quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Migração nordestina

Objetivos
- Discutir o processo migratório brasileiro por meio de trechos de Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.
- Ler textos literários para aprender sobre a migração.
- Produzir um mural sobreas migrações.

Conteúdos
- Leitura e interpretação de textos literários.
- Migrações internas.
- Produção de mural.

Anos
6º ao 9º.

Tempo estimado
Quatro aulas.

Material necessário
O livro Morte e Vida Severina, cópias dos capítulos: O Retirante Explica ao Leitor Quem É e a Que Vai e Assiste ao Enterro de um Trabalhador de Eito e Ouve o Que Dizem do Morto os Amigos Que o Levaram ao Cemitério e mapas Brasil Político, Uso da Terra no Brasil e Circulação de Pessoas.

Desenvolvimento
1ª etapa
Mostre a capa do livro e peça que os aluno levantem hipóteses sobre a história. O que "Severina" quer dizer? Por que "morte" e "vida" aparecem nessa ordem? Comente sobre a imagem da capa e registre no quadro as impressões da turma. Aproveite para discutir sobre a migração nordestina, perguntando se eles conhecem pessoas que nasceram num lugar e foram morar em outro. Circule o livro e peça que falem sobre o tipo de texto, o gênero literário a que pertence e as características dele. Fale sobre o autor e explique o enredo.

2ª etapa
Distribua as cópias do texto e leia em voz alta o trecho Assiste ao Enterro..., utilizando recursos como paradas, velocidade acelerada ou lenta e sussurros. Discuta o trecho lido e leve todos a interpretá-lo. É um enterro? De quem? Pergunte o significado da palavra latifúndio ali. Construa com eles o sentido global do texto e, em seguida, leia a primeira parte da obra, O Retirante... Resgate as histórias que a turma já ouviu sobre a migração de nordestinos e explore as causas dela.

3ª etapa
Forme grupos e proponha que explorem as informações apresentadas nos mapas Brasil Político, Uso da Terra no Brasil e Circulação Populacional e que estabeleçam relações entre eles. Oriente-os a localizar a Região Nordeste, observar os diferentes usos da terra, relacionar a produção agropecuária com o tamanho das propriedades e identificar o destino da população migrante. Cada equipe deve relacionar a história de Severino às informações encontradas nos mapas e explicar a desigualdade na distribuição de terras no Brasil e as causas dos processos migratórios.

4ª etapa
Com base nas informações e reflexões realizadas, peça que todos montem um mural na sala de aula sobre a migração da população nordestina no Brasil.

Avaliação
Analise a participação da classe durante as atividades de levantamento de hipóteses. Organize uma pauta de observação para acompanhar o trabalho com mapas (sabe ler legendas, identificar elementos do mapa e relacionar informações) e considere a fluência e a compreensão do texto.


Fonte:  http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/migracao-nordestina-geografia-paisagem-cultural-leitura-poema-romance-cronica-511980.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário