A
cartografia dos deslocamentos da família para o trabalho
Introdução
Uma abordagem significativa dos meios de transporte pode começar pelo estudo dos deslocamentos familiares. Neste plano de aula, enfocaremos o tema a cartografia dos deslocamentos para o trabalho. Esse trabalho que envolve essencialmente sala de aula e levantamento de informações com familiares, pode ser feito no segundo bimestre, quando os alunos já estão mais integrados e a rotina de estudo está mais organizada.
Uma abordagem significativa dos meios de transporte pode começar pelo estudo dos deslocamentos familiares. Neste plano de aula, enfocaremos o tema a cartografia dos deslocamentos para o trabalho. Esse trabalho que envolve essencialmente sala de aula e levantamento de informações com familiares, pode ser feito no segundo bimestre, quando os alunos já estão mais integrados e a rotina de estudo está mais organizada.
Objetivos
- Desenvolver a leitura espacial, por meio da linguagem cartográfica.
- Desenvolver a leitura espacial, por meio da linguagem cartográfica.
-
Utilizar os procedimentos de leitura e escrita de textos e mapas como forma de
registro dos estudos em Geografia.
-
Refletir e questionar fatos estudados em Geografia.
-
Buscar e organizar informações em textos, tabelas e representações gráficas.
Ano
6º e 7º
Material
necessário
Mapas
e guias de rua
Cartolina
Papel almaço para rascunho
Papel almaço para rascunho
Lápis
colorido
Papel
transparente para croqui
Atlas
Geográfico
Desenvolvimento
Parte 1
Apresentando
o assunto
Organize
a turma em uma roda de conversa questionando-os sobre os deslocamentos do
dia-a-dia em sua família. Quais são as rotinas da família num dia de semana, no
final de semana, em dias de chuva, em dias normais.
Reúna
os alunos em grupos e oriente-os para que troquem informações sobre as
profissões de seus pais ou adultos com quem convivem e sobre os caminhos e
meios de transporte que utilizam para o trabalho. Peça para que um aluno de
cada grupo faça o registro escrito do das informações, anotando o tipo de
transporte (se de ônibus, metrô, automóvel ou a pé), os horários de saída e de
chegada em casa, a estimativa das distâncias percorridas etc.
Peça
que cada grupo exponha oralmente para a classe uma síntese da conversa. Durante
a apresentação, procure comentar sobre o papel dos meios de transporte na vida
das pessoas: necessidades e problemas que temos em nossos deslocamentos
cotidianos.
Parte 2
Vivência
com guias e mapas
Solicite
aos alunos que tragam guias de ruas para serem manuseados em sala de aula. Este
material pode ser encontrado em bibliotecas, listas telefônicas ou bancas de
jornal. Outra opção é produzir na classe um croqui com os nomes de ruas do
bairro.
Solicite
que os alunos organizados em grupos observem como os mapas estão organizados e
simule um trajeto para contextualizar a observação do material.
Com
um mapa de ruas da cidade e um roteiro de entrevista, cada aluno irá
entrevistar seus familiares sobre os meios de transporte e seu deslocamento
para o trabalho. Eles deverão registrar o deslocamento no mapa e, se possível,
também em papel transparente, para que possam apresentar para o restante da
classe. Podem usar em seus mapas e croquis a legenda de linhas e cores
diferentes para identificar o trajeto de cada membro da família. A produção de
mapas dos deslocamentos cotidianos pode ser muito útil para problematizar
identificar e explicar como são os diferentes tipos de transporte no espaço
urbano, tais como automóvel, metro, ônibus, caminhões, até um simples elevador.
Em sala de aula, os mapeamentos devem ser expostos em forma de painéis. Retome os questionamentos propostos na primeira conversa, ampliando as questões de forma a levar os alunos a refletirem sobre o tipo de transporte mais utilizado pelos familiares da turma: as distâncias percorridas; a eficiência dos meios de transporte; a localização dos diferentes tipos de trabalho e os locais de moradia.
Em sala de aula, os mapeamentos devem ser expostos em forma de painéis. Retome os questionamentos propostos na primeira conversa, ampliando as questões de forma a levar os alunos a refletirem sobre o tipo de transporte mais utilizado pelos familiares da turma: as distâncias percorridas; a eficiência dos meios de transporte; a localização dos diferentes tipos de trabalho e os locais de moradia.
Cada
aluno deve escrever um texto pessoal com as suas conclusões sobre o papel dos
meios de transportes na vida das pessoas: importância e problemas. Algumas
produções devem ser lidas para a turma.
Sugestões para a
continuidade do trabalho
Com
base nessas primeiras atividades, defina junto com os alunos um caminho para
novos estudos sobre deslocamentos. Veja alguns temas que podem ser abordados em
seguida:
-
A importância e o significado das malhas e o sistema viário das cidades.
-
O papel dos automóveis na definição de valores sócio-culturais.
-
Transportes coletivos no bairro ou na cidade: problemas e soluções.
-
Os diferentes deslocamentos nos dias de trabalho e nos finais de semana.
-
A Sobreposição de mapas e síntese de deslocamentos de uma família e o
planejamento dos deslocamentos.
-
Os transportes coletivos e as mudanças na paisagem urbana.
-
A estrutura viária da cidade (rodoviárias, aeroportos, ferrovias...).
-
Os Deslocamentos na história familiar: do lugar onde nasci para o lugar onde
vivo hoje. Produção de mapas de deslocamentos históricos da família.
-
Pesquisa da trajetória dos alimentos que são vendidos na feira ou no
supermercado.
Avaliação
Sugere-se ao professor uma avaliação por instrumentos diversificados, na qual se observe o desempenho do aluno em atividades coletivas e individuais, tais como produção de textos sobre o tema, produção visual de croquis e mapas de deslocamento, pesquisa e organização das informações. Além disso, preste atenção em aspectos como a cooperação no trabalho em grupo, a performance na apresentação oral e a capacidade de discutir um assunto e defender uma ideia.
Sugere-se ao professor uma avaliação por instrumentos diversificados, na qual se observe o desempenho do aluno em atividades coletivas e individuais, tais como produção de textos sobre o tema, produção visual de croquis e mapas de deslocamento, pesquisa e organização das informações. Além disso, preste atenção em aspectos como a cooperação no trabalho em grupo, a performance na apresentação oral e a capacidade de discutir um assunto e defender uma ideia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário