quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Tópico
Território e territorialidade
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)

Observação: Ao final, há um glossário para melhor nortear o seu trabalho com os alunos.

Atividade 1 – Leitura  de texto e problematização:

Texto – As contradições no uso do território
A sociedade demarca novas e antigas paisagens caracterizadas, pelo desenraizamento e  pela exclusão. Seus atores são os sem teto, os refugiados, os camelôs, as gangues, as prostitutas, os doentes, os loucos, os pivetes, os mafiosos, os criminosos, os ladrões, representando os desterritorializados.

 Esses grupos que sobrevivem nas fronteiras da marginalidade  e articulam-se com os lugares, criam territorialidades clandestinas denominadas de reterritorialização.  Eles se espacializam nos guetos, na rua, nos becos, nos asilos, nos hospitais, nos presídios, nos clubes, nas sarjetas, praças numa relação conflitante com os outros usuários/incluídos no espaço.

A mobilidade e a flexibilidade dos desterritorializados envolvem o espaço e o tempo. O espaço diurno é preenchido pela movimentação do comércio, dos serviços, dos transportes e pelos transeuntes na rotina cotidiana do trabalho e das compras. O espaço noturno é ocupado por outros personagens que atuam na prostituição, em gangues, na mendicância  ou  na busca do lazer noturno em bares e cafés.  Assim, o fenômeno da desterritorialização possibilita a compreensão de novas territorialidades em processo de reterritorialização do lugar.

A paisagem excluída ganha visibilidade na desterritorialização dos acampamentos dos Sem Terra, no Brasil, dos refugiados balcânicos na Itália, dos desempregados africanos, na Espanha, nos acampamentos provisórios dos ruandeses na Tanzânia; dos palestinos, no Líbano; de curdos na Lituânia; dos refugiados sudaneses no Quênia.

1-Análise do texto:
Explicar o entendimento  de território e seu desdobramento em territorialidade, desterritorialidade e reteritorialidade. Exemplificar.

2- Inferir da leitura do texto a relação entre os excluídos na cidade e no campo.

3-Explicar como se dá a exclusão na cidade. Quais as consequências dessa segregação no  patrimônio arquitetônico, no planejamento urbano  e distribuição dos bens sociais públicos.

Atividade 2- Atividade de Problematização

·         Considerando a segregação que ocorre  no espaço urbano, questione por que os moradores empobrecidos das favelas e dos bairros populares metropolitanos estão presentes mais frequentemente nas associações comunitárias de base residencial e religiosa, ao mesmo tempo em que apresentam baixa participação nos sindicatos, associações profissionais e nos partidos políticos.
·         Buscar a resposta  entrevistando membros de Associações comunitárias dos bairros, sindicatos de trabalhadores, igrejas católicas e evangélicas, Câmara de Vereadores.
·         Tratar os dados em sala de aula. Organizar tabelas, quadros e gráficos.  Interpretar o material organizado.
·         Avaliar o papel das Associações comunitárias e o do Orçamento Participativo.
·         Organizar os dados no mural.

Atividade 3- Atividade de Educação patrimonial e ambiental.

·         Selecionar um espaço da cidade  ocupado por mendigos, crianças de rua  e caracterizado por abandono público que foi revitalizada. Discutir o local com os alunos.
·         Apresentar exemplos pelo Brasil e o mundo onde houve revitalização e os moradores de rua  foram expulsos,  eliminando-se a violência e gerando outras relações produtivas no local. . EX: Pelourinho (BA), centro histórico do Rio de Janeiro, SP, BH, Recife e outros.
·         Apresentar consultas em sites que revelam grupos de pessoas que se  uniram  em trabalhos comunitários em favelas resgatando o ambiente e a cidadania.
·         Realçar exemplos como a Timbalada que emerge de bairro pobre e passa a conhecimento nacional/internacional.
·         Grupo vocal-percussivo criado no bairro de Candeal, em Salvador, no fim da década de 80, teve como mentor, diretor, organizador e divulgador o músico Carlinhos Brown. Caracterizado pela batida dos timbales (tambores de madeira e fibra sintética, antes restritos aos terreiros de candomblé), o grupo criou um ritmo diferente, com acentuada influência africana. O lado estético é também muito marcado, e os timbaleiros, como são chamados seus integrantes, apresentam grande preocupação com o visual, que inclui corpos pintados com motivos tribais. A Timbalada começou com integrantes da banda Vai Quem Vem, e, além dos timbales, usava outros materiais percussivos, como latas, baldes e panelas. Os primeiros ensaios ocorreram em 1989, logo chamando a atenção de turistas e da mídia. O primeiro disco, "Timbalada", foi lançado em 1993, com sucessos como "Beija-flor" e "Canto pro Mar". Em seguida vieram mais seis álbuns, além de shows em todo o Brasil e no exterior. Além dos cinco vocalistas (Ninha, Denny, Amanda Santiago, Juju Gomes e Akira Takakura), a Timbalada conta com um grande grupo de percussionistas que se alterna nas apresentações.
·         Avaliar o papel das organizações comunitárias no desenvolvimento da cidadania.

Atividade 4- Atividade de trilha urbana
·         Planejar trilha urbana visando a “olhar” o território  no seu processo de exclusão

Planejamento:
·         Combinados sobre a saída, a data, o local, o horário, o comportamento e a vivência local dos usuários.

·         Demarcar os pontos de observação.

·         Discutir o  que observar:
ü  As possíveis desterritorialidades no espaço visitado;
ü   As revitalizações decorrentes das políticas patrimoniais.
ü   A desorganização do espaço: trânsito, comércio ilegal,  mendicância, outros.
ü   Os sinais de violência e agressão ao arranjo urbano: pichações, equipamentos urbanos destruídos.

·         Selecionar os grupos que vão mapear,  tomar fotos, entrevistar e observar  o espaço de violência,  o trânsito desorganizado, o comércio ilegal, a mendicância, os Sem Teto.

·         Tratamento dos dados  em sala de aula:
ü  Organização dos grupos para discutir, selecionar, legendar, registrar, analisar e organizar a síntese do percurso para a apresentação.

·         Problematizar:
ü  Os tipos de inclusão e exclusão/  Avaliar a relação de uso do espaço urbano  para os desterritorializados. O que perdem ou ganham com a revitalização?
ü  O significado de área revitalizada e o reuso do patrimônio.

·         Organização de postais com as fotos sobre a área visitada, analisando a desterritorialidade X revitalização.

·         Avaliar as atividades realizadas  considerando as aprendizagens sobre o significado contextualizado de território, desterritorialidade e reterritorialidade, no espaço de vivência.

·         Montar o mural com os postais criados, fotos, textos, músicas, e outros materiais coletados. Divulgar a montagem na escola e na comunidade.

Glossário:
Territorialidade: Correlação de forças espacialmente delimitada e operando sobre uma área geográfica específica. Constitui-se em diversas formas de apropriação do território por grupos sociais que vão de vendedores ambulantes num determinado espaço urbano a territórios de contravenção como o tráfico de drogas.
Fronteiras: limite territorial de um Estado e do exercício do poder territorial. Na representação simbólica do território pode estar significando as delimitações espaciais da segregação/discriminação, das resistências, dos valores, das identidades.
Desterritorializados: trata-se grupos sociais ou indivíduos que se encontram marginalizados do processo socioeconômico/cultural/político. Estão desenraizados no lugar em que vivem, sem pátria, sem terra, sem casa. Isto não significa ausência de luta e conquistas. Veja o exemplo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras.
Reterritorializados: são os grupos sociais ou indivíduos que tentam, lutam, buscam desesperadamente conquistar e dominar um espaço/lugar onde possam recriar sua identidade. Isso acontece quando se conquista um território ocorrendo a organização social, econômica, cultural e política dos indivíduos ou   grupos que exercem seu domínio.


Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42785&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s

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