Variação
de escala dos mapas
Objetivos
- Aprofundar a noção de escala e relacioná-la com o nível de detalhamento possível de um mapa.
Conteúdos
- Escala cartográfica e escala geográfica.
- Generalização cartográfica.
- Legenda.
- Linguagem cartográfica.
Ano
7º ano.
Tempo estimado
12 aulas.
Material necessário
- Aprofundar a noção de escala e relacioná-la com o nível de detalhamento possível de um mapa.
Conteúdos
- Escala cartográfica e escala geográfica.
- Generalização cartográfica.
- Legenda.
- Linguagem cartográfica.
Ano
7º ano.
Tempo estimado
12 aulas.
Material necessário
Mapa
mural qualquer, como o político brasileiro, atlas geográficos, papel sulfite e
cartolinas. Texto Da Impossibilidade de se Construir a Carta do Império em
Escala Um Por Um, de Humberto Eco.
Flexibilização
Para alunos com deficiência intelectual
Alunos
com deficiência intelectual costumam ter dificuldades de orientação temporal e espacial.
Por isso, antecipe as etapas da sequência para este aluno e proponha exercícios
para que ele aprenda a interpretar alguns mapas. Faça com que trace “caminhos”
no mapa entre um lugar e outro (de São Paulo até a Bahia, por exemplo) e mostre
a diferença de escala em diferentes mapas. Estímulos visuais, como a atividade
com a janela de papel sobre o mapa, ajudam na aprendizagem do aluno. O trabalho
em pequenos grupos também pode ser útil nas atividades de discussão e de
preenchimento dos quadros. É importante que o aluno consiga compreender que há
uma relação entre a representação pela escala cartográfica e a escala
geográfica, mesmo que não consiga estabelecer relações de proporção mais
detalhadas. Amplie o tempo de realização das atividades e conte sempre com o
apoio do profissional responsável pelo AEE no contraturno.
Desenvolvimento
1ª etapa
Retome
com a turma o conceito de escala cartográfica. Discuta o que deve ser feito
para calculá-la, usando como exemplo a do mapa mural.
2ª etapa
Discuta o
fato de que, na maior parte dos mapas, a escala cartográfica indica a redução
linear e não a redução da área abrangida. Isso significa que a redução é ao
quadrado (lado x lado). Por exemplo, se a escala indica que uma unidade no mapa
corresponde a mil unidades no terreno, isso significa que a área representada
no mapa foi reduzida mil vezes ao quadrado, isto é, ela é 1 milhão de vezes
menor. É importante que todos compreendam que houve uma grande redução da área
e que, ao fazer um mapa, é necessário escolher adequadamente a relação da
escala cartográfica para incluir todos os detalhes desejados.
3ª etapa
Organize
uma leitura coletiva do texto de Eco e discuta a escala sob o ângulo da
literatura, no qual um mapa do império em tamanho real consiste na hipérbole
perfeita para falar do sentido da escala.
4ª etapa
Distribua
para cada estudante um atlas geográfico e peça que recortem uma janela de 5 por
5 centímetros no centro de uma folha - ela vai delimitar trechos dos mapas e
facilitar a observação dos detalhes. Oriente a observação do planisfério
político com a janela. Ao deslocá-la sob diferentes trechos, peça que observem
os detalhes. Depois, que observem o mapa da América e verifiquem que países
ficam de fora se o Brasil estiver centralizado na janela. Repita a observação
com o mapa político da América do Sul e oriente-os a centralizar o Brasil. Em
seguida, peça que usem a janela para ver detalhes do mapa do nosso país.
5ª etapa
Questione-os
sobre o que ocorreu durante a observação das diversas áreas com a janela. Anote
as respostas em um cartaz. Depois, ajude os alunos a encontrar o mapa da região
brasileira onde moram e posicionar o estado correspondente no centro da janela.
Se o estado não couber no quadro, localize o município onde vivem ou o
município mais próximo. Questione o que ocorreu em relação às observações
anteriores. É esperado que a garotada diga que o tamanho da janela é o mesmo,
mas cada vez foi incluída uma área menor e com mais detalhes. Essa noção é
fundamental para que os alunos compreendam a relação da escala geográfica com a
cartográfica.
6ª etapa
Para
sistematizar o que foi observado, solicite que os alunos retomem a sequência de
mapas e completem o quadro individualmente. Lembre-os da importância de
observar a escala cartográfica de cada um deles. O registro dos detalhes também
tem de contar com o auxílio da legenda, que informa com precisão o tipo de
detalhe observado.
7ª etapa
Socialize as respostas e organize mais um cartaz.
Pergunte por que a área incluída na janela variou de um mapa para outro, sendo
que ela não mudou de tamanho. Em que mapas foi possível observar mais detalhes?
De que maneira a escala interfere naquilo que é representado no mapa? Por que é
importante levar em consideração a escala geográfica para fazer a interpretação
de mapas?
Avaliação
Analise as respostas dadas pelos estudantes para as
questões da etapa anterior, avaliando se além de trabalhar com diferentes
escalas eles conseguem interpretá-las. Peça que expliquem a relação entre a
escala cartográfica e a geográfica. Sugira que utilizem os mapas para apoiar as
falas. É esperado que eles demonstrem que, quanto maior a escala geográfica
(maior a área do terreno a ser representada), menor a escala cartográfica
(maior a redução necessária) para que ele caiba em um espaço determinado.
Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/variacao-escala-mapas-636169.shtml
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