quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Tópico
Paisagens do Cotidiano
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)

Observação: Ao final, há um glossário para melhor nortear o seu trabalho com os alunos.


Sugerimos um roteiro para que os alunos tenham maior visibilidade das novas formas espaciais e territoriais da globalização na paisagem urbana, tecida no cotidiano. Por um lado esse novo olhar global cria novas oportunidades de lazer e revitaliza a cultura, por outro transforma tudo em espaço de consumo. Cria novos serviços e comércio, mas encolhe o trabalho. Moderniza os transportes, vias de circulação, infraestrutura urbana, serviços de cultura,  mas exclui os pobres. Gera os “Sem moradia” “Sem transporte”, “Sem escolaridade”, “Sem trabalho” “Sem saúde”, etc.
Que questões problematizadoras poderão ser feitas aos transeuntes, aos trabalhadores, aos usuários da cidade na perspectiva de fazê-los participar, opinando sobre os serviços na paisagem? Planeje com seu aluno o estudo dos serviços no lugar de vivência comparando-o com outras escalas nacional e global. 

Roteiro -     Os serviços  no processo de globalização

Primeiro momento   -   Atividade de diagnóstico

·         Identificar os serviços usados pelos alunos no espaço de vivência: lazer, educação, saúde, cultura, comunicação, bancário, infraestrutura-urbana, transporte etc.
·         Classificar os serviços mais e menos usados no cotidiano.
·         Organizá-los, segundo as necessidades básicas e complementares.
·         Mapeá-los na planta da cidade. (Verificar se a prefeitura tem mapa monográfico do IGA)
·         Analisar sua localização e centralidade na cidade.
·         Trabalhar com a memória da cidade: fotos de acervos  de jornais/ instituições sobre os serviços mais antigos. Compará-los buscando as diferenças no tempo.
·         Produzir um texto coletivo da sala sobre o uso e consumo de serviços na cidade.

Segundo momento    – Ampliação das informações sobre os serviços na cidade

Alunos e professor/a  fazendo uso da biblioteca e laboratório de informática.
·         Organizar um banco de dados sobre os serviços no atual processo de globalização: administrativos, turismo, lazer, financeiros, educacionais, telecomunicação, transporte, moradias, saneamento, saúde e outros que sua curiosidade almejar conhecer.

Alunos com a mediação do/a professor/a

·         Identificar e classificar os serviços mais antigos e os mais modernos
·         Classificar dos tipos de serviços mais utilizados pelos habitantes das cidades,  considerando o  uso diário e  temporário;  os mais sofisticados e triviais de acesso restrito e outros que achar necessário classificar. 
·         Discutir no grupo: essas  mudanças nos serviços  contribuíram para a melhoria da qualidade de vida das pessoas? Como? Onde?
·         Ampliaram a visão de mundo e a cultura? Como?
·         Há mais justiça social  nos lugares? Onde? De que forma?
·         Ampliaram o desemprego? Como? Quais as consequências?
·         Que lugares, regiões, países  se beneficiaram com essas mudanças? Por que isso aconteceu?
·         Os fluxos da globalização dos serviços estão presentes em sua cidade, no Brasil e no mundo? Como?
·         A globalização dos serviços provocou  uma homogeneização e massificação da cultura nos lugares e em sua cidade?
·         Há maior consumo de bens de serviços na  cidade? E no campo? Quais?
·         Os denominados serviços inteligentes estão presentes em sua cidade? Quais? Como atuam?

DEBATE: A cultura e o trabalho conferiram uma identidade à cidade ou ela se perdeu com o processo de globalização mundial?

A  população  tem lutado por seus direitos à qualidade de vida na cidade?

Refletir sobre os avanços: a expansão do turismo;  a diversificação e consumo do lazer;  o conforto advindo com as telecomunicações; o papel da TV e da mídia; a facilidade e velocidade dos meios de transporte, na vida das pessoas; a diversificação dos serviços e oferta de emprego nas cidades;   a superação da  indústria; e, as contradições impostas ao espaço da cidade: desemprego, ausência de  qualidade de vida para todos,  ampliação dos excluídos dos serviços.

·         Organizar um texto geográfico utilizando as questões debatidas. Questionar  a globalização dos serviços  relacionando-a com a qualidade de vida dos povos da Terra.

Trilha urbana
·         Trilha urbana (selecionar um dos  lugares sugeridos para a trilha urbana -  Agência de Turismo, teatro, museu, cinema, lan house, ciber café, clubes, espaços de cultura organizados por bancos e outras empresas privadas ou prefeitura local) considere lugares de serviços de cultura e lazer significativos na cidade.
·         Organizar combinados com alunos: local, saída e retorno, comportamento no local.
·         Planejar o percurso e a visita: registro de fotos, desenho do croqui e elaboração da entrevista.
                                      
Sugestão de roteiro de entrevista:
·         Qual o significado desse espaço de lazer e cultura  para a cidade?
·         Quais eram os espaços de lazer e cultura na cidade há vinte anos atrás?
·         Quais foram as mudanças?
·         Você sabe quem financia esses serviços?
·         O uso desses serviços modifica a vida das pessoas? Promovem outros contatos com outras culturas? Como?
·         Que serviços de lazer e cultura fazem  falta na cidade? 
·         Organizar os dados coletados nos grupos e montar álbum. Pode ser inserido no jornal da escola.
·         Planejar a mostra na escola.

Glossário:
Globalização: Fenômeno que consiste em múltiplas e rápidas interações entre indivíduos e empresas, ONG e Estados, facilitado pelas novas tecnologias, gerando novas realidades e alterando o curso do processo civilizatório mundial. Processo típico do final do século XX que mudou a vida social e cultural nos diversos países do mundo, sendo cada vez mais afetado  pelas influências internacionais políticas e econômicas.

Infraestrutura urbana: sistemas necessários à urbanização, tais como energia elétrica, saneamento básico, sistema viário, serviços sociais.

Massificação: influência exercida pelos meios de comunicação de massa (rádio, TV, cinema, jornais, revistas, outdoors, propagandas), com a finalidade de impor hábitos, comportamento e condutas às pessoas.

Paisagem urbana: é um recorte visível da cidade, percebido através dos sentidos. A partir dela compreende-se a complexidade da vida social contida em seus elementos socioculturais, sociopolíticos, socioeconômicos e socioambientais, enfim, naquilo que a anima e lhe dá vida  pela força dos símbolos, das imagens e do imaginário.

Serviços inteligentes: são mais rápidos e eficientes usando alta tecnologia e novos materiais resultantes dos avanços da Revolução  técnico-científico-informacional.

Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42773&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s




Nenhum comentário:

Postar um comentário