quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Tópico 
Turismo
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)
Descobrindo as possibilidades de um turismo sustentável no município
Observação: Ao final, há um glossário para melhor nortear o seu trabalho com os alunos.

Na atualidade, as viagens são motivadas pelo gosto de conhecer e de fruir os patrimônios culturais e ambientais que revelam a diversidade cultural dos povos e da natureza. Elas se relacionam ao lazer, à ocupação do tempo livre aos negócios e participação em eventos. As viagens turísticas vêm se firmando como estilo de vida de um número cada vez maior de pessoas. Para descobrir como isso ocorre na espacialidade do Brasil, sugerimos a realização das atividades propostas na Orientação Pedagógica do tópico Turismo, eixo temático 2.
Dando continuidade à construção do conceito desse tópico, propomos o roteiro de atividades sobre o turismo local, ou seja, no município e na cidade sede. As sequências didáticas propostas são:

1- ELABORANDO  UM DIAGNÓSTICO TURÍSTICO DO ESPAÇO DE VIVÊNCIA
Para  descobrir  no espaço de vivência do município a relação das pessoas com o lazer e o turismo, os alunos devem se informar sobre questões básicas como:
a) a  integração do município  ao PNMT (Política Nacional de Turismo); 
b) a possível estrutura turística do lugar;
c) os atrativos turísticos que esse lugar possui.
Para conhecer o espaço de lazer e de turismo do município a turma deve identificá-los na planta da cidade e no mapa do município, além de consultar na prefeitura, o potencial e a segregação  do turismo e lazer local, no uso e consumo.

Primeiro momento
Identificação de dados sobre o lazer e o turismo na planta da cidade e mapa do município:
1.Identificar e localizar  no mapa do município os  patrimônios naturais da  localidade de vivência da turma:

·         Cachoeiras, lagoas, praias, ilhas, parques estaduais/nacionais, horto florestal, grutas, sítios arqueológicos e paleontológicos, acidentes geográficos diversos.
·         Distinguir os patrimônios localizados no campo e na cidade.

2. Identificar e localizar os equipamentos e serviços turísticos  da cidade e do campo.

·         Lugares de hospedagem, alimentação, agenciamento, informações,  e outros serviços destinados ao atendimento ao turista, além de segurança.

3. Identificar  e localizar os lugares  de lazer na cidade e no campo e a qualidade:

·         Espaços de convivência comunitários.
·         Hotel Fazenda; pesque e pague; trilhas rurais; ecoturismo e outros.
·         Qualidade dos equipamentos e condições  de conservação


Investigar documentos na prefeitura, entrevistar moradores antigos e observar na paisagem da cidade:

1.Investigar os atrativos turísticos da cidade e do campo:

·         Museus, centros artesanais, casa de cultura, igrejas, objetos históricos, conjuntos arquitetônicos,  acontecimentos de interesse turístico, festas tradicionais de origem religiosa e agrária, espaços revitalizados, herança cultural, ou seja, elementos que  expressam as festas familiares, as religiosas, as políticas, o carnaval, os brinquedos e jogos; os contos, músicas, teatros e danças populares,
·         Distinguir os patrimônios culturais  da cidade e do campo. 

2. Entrevistar avós, pais e habitantes mais antigos, indagando:

·         Como era o lazer na mocidade?
·         O que mudou e o que permaneceu?

3.  Pesquisar sobre a infraestrutura de apoio turístico no município:
·         As condições do sistema de transportes?
·         A qualidade dos serviços urbanos de água, luz, sinalização, limpeza urbana, etc.
·          O Plano Diretor que regula o uso do solo urbano e rural?
·         O Orçamento Participativo?
·         A inserção ou  integrado ao PNMT (Política Nacional de Turismo)

4.  Observar os valores e hábitos culturais presentes no uso e no consumo dos lugares turísticos, de lazer e de entretenimento:                                           
·         Como os habitantes usem esses  lugares? E os turistas?
·         São hábitos saudáveis? Eles demonstram culturas ecologizadas?

5. Observar  a exclusão e a segregação  no espaço de lazer local:
·         Quem frequenta os espaços de lazer?
·         O que a cidade oferece nos espaços de lazer e fruição  à população pobre, aos idosos, às crianças e aos portadores de necessidades especiais?
·         Qual a atuação da prefeitura  nas festas comunitárias e populares?

Segundo momento
Leitura e tratamento dos dados coletados 
Após a coleta de dados em atividades extraclasse, orientadas pelo professor,  torna-se necessário o tratamento das informações. Dividir a sala em grupos para estudo das categorias de análise investigadas pelos alunos.

Grupo 1  - Identificação  e descrição dos patrimônios  naturais e culturais do município em registros:
·         Os atrativos turísticos que esse lugar possui.
·         Condições ambientais desses bens naturais e equipamentos disponíveis.
·         Qualidade e quantidade  de edificações e serviços destinados ao turismo.
·         O que pode e deve ser revigorado por ser expressão da identidade do lugar?
·         Localização dos patrimônios  naturais e culturais na planta  da cidade e no mapa do município.

Grupo 2 – Organização dos dados  sobre as tradições, cultura, lazer, entretenimento da população do município.
·         O possível aproveitamento do potencial cultural para a  estrutura turística do lugar;
·         Elaboração de painéis.

Grupo 3 - Descrição do uso do espaço para o lazer, entretenimento e consumo do  patrimônio pelos habitantes.
·         Leitura crítica da segregação
·         Elaboração de texto

Grupo 4 – Discussão sobre as políticas da Prefeitura  para o uso do patrimônio  natural e cultural:
·         A  integração do município  ao PNMT (Política Nacional de Turismo);
·         Participação do Senac, SEBRAE, SENAI e Sistemas de TV em eventos comunitários;
·         Qualificação da mão-de-obra local;
·         Qualidade dos serviços urbanos: saneamento básico, transporte, serviços de informação;
·         Calendário de eventos organizados  dentro do Plano Diretor;
·         Política de revitalização do patrimônio;
·         As  intervenções no espaço.

Grupo 5 – Elaboração de normas  para um turismo sustentável no município, refletindo:
·         Como a população municipal deve usufruir  seu patrimônio, preservando-o;
·         A participação da população  no Conselho municipal de turismo;
·         A avaliação de áreas degradadas a ser revitalizadas ou recuperadas  para o turismo. 
·         Participação comunitária  e de propostas  de paisagistas, floras locais, biólogos, artistas plásticos, escultores, arquitetos, engenheiros, turismólogos, ecólogos, geógrafos e outros sujeitos de entendimento e  intervenção sustentável e solidária no turismo local;
·         Orientação para o consumo e uso do espaço  quanto ao lixo, preservação dos muros, pinturas, praças, equipamentos de iluminação e comunicação públicos etc.
·         Criação de currículos escolares  em escolas públicas para formação de guias turísticos.

 Grupo 6  - Atividade de empreendedorismo  turístico local
·         Organização e montagem  de uma FEIRA CULTURAL  de eventos turísticos compondo com o calendário municipal.
·         Participação da comunidade local e dos  representantes da Prefeitura.
·         Planejamento de  ações de intervenção na  realidade, pautadas na compreensão e  criação de um Conselho Municipal de Turismo como forma de garantir a participação da sociedade civil  organizada nas  políticas municipais para o turismo; 
Avaliação dos produtos resultantes da investigação e organização da feira cultural. 

Glossário:
Programa Nacional de Municipalização do Turismo – PNMT: é um dos programas da Política Nacional de Turismo, empreendida pela EMBRATUR e está presente em 1680  municípios brasileiros com potencial turístico.
Turismo com base local  e sustentabilidade significa não admitir a exclusão social e a degradação ambiental. Desenvolvimento, portanto, está relacionado com a noção de lugar, que para o geógrafo Milton Santos, é a extensão do acontecer solidário da vida cotidiana.

Cultura turística ecologizada: é conhecer previamente a geografia e a história de nossas destinações turísticas. Assim, a viagem será mais proveitosa no sentido de ampliar esses conhecimentos prévios e de compreender e respeitar a diversidade cultural e o ambiente dos povos dos lugares visitados, aprendendo, com isso, a se comportar como hóspede.  Ter cultura turística ecologizada  é uma das formas de se prevenir os impactos ambientais negativos. É, portanto, proteção ambiental.

Cultura turística (A FALTA DE):: as pessoas que viajam se comportam de forma alienada em relação ao meio em que visitam - acreditando não terem nenhuma responsabilidade na preservação da natureza e na originalidade das destinações.(...) para Wheller a educação para o turismo voltado para a "arte de viajar" deve tornar-se uma "técnica cultural", e seus conhecimentos deverão ser obrigatórios para os turistas. O turista deverá aprender a ser hóspede e a respeitar os povos e as localidades que visita. O turismo está num ponto da sua história no qual é tempo de refletir sobre as consequências desse alto nível de proteção ambiental, sobre o futuro da atividade no mundo. (RUSCHMANN,D. 1999).

Desenvolvimento sustentável: é "um processo de transformação, no qual a exploração de recursos, a direção dos investimentos, a orientação da evolução tecnológica e a mudança institucional se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender às necessidades e aspirações humanas" (Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1991, p.49). 

Fonte:http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42791&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s












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