quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Tópico
Populações Tradicionais
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)

Observação: Ao final, há um glossário para melhor nortear o seu trabalho com os alunos.

Professor vá à Orientação Pedagógica correspondente a esse tópico. Leia o sentido e a importância de se estudar os conceitos estruturadores: cultura, natureza, populações tradicionais, padrão de produção e consumo e sustentabilidade. Realize as atividades propostas.  Dê continuidade a esse estudo trabalhando o roteiro proposto. Trata-se de uma leitura de textos para que aluno saiba interpretar o modo de vida sustentável das populações tradicionais. Trabalhe com a sequência didática proposta:

Atividade 1 – Interpretação de texto
Leia atentamente os textos que seguem.

Texto 1 Título:___________________________________________________________
Os aborígines migravam por suas terras conforme a mudança do clima e das estações. (...) Costumavam viajar em famílias ou clãs, e todo mundo caçava ou coletava alimentos. As crianças eram ensinadas pelos adultos a encontrar comida. Os aborígines sabiam quais plantas e animais podiam ser comidos, como achá-los e apanhá-los e o modo de prepará-los. Os remédios, trajes, abrigos, armas e ferramentas eram todos feitos de plantas e animais. Ás vezes, a busca de alimento tomava apenas duas ou três horas por dia, mas nas regiões secas, esse tempo podia ser muito mais longo.
Os aborígines embora não praticassem a agricultura tal como a conhecemos de certa forma também cultivavam as novas terras. Com todo o cuidado espalhavam sementes e introduziam plantas que vinham de regiões semelhantes. Algumas eram colhidas e outras replantadas, para garantir que elas sobrevivessem no clima agreste do interior. Além disso, preparavam a comida  de modo a armazená-la  para o inverno ou para os períodos de estiagem.
Os aborígines usavam queimadas para preparar a terra. Em determinadas épocas do ano, ou de tantos em tantos anos, partes das matas eram incendiadas. As queimadas evitavam que certas árvores fossem sufocadas pelas ervas daninhas, afastar répteis e pequenos mamíferos e preservar as pastagens onde se caçavam cangurus. (...) Também usavam o fogo para abrir trilhas na mata fechada e, assim, facilitar suas viagens.
Os aborígines empregavam uma ampla variedade de ferramentas e armas. Para colher cará e encurralar répteis e pequenos mamíferos em suas tocas utilizavam varas. Na caça e na guerra, usavam porretes, dardos e bumerangues. Esses últimos serviam para jogos  e para matar aves. (...)  Algumas tribos pintavam o corpo ou o decoravam. (...)  Hoje, os aborígines (...) continuam a cumprir  obrigações religiosas para com a terra, e os que moram em vilarejos e cidades  ainda sentem o vínculo com as terras e seu povo.
Fonte: SMITH, Kate Darian. Explorando a Austrália. São Paulo: Ática, 1998, p.12-15.

·         Dê um título ao texto
·         Explique o que entendeu por aborígine.
·         Como viveu e vive essa população? Que elementos revelam sua cultura?
·         Qual a importância dos aborígines   para a natureza?
·         Descubra onde vivem esses povos. Localize esse lugar no mapa-múndi. Traga os dados para discutir com os colegas.

Texto 2 Título:__________________________________________________________

A Reserva do Piranha, no município de Manacapuru, no Amazonas, mora um povo ribeirinho que utiliza os rios, a pesca, as matas, o solo com muita responsabilidade, cuidado e carinho.
Os 170 moradores levam a vida no ritmo das águas que enchem os rios na época das chuvas. As casas ficam flutuando sobre as águas dos rios amazônicos, revelando a sabedoria desse povo ribeirinho que combina a forma de viver com a natureza.
As famílias vivem da caça da onça, jacaré, capivara, anta e da pesca do pirarucu e tucunaré.
Os pais ensinam aos filhos que só devem pescar e caçar o suficiente para comer e devem fiscalizar os rios e matas, impedindo que invasores agridam a fauna e a flora do lugar.
Essa comunidade ribeirinha recebe ajuda, orientação e proteção da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piranha, por iniciativa da prefeitura de Manacapuru, município que administra essa reserva ou área protegida.
O objetivo da Reserva é proteger as riquezas naturais da área e os diferentes ecossistemas promovendo o desenvolvimento sustentável das comunidades locais, provendo um grande potencial para pesquisa, ecoturismo e educação ambiental da população local. Está inserido no Corredor da Amazônia Central e, por isso, é área de conservação prioritária dentro do Projeto Nacional de Corredores Ecológicos. Fonte: CAVALCANTI, Klester.O insólito pantanal amazônico. Revista Caminhos da Terra, Ano 12,  nº 130, fevereiro, 2003, p.24-35. (Adaptação)
·         Dê um título ao texto
·         Identifique, no mapa do Brasil, o estado do Amazonas. Em seguida, localize a  Reserva do Piranha, no município de Manacapuru.
·         Por que os habitantes do município de Manacapuru, no Amazonas, são chamados de “povo ribeirinho”?
·         Investigue sobre a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piranha. Após a coleta dos dados argumente com os colegas  a necessidade de proteção, ajuda e orientação a esses povos ribeirinhos.

Atividade de debate: participe do debate sobre os  textos:

·         Comparando o modo de vida do povo ribeirinho do estado do Amazonas com os  aborígines australianos, identificando as  semelhanças  e diferenças.
·         Explicando como o modo de vida desses povos ajuda a preservar a natureza.
·         Refletindo sobre a relação cultura e natureza: quem preserva? Quem destrói?

Demarcando opinião

Leia o texto e reflita, posicionando-se em relação à afirmativa:
A presença de pessoas em Unidades de Conservação  foi um ponto polêmico  durante a construção da Lei do SNUC (Sistema Nacional de Unidades de Conservação), discussão gerada pelas sobreposições entre unidades de conservação e áreas tradicionalmente ocupadas por índios, ribeirinhos, caiçaras, seringueiros, quilombolas entre outros grupos. (..) Essa relação conflituosa  levantou debates no Brasil sobre a possibilidade de se criar novas categorias de áreas protegidas , capazes de compatibilizar  a conservação ambiental com o uso sustentável dos recursos naturais por populações que nela habitam. Assim, foram criadas as categorias Reservas Extrativas (Resex) e Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS),áreas protegidas nas quais vivem os povos que dependem dos recursos  dessas regiões para seu sustento.” ALMANAQUE ABRIL SOCIOAMBIENTAL. SP:ISA, 2004, p.222.

Atividade de autoavaliação
Elaborar um verbete  (texto explicativo) sobre a importância da preservação das populações tradicionais  no seu habitat. Solicite a participação da professora de português.

Glossário:
Reserva de Desenvolvimento sustentável: é uma área natural que abriga populações tradicionais, cuja existência baseia-se em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais e que desempenham um papel fundamental na proteção da natureza e na manutenção da diversidade biológica. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável é de domínio público, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites devem ser, quando necessário, desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei. O uso das áreas ocupadas pelas populações tradicionais será regulado de acordo com o disposto no art. 23 desta Lei e em regulamentação específica. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável será gerida por um Conselho Deliberativo, presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e das populações tradicionais residentes na área, conforme se dispuser em regulamento e no ato de criação da unidade.

Populações tradicionais: povos ou grupos que vivem em situação de relativo isolamento em relação ao mundo ocidental capitalista, Eles construíram formas de relacionamento com o meio em que vivem, estabelecendo uma relação harmônica com a natureza; mantêm hábitos e valores, saberes e práticas que  preservam a natureza. São conhecidos de acordo com suas práticas sociais, os caboclos, os caiçaras, os caipiras, os seringueiros, as quebradeiras de coco, os ribeirinhos, os quilombolas, os babaçueiros. Diferentemente dos índios  são pequenos produtores familiares que cultivam a terra e/ou praticam atividades extrativas  como pesca, coleta,  caça, utilizando técnicas de exploração  que não causam danos à natureza.

Sociedade sustentável: ocorrerá quando os povos e os grupos sociais caminharem de forma integrada e solidária na concretização da qualidade de vida com justiça social, construindo relações mais saudáveis  com o meio ambiente,  não só pela perspectiva de exploração de riquezas, mas também pela responsabilidade em relação à sua conservação.
Natureza: está presente em todas as paisagens da Terra. Um mundo de significados e formas  transforma a natureza em cultura, atribuindo-lhe sentidos e significados diversos, Para os PCNs “a natureza não pode ser representada de forma mágica na evolução cultural do homem. O regime dos rios, o mecanismo da chuva, a germinação de sementes e a reprodução humana eram explicados pela intervenção das divindades. O avanço do conhecimento não somente veio contribuir para a explicação racional desses fenômenos, como também permitiu a sua apropriação pelos diferentes grupos sociais. (..) A natureza tem  seus mecanismos e leis que podem ser estudados em sua regularidade e tempos próprios.” PCN. Geografia, 5ª à 8º, p.60-62

Cultura: é a dimensão humana constituída por componentes sociais, simbólicos e materiais. Ela é dinâmica, evolui no tempo e se manifesta por meio de formas e processos espaciais. É, também, inovadora de valores, de tipos de comportamentos, de técnicas de intervenção na natureza  que fazem dela esse conjunto mutável que transforma  natureza em cultura. Refere-se a novas formas de ver e viver no planeta.
Pode ser concebida  como um conjunto de elementos  do mundo humano civilizado representado por práticas, valores, hábitos de uma dada população ou para qualificar atributos  relativos à instrução e aos conhecimentos detidos por alguém.

Aborígines australianos correspondem à população indígena australiana. São os primeiros povos  que alcançaram a Austrália provavelmente há cinquenta mil anos embora não se tenha a certeza.

Fonte:http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42778&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s











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