quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Nossas regiões hidrográficas

Introdução
Para utilizar as informações disponibilizadas pela internet é importante que os alunos não sejam usuários passivos deste recurso. É muito frequente o aluno pesquisar apenas copiando o produto digital (em texto, fotos, mapas etc.). Numa sequência de atividades simples orientada por você, o aluno pode aprender a buscar, organizar e comparar informações interagindo com os dados, discutindo e contextualizando a informação.

Objetivos
- Utilizar o procedimento de organização e registro de dados geográficos com informações da internet.
- Exercitar a competência da leitura de informações cartográficas em formato digital.
- Comparar e questionar diferentes tipos de dados.
- Questionar e debater as informações disponíveis.

Ano
8º e 9º anos.

Tempo estimado
Esse trabalho destina-se a sala de aula, mas também envolve pesquisa em casa e o uso de recursos de informática. Pode ser feito no segundo bimestre, quando os alunos já estão mais integrados e a rotina de estudo está mais organizada. Deve-se reservar no mínimo seis aulas, sendo duas para o trabalho no computador.

Material necessário
- Atlas Geográfico do Brasil
- Computadores ligados a internet para acessar o site Brasil das Águas- Cartolina
- Papel almaço para rascunho
- Lápis colorido
- Textos
 - Livros didáticos e paradidáticos

Desenvolvimento
Parte 1
Apresentando a atividade
Registre no quadro as atividades que serão realizadas passo-a-passo. Coloque na lousa o nome do site (www.brasildasaguas.com.br) e faça um esquema da página de abertura do site na lousa para que os alunos possam identificar o roteiro de busca que você irá propor e tirar suas dúvidas.
Explique a página de abertura do site indicando que o trabalho será feito sobre o item "Regiões Hidrográficas". Organize a turma em 12 grupos, conforme as regiões, para que possam trabalhar com todas as regiões hidrográficas apresentadas no mapa do site. Em seguida construa com seus alunos uma ficha de busca de informações. Veja um exemplo:
- Nome da região hidrográfica
- Quantas bacias hidrográficas aparecem no mapa desta região?
- Qual a área total da região hidrográfica?
- Quais estados abrange?
- Qual o número de municípios?
- Qual é o clima da região?
- Quanto chove em média?
- Quais são os usos principais da água nesta região?
- Qual é a população que vive nesta região?
De posse da ficha, organize os alunos para que possam pesquisar no site os dados para cada região. Essa organização depende dos recursos de informática de sua escola. Pode ser feita durante uma aula na sala de informática ou no horário extra. O importante é que os alunos consigam obter as informações da ficha. Se sugerirem alguma informação que não esteja no site, não considere um problema. Deixe que obtenham em outras fontes.
Em sala de aula, cada grupo deve organizar um painel com os dados de sua região hidrográfica. Com base nos painéis encaminhe um debate sobre semelhanças e diferenças entre as regiões. É importante comparar os dados de população e usos da água.
Reúna os alunos em grupos e oriente para que eles pesquisem em livros e atlas informações sobre os problemas sociais e ambientais dessas regiões hidrográficas. Peça para que um aluno de cada grupo faça o registro escrito das informações, anotando a relação de problemas que encontraram.
Proponha durante o debate que os alunos façam algumas sugestões de soluções para resolução desses problemas. Escreva as hipóteses dos alunos em forma de síntese, por frases, no quadro de giz.

Parte 2 Trabalho com texto informativo
Solicite aos alunos que retornem ao site e agora procurem no item "Regiões Hidrográficas" os "Aspectos Relevantes" de cada região. Solicite a leitura do texto que pode ser em duplas na tela do computador ou compartilhada na sala de aula se for impresso.
Definir como propósito da leitura comparar a síntese da turma e as informações dos textos.
Ler o texto, procurando identificar o assunto e o tema: de que esse texto trata? O que particularmente fala a respeito?
Sintetizar o texto, elaborando um esquema para expressar a compreensão global do texto quanto aos principais problemas apontados e às medidas e soluções propostas pelo autor do texto.
Em sala de aula, os textos e sínteses podem ser comparados para que os alunos avaliem aquilo que aprenderam sobre as regiões hidrográficas a partir da pesquisa de informações na internet. Cada aluno deve escrever um texto pessoal com as suas conclusões sobre as regiões hidrográficas brasileiras: problemas e soluções . Algumas produções devem ser lidas para a turma.
Sugestões para a continuidade do trabalho
Com base nessas primeiras atividades, defina junto com os alunos um caminho para novos estudos apoiados nas informações do site. Veja alguns temas que podem ser abordados em seguida:
- O uso da água nas grandes cidades.
- O papel da indústria e da agricultura na contaminação da água
- Como é o saneamento básico em minha cidade.
- A importância das florestas na proteção dos recursos hídricos.
- Produzindo mapas de bacias hidrográficas.


Avaliação
Sugere-se ao professor uma avaliação por instrumentos diversificados, na qual observe o desempenho do aluno em atividades coletivas e individuais, tais como produção escrita das fichas, textos, esquemas, pesquisa e organização das informações. Além disso, preste atenção em aspectos como a cooperação no trabalho em grupo, a performance na apresentação oral e a capacidade de discutir um assunto e defender uma ideia. Registre se os alunos são capazes de utilizar registro de dados a partir da consulta de informações de internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário