Sistemas
de orientação e localização: as coordenadas geográficas
Objetivos
Utilizar sistemas de coordenadas geográficas em plantas, cartas, mapas ou suportes em meio digital para localizar pessoas, objetos e lugares na superfície da Terra. Compreender a cartografia como linguagem visual, universal e não-sequencial, baseada em símbolos, códigos e convenções próprios.
Utilizar sistemas de coordenadas geográficas em plantas, cartas, mapas ou suportes em meio digital para localizar pessoas, objetos e lugares na superfície da Terra. Compreender a cartografia como linguagem visual, universal e não-sequencial, baseada em símbolos, códigos e convenções próprios.
Conteúdos
Orientação e localização; coordenadas geográficas.
Orientação e localização; coordenadas geográficas.
Ano
6º ano
6º ano
Tempo estimado Quatro aulas.
Material necessário
Papel
quadriculado, Atlas geográfico e acesso à Biblioteca e ao Laboratório de
Informática da escola.
Desenvolvimento
1ª etapa
Para iniciar as
atividades, divida os alunos em duplas, entregue a eles folhas quadriculadas e
sugira que joguem "batalha naval". Caso seja necessário, explique que
o objetivo do jogo é afundar os navios do adversário. Para isso, cada jogador
dispõe sua frota em um tabuleiro quadriculado e o adversário deve tentar
acertá-los por meio de coordenadas alfanuméricas (coluna 1, letra B, por
exemplo). Feito esse exercício inicial, converse com a turma sobre o sistema de
coordenadas cartesianas adotado. Pergunte o que acharam do grau de eficiência
desse sistema para localizar objetos.
Em seguida, promova uma roda de conversa sobre os sistemas de coordenadas geográficas expressos em plantas, cartas e mapas. Verifique o que os alunos já sabem sobre o assunto e, se necessário, retome noções essenciais deste sistema, como os paralelos e meridianos e suas funções primordiais. Apresente a eles materiais de geografia que utilizam sistemas de coordenadas e proponha que os alunos comparem e observem as semelhanças entre eles e a batalha naval.
Em seguida, promova uma roda de conversa sobre os sistemas de coordenadas geográficas expressos em plantas, cartas e mapas. Verifique o que os alunos já sabem sobre o assunto e, se necessário, retome noções essenciais deste sistema, como os paralelos e meridianos e suas funções primordiais. Apresente a eles materiais de geografia que utilizam sistemas de coordenadas e proponha que os alunos comparem e observem as semelhanças entre eles e a batalha naval.
2ª etapa
Proponha aos
estudantes que consultem mapas e atlas geográficos e examinem com atenção os
sistemas de coordenadas geográficos anotados neles. Lance algumas questões para
orientar a observação: quais são os marcos e referências deste sistema? Para
quê servem? Qual é a sua importância para localizar objetos e pessoas no
espaço? Em seguida, proponha atividades para o exercício com as coordenadas
geográficas utilizando as medidas de latitude e longitude e referências
baseadas nos pontos cardeais. Eles poderão pesquisar sobre as medidas de
localização do município, da capital do estado e outras cidades do país.
Divida a moçada em
pequenos grupos e peça que, utilizando o atlas geográfico, descubram a
localização de cidades, rios, cadeias de montanhas, canais, linhas de fronteira
e outros elementos espaciais a partir da rede de coordenadas geográficas. Cada
grupo deve selecionar um ponto e desafiar os colegas a encontrá-lo.
3ª etapa
No laboratório de
informática, os estudantes podem "viajar" pela superfície da Terra a
partir de sistemas de navegação como o Google Earth. Visitando determinados
pontos, proponha que verifiquem sua localização precisa utilizando também o
sistema de coordenadas geográficas. Do mesmo modo, podem pesquisar na internet
situações como acidentes aéreos, socorro a navios em alto mar ou resgate de
pessoas perdidas em florestas e descobrir qual foi a contribuição das
coordenadas geográficas nesses episódios. Outra possibilidade é pesquisar o
funcionamento de instrumentos de localização de alta precisão, como o GPS, e
descobrir seus usos e funções na vida cotidiana. Converse com a turma sobre os
resultados obtidos, destacando, ao final, que as análises sobre a espacialidade
dos fenômenos não se encerram na localização de pessoas, objetos e lugares. Ao
contrário, é um primeiro e importante passo para realizar análises de posição e
inferir características diversas dos objetos espaciais estudados.
4ª etapa
Para finalizar as
atividades, proponha a redação de uma dissertação individual. Nela, os estudantes
deverão expor elementos centrais dos sistemas de orientação e localização
espacial e discutir seus usos, finalidades e importância para a vida social e a
resolução de problemas e situações da prática cotidiana. Para enriquecer o
trabalho, sugira a inserção de figuras, fotografias, mapas e esquemas gráficos.
Avaliação
Leve em conta a participação de cada estudante nas tarefas individuais e coletivas. Da mesma forma, é importante verificar o domínio progressivo das noções, conceitos e habilidades ligadas à localização espacial. Na dissertação, leve em conta o modo de apresentação de discussão dos processos e visões acerca do tema, bem como a correta apresentação e utilização das bases de dados. Não se esqueça de reservar um tempo para que as turmas avaliem coletivamente o trabalho.
Leve em conta a participação de cada estudante nas tarefas individuais e coletivas. Da mesma forma, é importante verificar o domínio progressivo das noções, conceitos e habilidades ligadas à localização espacial. Na dissertação, leve em conta o modo de apresentação de discussão dos processos e visões acerca do tema, bem como a correta apresentação e utilização das bases de dados. Não se esqueça de reservar um tempo para que as turmas avaliem coletivamente o trabalho.
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