Tópico
Paisagens
do Cotidiano
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)
Observação: Ao final, há um glossário para
melhor nortear o seu trabalho com os alunos.
Sugerimos
um roteiro para que os alunos tenham maior visibilidade das novas formas
espaciais e territoriais da globalização na paisagem urbana, tecida no
cotidiano. Por um lado esse novo olhar global cria novas oportunidades de lazer
e revitaliza a cultura, por outro transforma tudo em espaço de consumo. Cria
novos serviços e comércio, mas encolhe o trabalho. Moderniza os transportes,
vias de circulação, infraestrutura urbana, serviços de cultura, mas
exclui os pobres. Gera os “Sem moradia” “Sem transporte”, “Sem escolaridade”,
“Sem trabalho” “Sem saúde”, etc.
Que
questões problematizadoras poderão ser feitas aos transeuntes, aos
trabalhadores, aos usuários da cidade na perspectiva de fazê-los participar,
opinando sobre os serviços na paisagem? Planeje com seu aluno o estudo dos
serviços no lugar de vivência comparando-o com outras escalas nacional e
global.
Roteiro
- Os serviços no processo de globalização
Primeiro momento
- Atividade de diagnóstico
·
Identificar os serviços usados pelos alunos no
espaço de vivência: lazer, educação, saúde, cultura, comunicação, bancário,
infraestrutura-urbana, transporte etc.
·
Classificar os serviços mais e menos usados no
cotidiano.
·
Organizá-los, segundo as necessidades básicas
e complementares.
·
Mapeá-los na planta da cidade. (Verificar se a
prefeitura tem mapa monográfico do IGA)
·
Analisar sua localização e centralidade na
cidade.
·
Trabalhar com a memória da cidade: fotos de
acervos de jornais/ instituições sobre os serviços mais antigos.
Compará-los buscando as diferenças no tempo.
·
Produzir um texto coletivo da sala sobre o uso
e consumo de serviços na cidade.
Segundo
momento – Ampliação das informações sobre os serviços na
cidade
Alunos
e professor/a fazendo uso da biblioteca e laboratório de informática.
·
Organizar um banco de dados sobre os serviços
no atual processo de globalização: administrativos, turismo, lazer,
financeiros, educacionais, telecomunicação, transporte, moradias, saneamento,
saúde e outros que sua curiosidade almejar conhecer.
Alunos
com a mediação do/a professor/a
·
Identificar e classificar os serviços mais
antigos e os mais modernos
·
Classificar dos tipos de serviços mais
utilizados pelos habitantes das cidades, considerando o uso diário
e temporário; os mais sofisticados e triviais de acesso restrito e
outros que achar necessário classificar.
·
Discutir no grupo: essas mudanças nos
serviços contribuíram para a melhoria da qualidade de vida das pessoas?
Como? Onde?
·
Ampliaram a visão de mundo e a cultura? Como?
·
Há mais justiça social nos lugares?
Onde? De que forma?
·
Ampliaram o desemprego? Como? Quais as consequências?
·
Que lugares, regiões, países se
beneficiaram com essas mudanças? Por que isso aconteceu?
·
Os fluxos da globalização dos serviços estão
presentes em sua cidade, no Brasil e no mundo? Como?
·
A globalização dos serviços provocou uma
homogeneização e massificação da cultura nos lugares e em sua cidade?
·
Há maior consumo de bens de serviços na
cidade? E no campo? Quais?
·
Os denominados serviços inteligentes estão
presentes em sua cidade? Quais? Como atuam?
DEBATE:
A cultura e o trabalho conferiram uma identidade à cidade ou ela se perdeu com
o processo de globalização mundial?
A
população tem lutado por seus direitos à qualidade de vida na cidade?
Refletir
sobre os avanços: a expansão do turismo; a diversificação e consumo do
lazer; o conforto advindo com as telecomunicações; o papel da TV e da
mídia; a facilidade e velocidade dos meios de transporte, na vida das pessoas;
a diversificação dos serviços e oferta de emprego nas cidades; a
superação da indústria; e, as contradições impostas ao espaço da cidade:
desemprego, ausência de qualidade de vida para todos, ampliação dos
excluídos dos serviços.
·
Organizar um texto geográfico utilizando as
questões debatidas. Questionar a globalização dos serviços
relacionando-a com a qualidade de vida dos povos da Terra.
Trilha urbana
·
Trilha urbana (selecionar um dos lugares
sugeridos para a trilha urbana - Agência de Turismo, teatro, museu,
cinema, lan house, ciber café, clubes, espaços de cultura organizados por
bancos e outras empresas privadas ou prefeitura local) considere lugares de
serviços de cultura e lazer significativos na cidade.
·
Organizar combinados com alunos: local, saída
e retorno, comportamento no local.
·
Planejar o percurso e a visita: registro de
fotos, desenho do croqui e elaboração da entrevista.
Sugestão
de roteiro de entrevista:
·
Qual o significado desse espaço de lazer e
cultura para a cidade?
·
Quais eram os espaços de lazer e cultura na cidade
há vinte anos atrás?
·
Quais foram as mudanças?
·
Você sabe quem financia esses serviços?
·
O uso desses serviços modifica a vida das
pessoas? Promovem outros contatos com outras culturas? Como?
·
Que serviços de lazer e cultura fazem
falta na cidade?
·
Organizar os dados coletados nos grupos e
montar álbum. Pode ser inserido no jornal da escola.
·
Planejar a mostra na escola.
Glossário:
Globalização: Fenômeno que consiste em
múltiplas e rápidas interações entre indivíduos e empresas, ONG e Estados,
facilitado pelas novas tecnologias, gerando novas realidades e alterando o
curso do processo civilizatório mundial. Processo típico do final do século XX
que mudou a vida social e cultural nos diversos países do mundo, sendo cada vez
mais afetado pelas influências internacionais políticas e econômicas.
Infraestrutura urbana: sistemas necessários à
urbanização, tais como energia elétrica, saneamento básico, sistema viário,
serviços sociais.
Massificação: influência exercida pelos
meios de comunicação de massa (rádio, TV, cinema, jornais, revistas, outdoors,
propagandas), com a finalidade de impor hábitos, comportamento e condutas às
pessoas.
Paisagem urbana: é um recorte visível da
cidade, percebido através dos sentidos. A partir dela compreende-se a
complexidade da vida social contida em seus elementos socioculturais,
sociopolíticos, socioeconômicos e socioambientais, enfim, naquilo que a anima e
lhe dá vida pela força dos símbolos, das imagens e do imaginário.
Serviços inteligentes: são mais rápidos e
eficientes usando alta tecnologia e novos materiais resultantes dos avanços da
Revolução técnico-científico-informacional.
Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42773&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s
Nenhum comentário:
Postar um comentário