quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Tópico
Patrimônio e Ambiente
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)

Observação: Ao final, há um glossário para melhor nortear o seu trabalho com os alunos.

Para discutir esse tópico sugerimos, num primeiro momento, o retorno à leitura da Orientação Pedagógica referente a esse tópico. Ela traz contribuições significativas sobre como selecionar e explorar textos  e leitura crítica sobre o patrimônio urbano e rural. Propõe estratégias interessantes sobre a discussão da paisagem patrimonial  de vivência. Sugere entrevista com representante das políticas municipais de resguardo do patrimônio. Aponta possibilidades de leitura de linguagem de tirinha para analisar a educação patrimonial.
Numa etapa posterior, sugerimos a estratégia da trilha urbana.  Ela permite desenvolver competências relacionadas à observação da paisagem urbana e a referência do patrimônio e sua localização original - o centro da cidade. Dessa forma possibilita discutir e aprofundar a educação patrimonial.
Esta  sequência didática deve ocorrer após o desenvolvimento das atividades propostas na Orientação Pedagógica do tópico no CRV.

Propomos:

1- Problematização:
A partir do banco de dados do professor proponha as seguintes questões para os alunos:
·         O que a turma entende por patrimônio?
·         O que é considerado patrimônio cultural?
·         O que significa preservar? Por que é importante a preservação do patrimônio?
·         Quais são os benefícios de sua preservação?
·         O que é reconhecido como  patrimônio cultural no espaço de vivência?
·         Onde se localizam?
·         Como tem sido a relação da comunidade do espaço de vivência com o seu patrimônio cultural?
·         Que tipos de impactos ambientais existem no espaço de vivência que trazem prejuízo à preservação do patrimônio cultural e à qualidade de vida da população?
·         Quem cuida da proteção do patrimônio cultural? Quem decide, e com qual critério, o que deve ser preservado como patrimônio cultural?

2- Registro coletivo dos saberes da turma em cartaz, mural ou texto.
Esse registro é a  referência essencial para a continuidade do trabalho.

3-Trilha urbana para reconhecimento do arranjo patrimonial ao centro da cidade.
Combinados: visitar o lugar da trilha para reconhecimento, leitura da paisagem e estudo do lugar. Levantar problemas e discutir com os alunos.

·         Estabelecer os combinados com a turma: local da visita, data, horário de saída e chegada, autorização dos pais (se menores), divisão das tarefas de registro por grupos:

Grupo 1 – Registro fotográfico

Grupo 2 -  Registro  das paradas nas  edificações dos bens patrimoniais; estado de conservação dos patrimônios;  uso/consumo pela comunidade local e  turistas.

Grupo 3 – Registro em croqui, ou seja, desenhar a disposição dos bens patrimoniais no centro da cidade.

Grupo 4 -  Registro das entrevistas (planejadas previamente) a moradores, transeuntes, comerciantes, vendedores ambulantes, guardas, outros.

Procedimentos para interpretar o lugar:
·         Observar as edificações do centro da cidade;
·         Identificar os bens patrimoniais  e as manifestações culturais;
·         Problematizar o contexto histórico  dos bens patrimoniais ( o que são, quando se tornaram e por que são considerados assim);
·         Avaliar seu estado de conservação.

Organização dos dados
·         Montar os grupos  para trabalhar os dados coletados.

·         Discutir os registros e compará-los com outros dados coletados em fontes diferentes como Arquivo público, jornais, livros, museus, prefeitura.

·         Elaborar sínteses que permitam a compreensão do lugar visitado.

·         Levantar problemas como: o que está ameaçado pelo uso cotidiano, pelo descuido das políticas públicas, pelo vandalismo, pela falta de informação, pelo tempo de existência. O   que foi substituído e o que foi tombado. Rever o centro da sede do município em suas permanências e mudanças. Refletir sobre o papel do Plano Diretor na revitalização do centro da cidade através das restaurações. Quais são as edificações restauradas? Qual seu uso? Que função exerce o centro? Que memória guarda? Por que deve ser  preservado? Que outras edificações sugeririam o tombamento? Por quê? Como deveria ser usado?

·         Apresentar no coletivo.

·         Inserir os dados na planta do município, utilizando lápis de cor, caneta hidrocor para elaborar legenda e  fotos tomadas no local. Organizar os dados de forma estilizada  e criativamente.

Produção de um folder ou guia turístico
Visando a orientar aos visitantes, turistas, população local sobre o patrimônio do centro da cidade, sugira aos alunos que construam um guia turístico contendo:

·         Os patrimônios da cidade e sua memória;
·         Os locais de visitação e horário;
·         As formas de usá-los sem risco de degradação;
·         A importância de conhecer para valorizar e proteger.
·         Siga modelo de guias turísticos e de folders que são fornecidos em agências de turismo. Para o guia deve-se usar a planta da cidade na escala grande, reduzindo-a.

Lembre-se:
Embora essencial, não é só o Plano Diretor que resolverá os problemas dos impactos ambientais e a defesa e proteção do patrimônio, pois é preciso contar com equipes competentes que mantenham um diálogo permanente com a comunidade, o setor privado, as ONGs e  as instâncias públicas que cuidam do patrimônio (IPHAN e IEPHA), além da UNESCO.
É  preciso prestar atenção aos bens patrimoniais  do espaço vivido. Aprender a valorizar  o legado cultural  e histórico deixado de herança por nossos antepassados. É preciso conhecer para valorizar  e valorizar para proteger. Esse é o melhor caminho  para aprender a gostar e conservar a cidade. Solicitar parceria das disciplinas de História e Artes.

Glossário:
Patrimônio: O significado é amplo, podendo referir-se a “herança paterna; bens de família; riqueza (patrimônio moral, intelectual cultural); complexo de bens, materiais ou não, direitos, ações posse e tudo o mais que pertence a uma pessoa ou empresa e seja suscetível de apreciação econômica; a parte jurídica e material da azienda”. (Aurélio) No contexto tratado neste tópico, patrimônio significa riqueza cultural. A dimensão cultural se refere ao patrimônio  histórico (material e imaterial) e ao ecológico.

Impactos ambientais na cidade: Resultam da atividade industrial e da queima de combustíveis fósseis por meio de veículos automotores que poluem o ar e provocam chuva ácida danificando o patrimônio. Há, também, os gerados pela intensa transformação da natureza.

IEPHA: Instituto do Patrimônio  Histórico e Artístico: Criado em 1971, em MG. Ligado ao Ministério da Cultura tem como função o registro, preservação e proteção do patrimônio cultural do estado. 

IPHAN: Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – organização institucional  com instrumentos legais para preservação do patrimônio. Criado em 1932, existe em cada estado da federação.


Fonte:http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42774&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s

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