Tópico
Turismo
(Recorte do Roteiro de Atividades - CRV)
Descobrindo as
possibilidades de um turismo sustentável no município
Observação: Ao final, há um glossário para
melhor nortear o seu trabalho com os alunos.
Na atualidade, as viagens são motivadas pelo gosto
de conhecer e de fruir os patrimônios culturais e ambientais que revelam a
diversidade cultural dos povos e da natureza. Elas se relacionam ao lazer, à
ocupação do tempo livre aos negócios e participação em eventos. As viagens
turísticas vêm se firmando como estilo de vida de um número cada vez maior de
pessoas. Para descobrir como isso ocorre na espacialidade do Brasil, sugerimos
a realização das atividades propostas na Orientação Pedagógica do tópico
Turismo, eixo temático 2.
Dando continuidade
à construção do conceito desse tópico, propomos o roteiro de atividades sobre
o turismo local, ou seja, no município e na cidade sede. As
sequências didáticas propostas são:
1- ELABORANDO UM
DIAGNÓSTICO TURÍSTICO DO ESPAÇO DE VIVÊNCIA
Para descobrir no
espaço de vivência do município a relação das pessoas com o lazer e o turismo,
os alunos devem se informar sobre questões básicas como:
a)
a integração do município ao PNMT (Política Nacional de
Turismo);
b) a possível estrutura
turística do lugar;
c) os
atrativos turísticos que esse lugar possui.
Para
conhecer o espaço de lazer e de turismo do município a turma deve
identificá-los na planta da cidade e no mapa do município, além de consultar na
prefeitura, o potencial e a segregação do turismo e lazer local, no
uso e consumo.
Primeiro
momento
Identificação de dados sobre o lazer e o turismo na
planta da cidade e mapa do município:
1.Identificar e localizar no mapa do
município os patrimônios naturais da localidade de
vivência da turma:
·
Cachoeiras, lagoas, praias, ilhas, parques
estaduais/nacionais, horto florestal, grutas, sítios arqueológicos e
paleontológicos, acidentes geográficos diversos.
·
Distinguir os patrimônios localizados no campo e na
cidade.
2. Identificar e localizar
os equipamentos e serviços turísticos da cidade e do campo.
·
Lugares de hospedagem, alimentação, agenciamento,
informações, e outros serviços destinados ao atendimento ao turista,
além de segurança.
3. Identificar e localizar os
lugares de lazer na cidade e no campo e a qualidade:
·
Espaços de convivência comunitários.
·
Hotel Fazenda; pesque e pague; trilhas rurais;
ecoturismo e outros.
·
Qualidade dos equipamentos e
condições de conservação
Investigar documentos na prefeitura, entrevistar
moradores antigos e observar na paisagem da cidade:
1.Investigar os atrativos
turísticos da cidade e do campo:
·
Museus, centros artesanais, casa de cultura,
igrejas, objetos históricos, conjuntos arquitetônicos, acontecimentos
de interesse turístico, festas tradicionais de origem religiosa e agrária,
espaços revitalizados, herança cultural, ou
seja, elementos que expressam as festas familiares, as religiosas,
as políticas, o carnaval, os brinquedos e jogos; os contos, músicas, teatros e
danças populares,
·
Distinguir os patrimônios culturais da
cidade e do campo.
2. Entrevistar avós, pais e habitantes mais antigos,
indagando:
·
Como era o lazer na mocidade?
·
O que mudou e o que permaneceu?
3. Pesquisar
sobre a infraestrutura de apoio
turístico no município:
·
As condições do sistema de
transportes?
·
A qualidade dos serviços
urbanos de água, luz, sinalização, limpeza urbana, etc.
·
O
Plano Diretor que regula o uso do solo urbano e rural?
·
O Orçamento Participativo?
·
A inserção ou integrado ao PNMT
(Política Nacional de Turismo)
4. Observar os
valores e hábitos culturais presentes no uso e no consumo dos lugares
turísticos, de lazer e de entretenimento:
·
Como os habitantes usem esses lugares? E
os turistas?
·
São hábitos saudáveis? Eles demonstram culturas
ecologizadas?
5. Observar a exclusão
e a segregação no espaço de lazer local:
·
Quem frequenta os espaços
de lazer?
·
O que a cidade oferece nos espaços de lazer e
fruição à população pobre, aos idosos, às crianças e aos portadores
de necessidades especiais?
·
Qual a atuação da prefeitura nas festas
comunitárias e populares?
Segundo momento
Leitura e tratamento dos
dados coletados
Após a
coleta de dados em atividades extraclasse, orientadas pelo
professor, torna-se necessário o tratamento das informações. Dividir
a sala em grupos para estudo das categorias de análise investigadas pelos alunos.
Grupo 1 - Identificação e descrição
dos patrimônios naturais e culturais do município em registros:
·
Os atrativos turísticos que esse lugar possui.
·
Condições ambientais desses bens naturais e
equipamentos disponíveis.
·
Qualidade e quantidade de edificações e
serviços destinados ao turismo.
·
O que pode e deve ser revigorado por ser expressão
da identidade do lugar?
·
Localização dos patrimônios naturais e
culturais na planta da cidade e no mapa do município.
Grupo 2 – Organização
dos dados sobre as tradições, cultura, lazer, entretenimento da
população do município.
·
O possível aproveitamento do potencial cultural
para a estrutura turística do lugar;
·
Elaboração de painéis.
Grupo 3 - Descrição
do uso do espaço para o lazer, entretenimento e consumo
do patrimônio pelos habitantes.
·
Leitura crítica da segregação
·
Elaboração de texto
Grupo 4 – Discussão
sobre as políticas da Prefeitura para o uso do
patrimônio natural e cultural:
·
A integração do município ao
PNMT (Política Nacional de Turismo);
·
Participação do Senac, SEBRAE, SENAI e Sistemas de
TV em eventos comunitários;
·
Qualificação da mão-de-obra local;
·
Qualidade dos serviços urbanos: saneamento básico,
transporte, serviços de informação;
·
Calendário de eventos organizados dentro
do Plano Diretor;
·
Política de revitalização do patrimônio;
·
As intervenções no espaço.
Grupo 5 – Elaboração de
normas para um turismo sustentável no município, refletindo:
·
Como a população municipal deve
usufruir seu patrimônio, preservando-o;
·
A participação da população no Conselho
municipal de turismo;
·
A avaliação de áreas degradadas a ser revitalizadas
ou recuperadas para o turismo.
·
Participação comunitária e de
propostas de paisagistas, floras locais, biólogos, artistas
plásticos, escultores, arquitetos, engenheiros, turismólogos, ecólogos,
geógrafos e outros sujeitos de entendimento e intervenção
sustentável e solidária no turismo local;
·
Orientação para o consumo e uso do
espaço quanto ao lixo, preservação dos muros, pinturas, praças,
equipamentos de iluminação e comunicação públicos etc.
·
Criação de currículos escolares em
escolas públicas para formação de guias turísticos.
Grupo 6 - Atividade
de empreendedorismo turístico local
·
Organização e montagem de uma FEIRA
CULTURAL de eventos turísticos compondo com o calendário municipal.
·
Participação da comunidade local e
dos representantes da Prefeitura.
·
Planejamento de ações de intervenção
na realidade, pautadas na compreensão e criação de um Conselho
Municipal de Turismo como forma de garantir a participação da
sociedade civil organizada nas políticas municipais para
o turismo;
Avaliação dos produtos
resultantes da investigação e organização da feira cultural.
Glossário:
Programa Nacional de Municipalização do Turismo –
PNMT: é um dos programas da Política Nacional de Turismo, empreendida pela
EMBRATUR e está presente em 1680 municípios brasileiros com potencial
turístico.
Turismo com base local e sustentabilidade
significa não admitir a exclusão social e a degradação ambiental.
Desenvolvimento, portanto, está relacionado com a noção de lugar, que para o
geógrafo Milton Santos, é a extensão do acontecer solidário da vida cotidiana.
Cultura turística ecologizada: é conhecer
previamente a geografia e a história de nossas destinações turísticas. Assim, a
viagem será mais proveitosa no sentido de ampliar esses conhecimentos prévios e
de compreender e respeitar a diversidade cultural e o ambiente dos povos dos
lugares visitados, aprendendo, com isso, a se comportar como hóspede. Ter
cultura turística ecologizada é uma das formas de se prevenir os impactos
ambientais negativos. É, portanto, proteção ambiental.
Cultura turística (A FALTA DE):: as pessoas
que viajam se comportam de forma alienada em relação ao meio em que visitam -
acreditando não terem nenhuma responsabilidade na preservação da natureza e na
originalidade das destinações.(...) para Wheller a educação para o turismo
voltado para a "arte de viajar" deve tornar-se uma "técnica
cultural", e seus conhecimentos deverão ser obrigatórios para os turistas.
O turista deverá aprender a ser hóspede e a respeitar os povos e as localidades
que visita. O turismo está num ponto da sua história no qual é tempo de
refletir sobre as consequências desse alto nível de proteção ambiental, sobre o
futuro da atividade no mundo. (RUSCHMANN,D. 1999).
Desenvolvimento sustentável: é "um
processo de transformação, no qual a exploração de recursos, a direção dos
investimentos, a orientação da evolução tecnológica e a mudança institucional
se harmonizam e reforçam o potencial presente e futuro, a fim de atender às
necessidades e aspirações humanas" (Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e
Desenvolvimento, 1991, p.49).
Fonte:http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?ID_OBJETO=42791&tipo=ob&cp=3366ff&cb=&n1=&n2=Roteiros%20de%20Atividades&n3=Fundamental%20-%206%C2%BA%20ao%209%C2%BA&n4=Geografia&b=s
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