quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Tópico
Globalização
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)

Observação: Ao final, há um glossário para melhor nortear o seu trabalho com os alunos.

Antecede a este roteiro (RA) a leitura e planejamento das atividades propostas na Orientação Pedagógica referente a este tópico. Dentre as propostas ressalta-se a trilha urbana no espaço de vivência. Pretendemos transformá-la em roteiro para que os alunos tenham maior visibilidade das novas formas espaciais e territoriais da globalização na paisagem urbana. Por um lado esse novo olhar global resgata a memória por meio do patrimônio e revitaliza-o, por outro transforma tudo em espaço de consumo. Cria novos serviços e comércio, mas encolhe o trabalho. Moderniza os transportes, vias de circulação, infraestrutura urbana, serviços de cultura,  mas exclui os pobres.  Planeje com seu aluno o estudo do comércio no lugar de vivência comparando-o com outras escalas nacional/global.    

Roteiro - O  comércio no processo de globalização

Primeiro momento

Atividade diagnóstica
·         Discussão no grupo e classificação em tabela:
ü  Onde compramos (bairro, centro, shopping, mercados, armazéns, lojinhas, outros);
ü  Os produtos que usamos no cotidiano (limpeza, higiene, alimentação, vestuário, trabalho, estudo, transporte, outros);
ü  Tipo de comércio que frequentamos - sofisticado, simples: tipo de loja, tipo de produto, qualidade, preço,  origem do produto ( campo, cidade, metrópole, outros países). 
ü  Produção de um texto-síntese sobre o comércio e o consumo dos colegas da sala.

Segundo momento
·         Atividade mediada pelo/a professor/a na biblioteca ou laboratório de informática

ü  Organização de um banco de dados sobre as fontes comerciais:  propagandas e rótulos de produtos diversos, ilustrações, textos,  encarte ou cadernos de oferta de empregos.

·         Discussão no grupão:

ü  Aprofundar conceitos sobre: ISO,  shopping, exportação, importação,  transnacional, multinacional,  comércio interno/externo, 
ü  Apresentação do conceito de comércio através dos dados investigados.
ü  Classificar dos tipos de comércio mais utilizados pelos habitantes das cidades,  considerando o  consumo  diário e  temporário;  os mais sofisticados e os  triviais de acesso restrito e outros que achar necessário classificar. 
ü  Discutir no grupo: As  mudanças no comércio  e a ampliação do consumo?
ü  O crescimento do mercado interno e suas consequências. Esse comércio interno cresceu?  Transnacionalizou-se?
ü  A expansão das exportações entrou em choque com o protecionismo? A mundialização da economia criou uma lógica de mundo cada vez mais consumista?  
ü  Que lugares, regiões, países  desenvolveram mais largamente o comércio interno e externo? Esses países e regiões fortaleceram suas economias? Criaram áreas de influência? Passaram a dominar o comércio internacional? Por que tudo isso aconteceu?
ü  Os fluxos da globalização do comércio estão presentes em sua cidade e no Brasil?
ü  Como você identifica esses fluxos no mundo?
ü  A globalização no comércio provocou  uma homogeneização e massificação no  consumo de produtos? Os produtos são parecidos em todos os lugares?
ü  Há emprego para todos? O que aconteceu com o emprego?
ü  Organizar um texto geográfico utilizando as questões debatidas. Questionar  a globalização do comércio, o consumo e as formas de seduzir o consumidor. O que isso significa para o Planeta Terra? Quais as possibilidades para alterar esse processo consumista?

·         TRILHA URBANA  – Visitando um espaço do comércio: o shopping

ü  Escolher um shopping (sofisticado ou popular) para investigar e refletir sobre o que foi discutido em sala de aula:

ü  Característica  do comércio:
ü  Tipos de lojas e os produtos;
ü  Tipos de mercadorias e a origem;
ü  Qualidade/sofisticação/superficialidade/utilidade dos produtos;
ü  Tipo de consumidor;
ü  Marketing usado para seduzir;
ü  Tipos de serviços que qualificam o comércio;
ü  Lojas com maior número de compradores/consumidores.
ü  As mudanças ocorridas no comércio da cidade a partir da última década do século XX. 

Combinados para o trabalho de campo
·         Planejamento do percurso no local  e as formas de registro.
·         Organização  dos dados coletados - Em grupo
§  Apresentar as descobertas, trocando informações e observações.
§  Elaborar  legendas das fotos, usando os registros das observações.
§  Reorganizar o croqui do local, incluindo outros “olhares” sobre o espaço visitado:
§  Discriminar os impactos e as soluções sobre o uso do espaço: as condições de trabalho, o número de veículos, o consumo de energia, etc.

Apresentação dos resultados numa mostra.

Glossário:
Cartão de crédito: documento criado no mundo capitalista  para facilitar o consumo. O uso do cartão facilita  o crédito e estimula o consumo.

Economia mundo: a empresa transnacional rompeu as fronteiras nacionais e estabeleceu  uma relação de interdependência econômica  com raízes muito profundas, inaugurando a denominada economia mundo que são milhares de corporações transnacionais atuando no mundo e controlando suas empresas subsidiárias. Corresponde aproximadamente 1/3 do comércio internacional.

Interdependência: no sistema globalizado os meios de comunicação e a economia envolvem a interdependência. Os países são dependentes uns dos outros, pois os governos nacionais  não conseguem resolver individualmente seus principais problemas econômicos, sociais ou ambientais.
Geografia do consumo: estudo da relação da sociedade com o mundo das mercadorias de primeira necessidade e  os supérfluos, que circulam no circuito mundial do consumo.

Globalização: Fenômeno que consiste em múltiplas e rápidas interações entre indivíduos e empresas, ONG e Estados, facilitado pelas novas tecnologias, gerando novas realidades e alterando o curso do processo civilizatório mundial. Processo típico do final do século XX que mudou a vida social e cultural nos diversos países do mundo, sendo cada vez mais afetado  pelas influências internacionais políticas e econômicas.

ISO: são certificados dos sistemas de qualidade dos produtos. O ISO (International Organization for Standardization) é o colaborador maior do mundo dos padrões. Embora a atividade principal do ISO seja o desenvolvimento de padrões técnicos, os padrões de ISO têm também, repercussões econômicas e sociais importantes. Os padrões fazem uma diferença positiva, não apenas dos coordenadores e fabricantes para quem resolvem problemas básicos da produção e a distribuição, mas à sociedade no todo. Os padrões de ISO contribuem para fazer o desenvolvimento, para a fonte de produtos e de serviços mais eficientes, mais seguros e mais limpos. Fazem o comércio entre países mais fácil e favorável. Fornecem aos governos com uma base técnica para a saúde, a segurança e a legislação ambiental. Ajudam na tecnologia transferindo aos países os padrões de ISO que servem também para os proteger consumidores e usuários no general, dos produtos e dos serviços.

Mundialização: ou globalização é o crescimento da interdependência de todos os povos  e países da superfície terrestre. Um dos seus aspectos mais importante é a expansão das indústrias multinacionais ( bancos, indústrias, empresas de transporte ou comunicação) que passam a ter filiais em vários países do mundo.
Capitalismo de mercado: voltado para a fabricação de produtos comercializáveis, denominados mercadorias, com objetivo de obter lucro. Este sistema está baseado na propriedade privada dos meios de produção, ou seja, todos os utensílios, ferramentas, matérias-primas e edificações utilizadas na produção pertencem a alguns indivíduos.

Shopping center: organização de estabelecimentos em um mesmo espaço reunindo múltiplas atividades de comércio e serviços. Possui inúmeras lojas de departamento ( lojas-âncoras), praças de alimentação, banco, butiques, supermercado e outros. Possui uma localização privilegiada atendendo à população mais abastada e exigente, há  facilidade de estacionamento e segurança além de possuir todo tipo de comércio generalizado e sofisticado. Sua ocupação traz impacto local no trânsito, na circulação de pessoas e na especulação urbana. De modo geral, atrai edifícios, estabelecimentos comerciais e serviços de todo tipo. Há, também, os populares nos bairros periféricos das metrópoles ou no centro da cidade que atendem à população de baixa renda.

Sociedade do desperdício: está relacionada ao poder aquisitivo do indivíduo, a compulsão da sociedade consumista pelas compras e, sobretudo a um modo de vida ou atitude diante dos bens da natureza. 

Terceirização: processo utilizado pelas empresas, que consiste em repassar a terceiros – outras empresas ou profissionais autônomos -  a produção de algum bem ou serviço ou a execução de tarefas que antes eram realizadas na própria empresa. A finalidade da terceirização é reduzir os custos operacionais, geralmente com mão-de-obra, e assim, aumentar os lucros.

Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42789&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s



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