Tópico
Globalização
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)
Observação: Ao final, há um glossário para
melhor nortear o seu trabalho com os alunos.
Antecede a este
roteiro (RA) a leitura e planejamento das atividades propostas na Orientação
Pedagógica referente a este tópico. Dentre as propostas ressalta-se a trilha
urbana no espaço de vivência. Pretendemos transformá-la em roteiro
para que os alunos tenham maior visibilidade das novas formas espaciais e
territoriais da globalização na paisagem urbana. Por um lado esse novo olhar
global resgata a memória por meio do patrimônio e revitaliza-o, por outro
transforma tudo em espaço de consumo. Cria novos serviços e comércio, mas
encolhe o trabalho. Moderniza os transportes, vias de circulação,
infraestrutura urbana, serviços de cultura, mas exclui os
pobres. Planeje com seu aluno o estudo do comércio no lugar de
vivência comparando-o com outras escalas
nacional/global.
Roteiro - O comércio no processo de
globalização
Primeiro momento
Atividade diagnóstica
·
Discussão no grupo e classificação em tabela:
ü
Onde compramos (bairro, centro, shopping, mercados,
armazéns, lojinhas, outros);
ü
Os produtos que usamos no cotidiano (limpeza,
higiene, alimentação, vestuário, trabalho, estudo, transporte, outros);
ü
Tipo de comércio que frequentamos - sofisticado,
simples: tipo de loja, tipo de produto, qualidade,
preço, origem do produto ( campo, cidade, metrópole, outros
países).
ü
Produção de um texto-síntese sobre o comércio e o
consumo dos colegas da sala.
Segundo momento
·
Atividade mediada pelo/a professor/a na biblioteca
ou laboratório de informática
ü
Organização de um banco de dados sobre as fontes
comerciais: propagandas e rótulos de produtos
diversos, ilustrações, textos, encarte ou cadernos de oferta de
empregos.
·
Discussão no grupão:
ü
Aprofundar conceitos
sobre: ISO, shopping,
exportação, importação, transnacional,
multinacional, comércio interno/externo,
ü
Apresentação do conceito de comércio através dos
dados investigados.
ü
Classificar dos tipos de comércio mais utilizados
pelos habitantes das cidades, considerando
o consumo diário e temporário; os
mais sofisticados e os triviais de acesso restrito e outros que
achar necessário classificar.
ü
Discutir no grupo: As mudanças no
comércio e a ampliação do consumo?
ü
O crescimento do mercado interno e suas
consequências. Esse comércio interno cresceu? Transnacionalizou-se?
ü
A expansão das exportações entrou em choque com o
protecionismo? A mundialização da economia criou uma lógica de mundo cada vez
mais consumista?
ü
Que lugares, regiões,
países desenvolveram mais largamente o comércio interno e externo?
Esses países e regiões fortaleceram suas economias? Criaram áreas de
influência? Passaram a dominar o comércio internacional? Por que tudo isso
aconteceu?
ü
Os fluxos da globalização do comércio estão
presentes em sua cidade e no Brasil?
ü
Como você identifica esses fluxos no mundo?
ü
A globalização no comércio provocou uma
homogeneização e massificação no consumo de produtos? Os produtos
são parecidos em todos os lugares?
ü
Há emprego para todos? O que aconteceu com o
emprego?
ü
Organizar um texto geográfico utilizando as
questões debatidas. Questionar a globalização do
comércio, o consumo e as formas de seduzir o consumidor. O que isso significa
para o Planeta Terra? Quais as possibilidades para alterar esse processo
consumista?
·
TRILHA URBANA – Visitando um espaço do
comércio: o shopping
ü
Escolher um shopping (sofisticado ou popular) para
investigar e refletir sobre o que foi discutido em sala de aula:
ü
Característica do comércio:
ü
Tipos de lojas e os produtos;
ü
Tipos de mercadorias e a origem;
ü
Qualidade/sofisticação/superficialidade/utilidade
dos produtos;
ü
Tipo de consumidor;
ü
Marketing usado para seduzir;
ü
Tipos de serviços que qualificam o comércio;
ü
Lojas com maior número de compradores/consumidores.
ü
As mudanças ocorridas no comércio da cidade a
partir da última década do século XX.
Combinados para o
trabalho de campo
·
Planejamento do percurso no local e as
formas de registro.
·
Organização dos dados coletados - Em
grupo
§ Apresentar as
descobertas, trocando informações e observações.
§ Elaborar legendas
das fotos, usando os registros das observações.
§ Reorganizar o croqui do
local, incluindo outros “olhares” sobre o espaço visitado:
§ Discriminar os impactos
e as soluções sobre o uso do espaço: as condições de trabalho, o número de
veículos, o consumo de energia, etc.
Apresentação dos
resultados numa mostra.
Glossário:
Cartão de crédito: documento criado no mundo capitalista para
facilitar o consumo. O uso do cartão facilita o crédito e estimula o
consumo.
Economia mundo: a empresa transnacional rompeu as fronteiras
nacionais e estabeleceu uma relação de interdependência econômica
com raízes muito profundas, inaugurando a denominada economia mundo que são
milhares de corporações transnacionais atuando no mundo e controlando suas
empresas subsidiárias. Corresponde aproximadamente 1/3 do comércio
internacional.
Interdependência: no sistema globalizado os meios de comunicação e
a economia envolvem a interdependência. Os países são dependentes uns dos
outros, pois os governos nacionais não conseguem resolver individualmente
seus principais problemas econômicos, sociais ou ambientais.
Geografia do consumo: estudo da relação da
sociedade com o mundo das mercadorias de primeira necessidade e os
supérfluos, que circulam no circuito mundial do consumo.
Globalização: Fenômeno que consiste em
múltiplas e rápidas interações entre indivíduos e empresas, ONG e Estados,
facilitado pelas novas tecnologias, gerando novas realidades e alterando o
curso do processo civilizatório mundial. Processo típico do final do século XX
que mudou a vida social e cultural nos diversos países do mundo, sendo cada vez
mais afetado pelas influências internacionais políticas e econômicas.
ISO: são certificados dos
sistemas de qualidade dos produtos. O ISO (International Organization for
Standardization) é o colaborador maior do mundo dos padrões. Embora a atividade
principal do ISO seja o desenvolvimento de padrões técnicos, os padrões de ISO
têm também, repercussões econômicas e sociais importantes. Os padrões fazem uma
diferença positiva, não apenas dos coordenadores e fabricantes para quem
resolvem problemas básicos da produção e a distribuição, mas à sociedade no
todo. Os padrões de ISO contribuem para fazer o desenvolvimento, para a fonte
de produtos e de serviços mais eficientes, mais seguros e mais limpos. Fazem o
comércio entre países mais fácil e favorável. Fornecem aos governos com uma
base técnica para a saúde, a segurança e a legislação ambiental. Ajudam na
tecnologia transferindo aos países os padrões de ISO que servem também para os
proteger consumidores e usuários no general, dos produtos e dos serviços.
Mundialização: ou globalização é o
crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície
terrestre. Um dos seus aspectos mais importante é a expansão das indústrias
multinacionais ( bancos, indústrias, empresas de transporte ou comunicação) que
passam a ter filiais em vários países do mundo.
Capitalismo de mercado:
voltado para a fabricação de produtos comercializáveis, denominados
mercadorias, com objetivo de obter lucro. Este sistema está baseado na
propriedade privada dos meios de produção, ou seja, todos os utensílios,
ferramentas, matérias-primas e edificações utilizadas na produção pertencem a
alguns indivíduos.
Shopping center: organização de
estabelecimentos em um mesmo espaço reunindo múltiplas atividades de comércio e
serviços. Possui inúmeras lojas de departamento ( lojas-âncoras), praças de
alimentação, banco, butiques, supermercado e outros. Possui uma localização
privilegiada atendendo à população mais abastada e exigente, há
facilidade de estacionamento e segurança além de possuir todo tipo de comércio
generalizado e sofisticado. Sua ocupação traz impacto local no trânsito, na
circulação de pessoas e na especulação urbana. De modo geral, atrai edifícios,
estabelecimentos comerciais e serviços de todo tipo. Há, também, os populares
nos bairros periféricos das metrópoles ou no centro da cidade que atendem à
população de baixa renda.
Sociedade do desperdício: está relacionada ao poder
aquisitivo do indivíduo, a compulsão da sociedade consumista pelas compras e,
sobretudo a um modo de vida ou atitude diante dos bens da natureza.
Terceirização: processo utilizado pelas
empresas, que consiste em repassar a terceiros – outras empresas ou
profissionais autônomos - a produção de algum bem ou serviço ou a
execução de tarefas que antes eram realizadas na própria empresa. A finalidade
da terceirização é reduzir os custos operacionais, geralmente com mão-de-obra,
e assim, aumentar os lucros.
Fonte: http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42789&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s
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