Tópico
Populações
Tradicionais
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)
Observação: Ao final, há um glossário para
melhor nortear o seu trabalho com os alunos.
Professor vá à
Orientação Pedagógica correspondente a esse tópico. Leia o sentido e a
importância de se estudar os conceitos estruturadores: cultura, natureza,
populações tradicionais, padrão de produção e consumo e sustentabilidade.
Realize as atividades propostas. Dê continuidade a esse estudo
trabalhando o roteiro proposto. Trata-se de uma leitura de textos para que
aluno saiba interpretar o modo de vida sustentável das populações
tradicionais. Trabalhe com a sequência didática proposta:
Atividade 1 –
Interpretação de texto
Leia atentamente os
textos que seguem.
Texto 1 Título:___________________________________________________________
Os
aborígines migravam por suas terras conforme a mudança do clima e das estações.
(...) Costumavam viajar em famílias ou clãs, e todo mundo caçava ou coletava
alimentos. As crianças eram ensinadas pelos adultos a encontrar comida. Os
aborígines sabiam quais plantas e animais podiam ser comidos, como achá-los e
apanhá-los e o modo de prepará-los. Os remédios, trajes, abrigos, armas e
ferramentas eram todos feitos de plantas e animais. Ás vezes, a busca de
alimento tomava apenas duas ou três horas por dia, mas nas regiões secas, esse
tempo podia ser muito mais longo.
Os
aborígines embora não praticassem a agricultura tal como a conhecemos de certa
forma também cultivavam as novas terras. Com todo o cuidado espalhavam sementes
e introduziam plantas que vinham de regiões semelhantes. Algumas eram colhidas
e outras replantadas, para garantir que elas sobrevivessem no clima agreste do
interior. Além disso, preparavam a comida de modo a
armazená-la para o inverno ou para os períodos de estiagem.
Os aborígines usavam queimadas para preparar a
terra. Em determinadas épocas do ano, ou de tantos em tantos anos, partes das
matas eram incendiadas. As queimadas evitavam que certas árvores fossem
sufocadas pelas ervas daninhas, afastar répteis e pequenos mamíferos e
preservar as pastagens onde se caçavam cangurus. (...) Também usavam o fogo
para abrir trilhas na mata fechada e, assim, facilitar suas viagens.
Os aborígines empregavam uma ampla variedade de
ferramentas e armas. Para colher cará e encurralar répteis e pequenos mamíferos
em suas tocas utilizavam varas. Na caça e na guerra, usavam porretes, dardos e
bumerangues. Esses últimos serviam para jogos e para matar aves.
(...) Algumas tribos pintavam o corpo ou o decoravam.
(...) Hoje, os aborígines (...) continuam a
cumprir obrigações religiosas para com a terra, e os que moram em
vilarejos e cidades ainda sentem o vínculo com as terras e seu povo.
Fonte: SMITH, Kate Darian. Explorando a
Austrália. São Paulo: Ática, 1998, p.12-15.
·
Dê um título ao texto
·
Explique o que entendeu por aborígine.
·
Como viveu e vive essa população? Que elementos
revelam sua cultura?
·
Qual a importância dos aborígines para
a natureza?
·
Descubra onde vivem esses povos. Localize esse
lugar no mapa-múndi. Traga os dados para discutir com os colegas.
Texto 2 Título:__________________________________________________________
A Reserva do Piranha, no município de Manacapuru,
no Amazonas, mora um povo ribeirinho que utiliza os rios, a pesca, as matas, o
solo com muita responsabilidade, cuidado e carinho.
Os
170 moradores levam a vida no ritmo das águas que enchem os rios na época das
chuvas. As casas ficam flutuando sobre as águas dos rios amazônicos, revelando
a sabedoria desse povo ribeirinho que combina a forma de viver com a natureza.
As famílias vivem da caça da onça, jacaré,
capivara, anta e da pesca do pirarucu e tucunaré.
Os pais ensinam aos filhos que só devem pescar e
caçar o suficiente para comer e devem fiscalizar os rios e matas, impedindo que
invasores agridam a fauna e a flora do lugar.
Essa comunidade ribeirinha recebe ajuda, orientação
e proteção da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Piranha, por iniciativa
da prefeitura de Manacapuru, município que administra essa reserva ou área
protegida.
O objetivo da Reserva é
proteger as riquezas naturais da área e os diferentes ecossistemas promovendo o
desenvolvimento sustentável das comunidades locais, provendo um grande
potencial para pesquisa, ecoturismo e educação ambiental da população local.
Está inserido no Corredor da Amazônia Central e, por isso, é área de
conservação prioritária dentro do Projeto Nacional de Corredores
Ecológicos. Fonte: CAVALCANTI, Klester.O insólito pantanal amazônico.
Revista Caminhos da Terra, Ano 12, nº 130, fevereiro, 2003, p.24-35.
(Adaptação)
·
Dê um título ao texto
·
Identifique, no mapa do Brasil, o estado do
Amazonas. Em seguida, localize a Reserva do Piranha, no município de
Manacapuru.
·
Por que os habitantes do município de Manacapuru,
no Amazonas, são chamados de “povo ribeirinho”?
·
Investigue sobre a Reserva de Desenvolvimento
Sustentável do Piranha. Após a coleta dos dados argumente com os
colegas a necessidade de proteção, ajuda e orientação a esses povos
ribeirinhos.
Atividade de debate: participe do debate
sobre os textos:
·
Comparando o modo de vida do povo ribeirinho
do estado do Amazonas com os aborígines australianos,
identificando as semelhanças e diferenças.
·
Explicando como o modo de vida desses povos ajuda a
preservar a natureza.
·
Refletindo sobre a relação cultura e natureza: quem
preserva? Quem destrói?
Demarcando opinião
Leia o texto e
reflita, posicionando-se em relação à afirmativa:
“A presença de
pessoas em Unidades de Conservação foi um ponto
polêmico durante a construção da Lei do SNUC (Sistema Nacional de
Unidades de Conservação), discussão gerada pelas sobreposições entre unidades
de conservação e áreas tradicionalmente ocupadas por índios, ribeirinhos,
caiçaras, seringueiros, quilombolas entre outros grupos. (..) Essa relação
conflituosa levantou debates no Brasil sobre a possibilidade de se
criar novas categorias de áreas protegidas , capazes de compatibilizar a
conservação ambiental com o uso sustentável dos recursos naturais por
populações que nela habitam. Assim, foram criadas as categorias Reservas
Extrativas (Resex) e Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS),áreas
protegidas nas quais vivem os povos que dependem dos recursos dessas
regiões para seu sustento.” ALMANAQUE ABRIL SOCIOAMBIENTAL. SP:ISA, 2004,
p.222.
Atividade de autoavaliação
Elaborar um
verbete (texto explicativo) sobre a importância da preservação das
populações tradicionais no seu habitat. Solicite a participação da
professora de português.
Glossário:
Reserva de Desenvolvimento
sustentável:
é uma área natural que abriga populações tradicionais, cuja existência
baseia-se em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais,
desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais e
que desempenham um papel fundamental na proteção da natureza e na manutenção da
diversidade biológica. A Reserva de Desenvolvimento Sustentável é de domínio
público, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites devem ser,
quando necessário, desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei. O uso das
áreas ocupadas pelas populações tradicionais será regulado de acordo com o
disposto no art. 23 desta Lei e em regulamentação específica. A Reserva de
Desenvolvimento Sustentável será gerida por um Conselho Deliberativo, presidido
pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes
de órgãos públicos, de organizações da sociedade civil e das populações
tradicionais residentes na área, conforme se dispuser em regulamento e no ato
de criação da unidade.
Populações tradicionais: povos ou grupos que vivem
em situação de relativo isolamento em relação ao mundo ocidental capitalista,
Eles construíram formas de relacionamento com o meio em que vivem,
estabelecendo uma relação harmônica com a natureza; mantêm hábitos e valores,
saberes e práticas que preservam a natureza. São conhecidos de acordo com
suas práticas sociais, os caboclos, os caiçaras, os caipiras, os seringueiros,
as quebradeiras de coco, os ribeirinhos, os quilombolas, os babaçueiros.
Diferentemente dos índios são pequenos produtores familiares que cultivam
a terra e/ou praticam atividades extrativas como pesca, coleta,
caça, utilizando técnicas de exploração que não causam danos à natureza.
Sociedade sustentável: ocorrerá quando os povos
e os grupos sociais caminharem de forma integrada e solidária na concretização
da qualidade de vida com justiça social, construindo relações mais
saudáveis com o meio ambiente, não só pela perspectiva de
exploração de riquezas, mas também pela responsabilidade em relação à sua
conservação.
Natureza: está presente em todas as
paisagens da Terra. Um mundo de significados e formas transforma a
natureza em cultura, atribuindo-lhe sentidos e significados diversos, Para os
PCNs “a natureza não pode ser representada de forma mágica na evolução cultural
do homem. O regime dos rios, o mecanismo da chuva, a germinação de sementes e a
reprodução humana eram explicados pela intervenção das divindades. O avanço do
conhecimento não somente veio contribuir para a explicação racional desses
fenômenos, como também permitiu a sua apropriação pelos diferentes grupos
sociais. (..) A natureza tem seus mecanismos e leis que podem ser
estudados em sua regularidade e tempos próprios.” PCN. Geografia, 5ª à 8º,
p.60-62
Cultura: é a dimensão humana
constituída por componentes sociais, simbólicos e materiais. Ela é dinâmica,
evolui no tempo e se manifesta por meio de formas e processos espaciais. É,
também, inovadora de valores, de tipos de comportamentos, de técnicas de
intervenção na natureza que fazem dela esse conjunto mutável que
transforma natureza em cultura. Refere-se a novas formas de ver e viver
no planeta.
Pode ser concebida
como um conjunto de elementos do mundo humano civilizado representado por
práticas, valores, hábitos de uma dada população ou para qualificar
atributos relativos à instrução e aos conhecimentos detidos por alguém.
Aborígines australianos correspondem à população indígena australiana.
São os primeiros povos que alcançaram a Austrália provavelmente há cinquenta
mil anos embora não se tenha a certeza.
Fonte:http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42778&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s
Nenhum comentário:
Postar um comentário