Relações
entre natureza e sociedade
Objetivo
-
Ler, interpretar e produzir textos escritos e orais para compreender e explicar
a espacialidade dos fenômenos em diferentes escalas.
Conteúdos
-
Leitura e produção de textos informativos.
-
Dinâmicas da sociedade e da natureza e suas inter-relações.
Anos
7º
e 8º anos.
Tempo estimado
Quatro
aulas.
Material necessário
Jornais,
revistas e computadores com acesso à internet, cartolina ou papel kraft, cola,
régua, tesoura e papel sulfite.
Desenvolvimento
1ª etapa
Pergunte
aos alunos como se dá a relação entre sociedade e natureza. As ações do homem
geram impactos no meio ambiente? De que tipo? Anote as respostas no quadro.
Observe se eles mencionam enchentes, desmatamentos e desmoronamentos, entre
outros. Divida a turma em grupos e distribua jornais e revistas para todos.
Proponha que leiam e selecionem reportagens, artigos e editoriais sobre
problemas que envolvem as relações humanas com a natureza. O caso das cheias
dos rios Pinheiros e Tietê, em São Paulo, é exemplar e pode ser explorado em
diversos aspectos: as mudanças no curso e no regime de águas, a poluição
industrial e residencial, o acúmulo de lixo, a construção de grandes avenidas
em regiões de várzea (naturalmente alagadiças) e o assoreamento e
impermeabilização do solo devido à urbanização da cidade. Após ler diversos
textos, identificando onde, quando, como se dá o problema e quais são as
pessoas e instituições envolvidas, cada grupo escolhe um campo de pesquisa.
2ª etapa
Com
base nos textos escolhidos, os grupos devem identificar e analisar os elementos
naturais e sociais envolvidos, as intervenções humanas e seus efeitos para o
equilíbrio do local. Leve a garotada até a biblioteca e o laboratório de
informática para pesquisar mais sobre os temas escolhidos. Oriente a consulta a
livros e atlas e a portais confiáveis e atualizados. Questione se os problemas
listados ocorrem em outros lugares, regiões e países e se é possível analisar a
extensão dos fenômenos em diferentes escalas. Nesse caso, peça comparações.
3ª etapa
As
reportagens e os dados servirão para a elaboração de cartazes informativos.
Cada grupo deve coletar também imagens diversas (fotos, ilustrações, mapas e
esquemas gráficos). Assim, textos e imagens, dispostos sobre cartolina ou papel
kraft, podem receber título, legendas e explicações. Destaque a importância de
indicar as fontes. Os cartazes serão usados em apresentações para a classe.
4ª etapa
Para
as exposições, é importante que cada grupo elabore um roteiro com introdução ao
tema, motivações do grupo para a investigação, textos explicativos para cada
aspecto do problema, a distribuição das falas dos integrantes e a ordem da
apresentação. Ao longo das apresentações, peça explicações sobre a escolha das
imagens e faça perguntas que levem à reflexão. Ao fim, reserve um tempo para o
debate coletivo, destacando os principais resultados e conclusões. Sugira que
os grupos encarreguem um colega de anotar os nomes e a ordem de quem vai falar.
Cada um deve registrar as considerações para, depois, escrever um texto
individual sobre as relações natureza-sociedade em diferentes escalas.
Avaliação
Considere
a participação de cada estudante nas tarefas individuais e coletivas. Examine a
clareza e a organização dos textos escritos e orais e o modo de exposição dos
resultados nas apresentações. No texto individual, leve em conta a maneira como
apresentam e discutem, bem como a correta apresentação e utilização das bases
de dados, noções e conceitos.
Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/relacoes-natureza-sociedade-543245.shtml
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