quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Projeções cartográficas

Objetivos
- Discutir diferentes maneiras de representar a Terra nas superfícies planas (planisférios).
- Compreender aspectos ideológicos dos mapas.

Conteúdo
Projeções cartográficas.

Anos
8º e 9º anos.

Tempo estimado
Uma aula.

Material necessário
Mapa-múndi, lápis e borracha.

Desenvolvimento
1ª ETAPA Pergunte aos alunos quais são as principais características do mapa-múndi que eles conhecem. Anote todas as informações no quadro. Relacione as características levantadas com as que de fato existem no mapa.

2ª ETAPA Com o mapa-múndi em mãos, explique que esse planisfério foi produzido com base em uma superfície cilíndrica de projeção. Para que os alunos visualizem a explicação, você pode enrolar o mapa, formando um cilindro. Explique que há também outros tipos de projeção - por exemplo, a azimutal (como a dos pólos, construída sobre um plano tangente a um ponto qualquer da esfera terrestre).

3ª ETAPA Converse com a classe sobre os motivos das diferentes formas de representar a Terra. Ressalte os aspectos ideológicos, uma vez que os planisférios usados no mundo ocidental são, em sua maioria, eurocêntricos (centrados na Europa). Levante, então, a questão: será que o planisfério usado em países do Oriente, como o Japão, é igual ao que usamos no Brasil? Mostre um mapa japonês e provoque a comparação.

Avaliação
Observe a participação nos debates. Em textos individuais, peça que os alunos analisem os aspectos ideológicos dos planisférios.




Nenhum comentário:

Postar um comentário