-se tomar conhecimento de novas palavras e combinações de.

Você que me lê, preste atenção. Não deixe passar nenhuma palavra ou locução atual, pelo seu ouvido, sem registrá-la. Amanhã, pode precisar dela. E cuidado ao conversar com seu avô; talvez ele não entenda o que você diz. O malote, o cassete, o spray, o fuscão, o copião, a Vemaguet, a chacrete, o linóleo, o nylon, o nycron, o ditafone, a informática, a dublagem, o sinteco, o telex... existiam em 1940 ? Ponha aí o computador, os anticoncepcionais, os mísseis, a motoneta, o Velo-Solex, o biquini, o módulo lunar, o antibiótico, o enfarte, a acupuntura, a biônica, o acrílico, o tá legal, o apartheid, o som pop, a arte pop, as estruturas e infraestrutura. Não esqueça também (seria imperdoável) o Terceiro Mundo, a descapitalização, o desenvolvimento, o unissex, o bandeirinha, o mass media, o Ibope, a renda per capita, a mixagem.Só ? Não. Tem seu lugar ao sol a metalinguagem, o servomecanismo, as algias, a coca-cola, o superego, a Futurologia,a homeostasia, a Adecif, a Transamazônica , a Sudene, o Incra, a Unesco, o Isop, a OEA e a ONU.Estão reclamando, porque não citei a conotação, o conglomerado, a diagramação, o ideogema, o idioleto, o ICM, a IBM, o falou, as operações triangulares, o zoom e a guitara elétrica. (...) Olhe aí a fila - quem? Embreagem, defasagem, barra tensora, vela de ignição, engarrafamento, Detran, poliéster, filhotes de bonificação , letra imobiliária, conservacionismo, carnet da girafa, poluição.(...) Fundos de investimentos, e daí? Também os de incentivos fiscais, know how. Barbeador elétrico de noventa microrranhuras. Fenolite-Baquelit. LP e CD. Alimentos supercongelados. Viagens pelo crediário. Circuito fechado de TV na  Rodoviária . Argh ! Pow ! Click ! Não havia nada disso  no jornal do tempo de Venceslau Brás, ou mesmo, de Washington Luis. Algumas dessas coisas começam a aparecer sob Getúlio Vargas. Hoje estão ali na esquina, para consumo geral. A enumeração caótica não é uma invenção crítica de Leo Spitzer. Está aí, na vida de todos os dias. Entre palavras circulamos, vivemos, morremos, e palavras somos, finalmente, mas com que significado?
Carlos Drummond de Andrade. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988

Trata-se do poema, de um famoso poeta mineiro, que sentiu, viveu e escreveu as mudanças técnicas  no final do século XX.  Brinque com seu poema e aprenda muito.
Vamos lá!


Em grupo:
·         Identifiquem, no poema e circulem de vermelho,  as palavras que representam objetos técnicos antigos.
·         Identifiquem, no poema e circulem de azul,  as palavras que representam objetos técnicos do nosso tempo.
·         Que palavras fazem parte do cotidiano dos colegas, em casa, na escola e em outros lugares, como usuários de sistemas técnicos? Registrem-nas.

Desafio: identificar as palavras que expressam as inovações tecnológicas no período entre 1988 (data do poema de Drummond) e 2005. Exemplo: telefone celular, notebook ou laptop, biodiesel, clonagem, entre outros.

·         Selecionem um objeto técnico (por ex. TV) para investigar:
ü  Sua origem;
ü  Técnica desenvolvida na sua construção;
ü  Importância na sociedade.
ü  Troquem ideias com os colegas da turma
ü  Registrem as curiosidades apresentadas.

Autoavaliação:
Elaborar um texto de síntese do aprendizado abordando:
O que aprendi sobre os sistemas técnicos e as transformações no mundo que me permite dizer que o mundo hoje é mais artificial, ou seja, mais técnico-científico e informacional.

Glossário:
Sistemas técnicos: conjunto de meios instrumentais e sociais, que se realiza  na vida social e, ao mesmo tempo, se produz e se cria o espaço geográfico. Os meios instrumentais se referem às técnicas de produção, tais como as de exploração da natureza e de subsistência; e os meios sociais são os definidores das regras do jogo das relações sociais que, por sua vez, determinarão as técnicas de organização do espaço.

Meio técnico-científico: momento atual da história da humanidade em que ocorre uma interdependência da ciência e da técnica em todos os aspectos da vida social, em todo mundo. Este está marcado por novos signos como as multinacionais, a revolução da informação com a instantaneidade e simultaneidade, graças ao progresso da informática. São novos dados, revelados pela modernização e pelo capitalismo agrícola, novas formas e localizações da indústria e da extração mineral, pelas novas modalidades de extração da energia, meios de circulação no processo produtivo, migrações, terceirização e urbanização.

Revolução tecnológica: o mundo passou por 3 revoluções  tecnológicas: a primeira, foi a  revolução industrial, baseada no recurso energético: carvão; a segunda no petróleo e seus derivados que fez expandir a indústria dos transportes e acelerou a mobilização mundial; a terceira que se baseou no novos materiais e gerou a informatização baseada na pesquisa científica e fez o mundo se interagir por meio da informação. Há um documentário de 1997, elaborado pela Ed. Ática e o professor J.W. Vesentini que retrata com enorme clareza as diferenças entre essas revoluções- A geografia no século XXI.  Procure-o, na editora.

Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42779&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s













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