Tópico
Patrimônio
e Ambiente
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)
Observação: Ao final, há um glossário para
melhor nortear o seu trabalho com os alunos.
Para discutir esse tópico sugerimos, num primeiro
momento, o retorno à leitura da Orientação Pedagógica referente a esse tópico.
Ela traz contribuições significativas sobre como selecionar e explorar
textos e leitura crítica sobre o patrimônio urbano e rural. Propõe
estratégias interessantes sobre a discussão da paisagem patrimonial de
vivência. Sugere entrevista com representante das políticas municipais de
resguardo do patrimônio. Aponta possibilidades de leitura de linguagem de
tirinha para analisar a educação patrimonial.
Numa etapa posterior, sugerimos a estratégia da
trilha urbana. Ela permite desenvolver competências relacionadas à
observação da paisagem urbana e a referência do patrimônio e sua localização
original - o centro da cidade. Dessa forma possibilita discutir e aprofundar a
educação patrimonial.
Esta sequência didática deve ocorrer após o
desenvolvimento das atividades propostas na Orientação Pedagógica do tópico no
CRV.
Propomos:
1- Problematização:
A partir do banco de dados do professor proponha as
seguintes questões para os alunos:
·
O que a turma entende por patrimônio?
·
O que é considerado patrimônio cultural?
·
O que significa preservar? Por que é importante a preservação
do patrimônio?
·
Quais são os benefícios de sua preservação?
·
O que é reconhecido como patrimônio cultural
no espaço de vivência?
·
Onde se localizam?
·
Como tem sido a relação da comunidade do espaço de
vivência com o seu patrimônio cultural?
·
Que tipos de impactos ambientais existem no espaço
de vivência que trazem prejuízo à preservação do patrimônio cultural e à
qualidade de vida da população?
·
Quem cuida da proteção do patrimônio cultural? Quem
decide, e com qual critério, o que deve ser preservado como patrimônio
cultural?
2- Registro
coletivo dos saberes da turma em cartaz, mural ou texto.
Esse registro é a referência essencial para a
continuidade do trabalho.
3-Trilha urbana
para reconhecimento do arranjo patrimonial ao centro da cidade.
Combinados: visitar o lugar da trilha para
reconhecimento, leitura da paisagem e estudo do lugar. Levantar problemas e
discutir com os alunos.
·
Estabelecer os combinados com a turma: local da
visita, data, horário de saída e chegada, autorização dos pais (se menores),
divisão das tarefas de registro por grupos:
Grupo 1 – Registro
fotográfico
Grupo 2 -
Registro das paradas nas edificações dos bens patrimoniais; estado
de conservação dos patrimônios; uso/consumo pela comunidade local e
turistas.
Grupo 3 – Registro em
croqui, ou seja, desenhar a disposição dos bens patrimoniais no centro da
cidade.
Grupo 4 - Registro
das entrevistas (planejadas previamente) a moradores, transeuntes,
comerciantes, vendedores ambulantes, guardas, outros.
Procedimentos para
interpretar o lugar:
·
Observar as edificações do centro da cidade;
·
Identificar os bens patrimoniais e as
manifestações culturais;
·
Problematizar o contexto histórico dos bens
patrimoniais ( o que são, quando se tornaram e por que são considerados assim);
·
Avaliar seu estado de conservação.
Organização dos
dados
·
Montar os grupos para trabalhar os dados
coletados.
·
Discutir os registros e compará-los com outros
dados coletados em fontes diferentes como Arquivo público, jornais, livros,
museus, prefeitura.
·
Elaborar sínteses que permitam a compreensão do
lugar visitado.
·
Levantar problemas como: o que está ameaçado pelo
uso cotidiano, pelo descuido das políticas públicas, pelo vandalismo, pela
falta de informação, pelo tempo de existência. O que foi
substituído e o que foi tombado. Rever o centro da sede do município em suas
permanências e mudanças. Refletir sobre o papel do Plano Diretor na
revitalização do centro da cidade através das restaurações. Quais são as
edificações restauradas? Qual seu uso? Que função exerce o centro? Que memória
guarda? Por que deve ser preservado? Que outras edificações sugeririam o
tombamento? Por quê? Como deveria ser usado?
·
Apresentar no coletivo.
·
Inserir os dados na planta do município, utilizando
lápis de cor, caneta hidrocor para elaborar legenda e fotos tomadas no
local. Organizar os dados de forma estilizada e criativamente.
Produção de um
folder ou guia turístico
Visando a orientar aos visitantes, turistas,
população local sobre o patrimônio do centro da cidade, sugira aos alunos que
construam um guia turístico contendo:
·
Os patrimônios da cidade e sua memória;
·
Os locais de visitação e horário;
·
As formas de usá-los sem risco de degradação;
·
A importância de conhecer para valorizar e
proteger.
·
Siga modelo de guias turísticos e de folders que
são fornecidos em agências de turismo. Para o guia deve-se usar a planta da
cidade na escala grande, reduzindo-a.
Lembre-se:
Embora essencial, não é só o Plano Diretor que
resolverá os problemas dos impactos ambientais e a defesa e proteção do
patrimônio, pois é preciso contar com equipes competentes que mantenham um
diálogo permanente com a comunidade, o setor privado, as ONGs e as
instâncias públicas que cuidam do patrimônio (IPHAN e IEPHA), além da UNESCO.
É preciso prestar atenção aos bens
patrimoniais do espaço vivido. Aprender a valorizar o legado
cultural e histórico deixado de herança por nossos antepassados. É
preciso conhecer para valorizar e valorizar para proteger. Esse é o melhor
caminho para aprender a gostar e conservar a cidade. Solicitar parceria
das disciplinas de História e Artes.
Glossário:
Patrimônio: O significado é amplo,
podendo referir-se a “herança paterna; bens de família; riqueza (patrimônio
moral, intelectual cultural); complexo de bens, materiais ou não, direitos,
ações posse e tudo o mais que pertence a uma pessoa ou empresa e seja suscetível
de apreciação econômica; a parte jurídica e material da azienda”. (Aurélio) No
contexto tratado neste tópico, patrimônio significa riqueza cultural. A
dimensão cultural se refere ao patrimônio histórico (material e
imaterial) e ao ecológico.
Impactos ambientais na
cidade:
Resultam da atividade industrial e da queima de combustíveis fósseis por meio
de veículos automotores que poluem o ar e provocam chuva ácida danificando o
patrimônio. Há, também, os gerados pela intensa transformação da natureza.
IEPHA: Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico: Criado em 1971, em MG. Ligado ao
Ministério da Cultura tem como função o registro, preservação e proteção do
patrimônio cultural do estado.
IPHAN: Patrimônio Histórico e
Artístico Nacional – organização institucional com instrumentos legais
para preservação do patrimônio. Criado em 1932, existe em cada estado da
federação.
Fonte:http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42774&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s
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