Tópico
Sistemas
Técnicos
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)
Observação: Ao final, há um glossário para
melhor nortear o seu trabalho com os alunos.
A leitura da Orientação Pedagógica sobre esse
tópico torna-se obrigatória na medida em que contêm várias sugestões de
trabalho para serem realizadas com os alunos em sequências didáticas.
Propomos roteirar uma das atividades apresentadas
no tópico: a leitura do texto de Carlos Drummond para o reconhecimento dos
objetos técnicos, no espaço de vivência do aluno. A atividade deve possibilitar
a construção de noções sobre o sistema técnico. Iniciaremos pela atividade de
diagnóstico, as outras sequências. Você professor/a, pode
desenvolver um projeto sobre o tópico.
Atividade de diagnóstico
Atividade 1 –
Descobrindo os saberes da turma sobre os sistemas técnicos e sua história
Leia o texto:
Para sobreviver, os
nossos antepassados, aprenderam a retirar da natureza o que ela lhes
oferecia: caça, pesca, coleta de frutos, sementes, raízes, e rochas, ossos,
dentes de animais para confecção de objetos utilitários. Descobriu o
fogo que lhes permitiram a iluminação, aquecimento das habitações, preparação
dos alimentos e defesa contra animais. Muito tempo depois, tornaram-se
sedentários e se dedicaram às técnicas da agricultura e à criação;
construíram barcos, navios e conquistaram novos espaços. Tempos depois
descobriu a técnica de uso do metal e se transformaram em artesãos. E, daí para
frente, só aconteceram transformações no espaço geográfico. Usando
as matérias-primas do solo e subsolo e as descobertas técnicas, os homens
transformaram a paisagem em cidades, portos, viadutos, rodovias, aeroportos,
regiões industriais, grandes fazendas, tecnopolos e muitas outras invenções que
mudaram o espaço geográfico no dia-a-dia.
Através do trabalho
os homens modificaram o espaço com milhares de objetos técnicos. Eles
tornaram-se tão sofisticados que precisavam ser transformados várias vezes para
chegar ao produto final. Veja o automóvel. A sua montagem requer peças que vêm
de lugares diferentes e usam diferentes matérias-primas. O mesmo acontece com
o computador, o navio, a geladeira e muitos outros produtos transformados pela
tecnologia e ciência. As técnicas trabalhadas cientificamente tornaram os
objetos cada vez mais artificiais. O domínio da técnica, da ciência e
informatização gerou o meio técnico-científico-informacional.
·
Discuta o texto com os colegas, em um círculo.
·
Listem os objetos técnicos que vocês consideram ter
mudado o mundo. Classifique-os em função de sua utilidade e uso na moradia,
transporte, saneamento básico, comunicação, cultura, saúde, lazer.
·
Que objetos são antigos? Quais são modernos e fazem
parte do meio técnico científico e informacional?
·
Sistematizem os conhecimentos e representações da
turma numa espiral do tempo. Registrem no painel: o título: Sistemas
técnicos; o conceito apreendido; a espiral dos objetos técnicos em sua história
de aparecimento e uso; e, finalmente, uma frase de síntese da turma
sobre as mudanças no mundo.
(Você
professor/a, pode levar uma folha de craft para a sala e deixar que
os alunos tracem uma grande espiral de tempo. Siga o modelo da
espiral de tempo geológico que está representada em vários livros didáticos.
Veja: Diamantino, Douglas, Marcos. Geografia: ciência do espaço,
5ªSérie.SP:Atual, 1997, p.59. Use a representação para inserir o tempo
do homem e as transformações técnicas advindas de suas
invenções e descobertas.)
Atividade
2 – Leitura do poema – Entre Palavras
Entre coisas e palavras - principalmente entre
palavras - circulamos. A maioria delas não figura nos dicionários de há trinta
anos, ou figura com outras acepções. A todo momento impõe-se tomar conhecimento
de novas palavras e combinações de.
Você que me lê, preste atenção. Não deixe passar
nenhuma palavra ou locução atual, pelo seu ouvido, sem registrá-la. Amanhã,
pode precisar dela. E cuidado ao conversar com seu avô; talvez ele não entenda
o que você diz. O malote, o cassete, o spray, o fuscão, o copião, a Vemaguet, a
chacrete, o linóleo, o nylon, o nycron, o ditafone, a informática, a dublagem,
o sinteco, o telex... existiam em 1940 ? Ponha aí o computador, os
anticoncepcionais, os mísseis, a motoneta, o Velo-Solex, o biquini, o módulo
lunar, o antibiótico, o enfarte, a acupuntura, a biônica, o acrílico, o tá
legal, o apartheid, o som pop, a arte pop, as estruturas e infraestrutura. Não
esqueça também (seria imperdoável) o Terceiro Mundo, a descapitalização, o
desenvolvimento, o unissex, o bandeirinha, o mass media, o Ibope, a renda per
capita, a mixagem.Só ? Não. Tem seu lugar ao sol a metalinguagem, o
servomecanismo, as algias, a coca-cola, o superego, a Futurologia,a
homeostasia, a Adecif, a Transamazônica , a Sudene, o Incra, a Unesco, o Isop,
a OEA e a ONU.Estão reclamando, porque não citei a conotação, o conglomerado, a
diagramação, o ideogema, o idioleto, o ICM, a IBM, o falou, as operações
triangulares, o zoom e a guitara elétrica. (...) Olhe aí a fila - quem?
Embreagem, defasagem, barra tensora, vela de ignição, engarrafamento, Detran,
poliéster, filhotes de bonificação , letra imobiliária, conservacionismo,
carnet da girafa, poluição.(...) Fundos de investimentos, e daí? Também os de
incentivos fiscais, know how. Barbeador elétrico de noventa microrranhuras.
Fenolite-Baquelit. LP e CD. Alimentos supercongelados. Viagens pelo crediário.
Circuito fechado de TV na Rodoviária . Argh ! Pow ! Click
! Não havia nada disso no jornal do tempo de Venceslau Brás, ou
mesmo, de Washington Luis. Algumas dessas coisas começam a aparecer sob Getúlio
Vargas. Hoje estão ali na esquina, para consumo geral. A enumeração caótica não
é uma invenção crítica de Leo Spitzer. Está aí, na vida de todos os dias. Entre
palavras circulamos, vivemos, morremos, e palavras somos, finalmente, mas com
que significado?
Carlos Drummond de Andrade. Poesia e prosa. Rio de
Janeiro: Nova Aguilar, 1988
Trata-se do poema, de um famoso poeta mineiro, que
sentiu, viveu e escreveu as mudanças técnicas no final do século
XX. Brinque com seu poema e aprenda muito.
Vamos lá!
Em grupo:
·
Identifiquem, no poema e circulem de
vermelho, as palavras que representam objetos técnicos antigos.
·
Identifiquem, no poema e circulem de
azul, as palavras que representam objetos técnicos do nosso tempo.
·
Que palavras fazem parte do cotidiano dos colegas,
em casa, na escola e em outros lugares, como usuários de sistemas
técnicos? Registrem-nas.
Desafio: identificar as palavras que expressam as
inovações tecnológicas no período entre 1988 (data do poema de Drummond)
e 2005. Exemplo: telefone celular, notebook ou laptop,
biodiesel, clonagem, entre outros.
·
Selecionem um objeto técnico (por ex. TV) para
investigar:
ü
Sua origem;
ü
Técnica desenvolvida na sua construção;
ü
Importância na sociedade.
ü
Troquem ideias com os colegas da turma
ü
Registrem as curiosidades apresentadas.
Autoavaliação:
Elaborar um texto
de síntese do aprendizado abordando:
O que aprendi sobre
os sistemas técnicos e as transformações no mundo que me permite dizer que o
mundo hoje é mais artificial, ou seja, mais técnico-científico e informacional.
Glossário:
Sistemas técnicos: conjunto de
meios instrumentais e sociais, que se realiza na vida social e, ao mesmo
tempo, se produz e se cria o espaço geográfico. Os meios instrumentais se
referem às técnicas de produção, tais como as de exploração da natureza e de
subsistência; e os meios sociais são os definidores das regras do jogo das
relações sociais que, por sua vez, determinarão as técnicas de organização do
espaço.
Meio técnico-científico: momento
atual da história da humanidade em que ocorre uma interdependência da ciência e
da técnica em todos os aspectos da vida social, em todo mundo. Este está
marcado por novos signos como as multinacionais, a revolução da informação com
a instantaneidade e simultaneidade, graças ao progresso da informática. São
novos dados, revelados pela modernização e pelo capitalismo agrícola, novas
formas e localizações da indústria e da extração mineral, pelas novas
modalidades de extração da energia, meios de circulação no processo produtivo,
migrações, terceirização e urbanização.
Revolução tecnológica: o mundo
passou por 3 revoluções tecnológicas: a primeira, foi a revolução
industrial, baseada no recurso energético: carvão; a segunda no petróleo e seus
derivados que fez expandir a indústria dos transportes e acelerou a mobilização
mundial; a terceira que se baseou no novos materiais e gerou a informatização
baseada na pesquisa científica e fez o mundo se interagir por meio da
informação. Há um documentário de 1997, elaborado pela Ed. Ática e o professor
J.W. Vesentini que retrata com enorme clareza as diferenças entre essas
revoluções- A geografia no século XXI. Procure-o, na editora.
Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42779&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s
Nenhum comentário:
Postar um comentário