A ONU e o
mundo
Objetivo
- Conhecer o contexto do surgimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e qual é seu papel no mundo no âmbito das relações internacionais.
- Conhecer o contexto do surgimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e qual é seu papel no mundo no âmbito das relações internacionais.
Conteúdos
- Relações internacionais.
- Relações internacionais.
- Organismos multilaterais.
Anos
8º e 9º anos.
8º e 9º anos.
Tempo estimado Quatro aulas.
Material necessário
Mapa mostrando a inclusão dos países na ONU
entre 1945 e 2006, como o intitulado Ano de Admissão, do Atlas da
Mundialização - Compreender o Espaço Mundial Contemporâneo (pág. 114, Ed.
Saraiva) e computadores com acesso à internet.
Desenvolvimento
1ª etapa
1ª etapa
Inicie uma conversa com os alunos
perguntando quem eles acham que governa o mundo e se sabem o que quer dizer a
expressão "relações internacionais". Com base no que for dito,
direcione a atenção do grupo para o que pretende explorar - as relações entre
os países nos âmbitos político, econômico e cultural, entre outros, e como elas
são regulamentadas. Feito isso, questione a turma sobre o papel da ONU nesse
contexto. Durante as falas dos estudantes, é importante desmistificar a ideia
simplista de que ela seja somente uma organização que prega a paz mundial. Para
isso, ao longo do bate-papo, pontue suas indagações com as ações da ONU que
abordam questões de saúde e de cuidados com a infância, por exemplo, realizadas
pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a
Infância (Unicef), respectivamente.
2ª etapa
Reúna a garotada em duplas ou trios e
convide todos para ir ao laboratório de informática. É hora de pesquisar o tema
na internet. Distribua os seguintes tópicos entre os grupos: criação da ONU e
contexto histórico que marcou a época, objetivos da instituição, órgãos que a
compõem, documentos criados por ela e ações atuais da organização. Instrua os
alunos a explorar o site oficial, uma fonte
confiável para a atividade. Oriente que tomem notas sobre os itens acima.
3ª etapa
De volta à sala de aula, socialize o
conhecimento levantado pelos grupos, com foco nas questões iniciais da proposta
de trabalho.
4ª etapa
Apresente aos alunos o mapa Ano de
Admissão, do Atlas da Mundialização. Porém oculte o gráfico Cronologia
das Admissões, que aparece logo abaixo dele - para que a turma chegue
sozinha a pelo menos algumas conclusões indicadas nele. Estimule uma análise a
respeito dos países ingressantes na ONU a partir de 1946. Quais as
características comuns a eles? Peça que, mais uma vez, todos tomem nota das
observações que realizam ao longo da exploração.
Avaliação
Peça que os jovens elaborem uma dissertação a respeito do papel que a ONU desempenha hoje e o cenário que dominava o mundo na época em que foi criada. Avalie se eles pontuam a importância do organismo para estabelecer regras em diferentes esferas, mas que elas não ferem a soberania dos Estados nacionais.
Avaliação
Peça que os jovens elaborem uma dissertação a respeito do papel que a ONU desempenha hoje e o cenário que dominava o mundo na época em que foi criada. Avalie se eles pontuam a importância do organismo para estabelecer regras em diferentes esferas, mas que elas não ferem a soberania dos Estados nacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário