Leitura
de mapas e produção de croquis sobre desmatamento da mata Atlântica
Objetivos
- Estabelecer relações entre diferentes mapas do Brasil.
- Estabelecer relações entre diferentes mapas do Brasil.
-
Produzir um croqui sobre o desmatamento da mata Atlântica e discutir suas
consequências.
Conteúdos
- Leitura e interpretação de mapas.
- Leitura e interpretação de mapas.
-
Produção de croqui.
-
Relações entre áreas urbanas e desmatamento.
Anos 8º e 9º.
Tempo estimado Nove aulas.
Material necessário
Exemplares
de atlas e mapas temáticos do Brasil que tratam de densidade demográfica,
incidência de dengue, unidades de conservação, devastação da vegetação nativa
entre 1980 e 2000 e vegetação nativa. Todos podem ser encontrados no Atlas
Geográfico Escolar do IBGE, no endereço ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/.
Desenvolvimento
1ª etapa
1ª etapa
Escreva
no quadro o título dos cinco mapas e explique que a proposta é analisá-los e
encontrar relações entre eles. Levante os conhecimentos prévios da turma sobre
os temas: do que trataria cada um deles? Oriente os alunos a observar e
descrever o mapa de densidade demográfica, identificando onde estão as regiões
mais e menos populosas. Peça que registrem as informações em tópicos, por
escrito no caderno, e as socializem com a turma. Anote as mais relevantes no
quadro.
2ª
etapa
Divida
a turma em quatro grupos e distribua para cada um deles um dos outros quatro
mapas. Convide-os a analisar o que trata de densidade em conjunto com o que
acabaram de receber, procurando estabelecer relações entre eles. Favoreça a
discussão com perguntas sobre a localização das áreas de maior ou menor
densidade demográfica e as características dessas áreas no segundo mapa,
examinando se existe uma possível relação entre os dois temas (por exemplo, é
de se esperar que regiões com alta densidade demográfica possuam pouca vegetação
nativa por causa da urbanização).
3ª
etapa
Oriente
cada grupo a produzir um croqui cartográfico com os resultados dessa análise.
Para isso, peça que a garotada siga o seguinte passo a passo:
-
Prenda uma folha de papel vegetal sobre o mapa temático distribuído pelo
professor, fazendo a lápis o contorno do Brasil e dos estados.
-
Com lápis vermelho, trace o contorno da grandeza mostrada no mapa temático (por
exemplo, a área de devastação da vegetação nativa).
-
Crie uma legenda para simbolizar o que se desenhou.
-
Dê um título ao croqui produzido.
-
Sobreponha o desenho feito em vegetal ao mapa de densidade demográfica. Perceba
as possíveis relações e levante hipóteses, anotando-as na forma de tópicos.
4ª
etapa
Peça
que os grupos apresentem suas conclusões. Pergunte à turma quais as relações
entre desmatamento, concentração populacional, doenças e unidades de
conservação. Por fim, oriente todos a elaborar um texto argumentativo com base
nas reflexões.
Avaliação
Verifique se a turma entende o conteúdo retratado por cada mapa, se constroi croquis e estabelece relações entre diferentes grandezas. Para os alunos com dificuldade, avalei se éo o caso de retomar conceitos como escala, legenda e visão vertical.
Verifique se a turma entende o conteúdo retratado por cada mapa, se constroi croquis e estabelece relações entre diferentes grandezas. Para os alunos com dificuldade, avalei se éo o caso de retomar conceitos como escala, legenda e visão vertical.
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