Migração
nordestina
Objetivos
- Discutir o processo migratório brasileiro por meio de trechos de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.
- Ler textos literários para aprender sobre a migração.
- Produzir um mural sobreas migrações.
Conteúdos
- Leitura e interpretação de textos literários.
- Migrações internas.
- Produção de mural.
Anos
6º ao 9º.
Tempo estimado
Quatro aulas.
Material necessário
O livro Morte e Vida Severina, cópias dos capítulos: O Retirante Explica ao Leitor Quem É e a Que Vai e Assiste ao Enterro de um Trabalhador de Eito e Ouve o Que Dizem do Morto os Amigos Que o Levaram ao Cemitério e mapas Brasil Político, Uso da Terra no Brasil e Circulação de Pessoas.
- Discutir o processo migratório brasileiro por meio de trechos de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.
- Ler textos literários para aprender sobre a migração.
- Produzir um mural sobreas migrações.
Conteúdos
- Leitura e interpretação de textos literários.
- Migrações internas.
- Produção de mural.
Anos
6º ao 9º.
Tempo estimado
Quatro aulas.
Material necessário
O livro Morte e Vida Severina, cópias dos capítulos: O Retirante Explica ao Leitor Quem É e a Que Vai e Assiste ao Enterro de um Trabalhador de Eito e Ouve o Que Dizem do Morto os Amigos Que o Levaram ao Cemitério e mapas Brasil Político, Uso da Terra no Brasil e Circulação de Pessoas.
Desenvolvimento
1ª etapa
1ª etapa
Mostre a capa do livro
e peça que os aluno levantem hipóteses sobre a história. O que
"Severina" quer dizer? Por que "morte" e "vida"
aparecem nessa ordem? Comente sobre a imagem da capa e registre no quadro as
impressões da turma. Aproveite para discutir sobre a migração nordestina,
perguntando se eles conhecem pessoas que nasceram num lugar e foram morar em
outro. Circule o livro e peça que falem sobre o tipo de texto, o gênero
literário a que pertence e as características dele. Fale sobre o autor e
explique o enredo.
2ª etapa
Distribua as cópias do
texto e leia em voz alta o trecho Assiste ao Enterro..., utilizando
recursos como paradas, velocidade acelerada ou lenta e sussurros. Discuta o
trecho lido e leve todos a interpretá-lo. É um enterro? De quem? Pergunte o
significado da palavra latifúndio ali. Construa com eles o sentido global do
texto e, em seguida, leia a primeira parte da obra, O Retirante...
Resgate as histórias que a turma já ouviu sobre a migração de nordestinos e
explore as causas dela.
3ª etapa
Forme grupos e proponha
que explorem as informações apresentadas nos mapas Brasil Político, Uso
da Terra no Brasil e Circulação Populacional e que estabeleçam
relações entre eles. Oriente-os a localizar a Região Nordeste, observar os
diferentes usos da terra, relacionar a produção agropecuária com o tamanho das
propriedades e identificar o destino da população migrante. Cada equipe deve
relacionar a história de Severino às informações encontradas nos mapas e
explicar a desigualdade na distribuição de terras no Brasil e as causas dos
processos migratórios.
4ª etapa
Com base nas
informações e reflexões realizadas, peça que todos montem um mural na sala de
aula sobre a migração da população nordestina no Brasil.
Avaliação
Analise a participação da classe durante as atividades de levantamento de hipóteses. Organize uma pauta de observação para acompanhar o trabalho com mapas (sabe ler legendas, identificar elementos do mapa e relacionar informações) e considere a fluência e a compreensão do texto.
Analise a participação da classe durante as atividades de levantamento de hipóteses. Organize uma pauta de observação para acompanhar o trabalho com mapas (sabe ler legendas, identificar elementos do mapa e relacionar informações) e considere a fluência e a compreensão do texto.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/migracao-nordestina-geografia-paisagem-cultural-leitura-poema-romance-cronica-511980.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário