Interpretação
de mapas de síntese
Objetivos
-
Analisar um mapa de síntese a partir do título e da legenda para delinear as
áreas de ocorrência dos fenômenos cartografados.
-
Relacionar a distribuição dos dados no mapa de síntese para entender o problema
geográfico em questão.
-
Compreender a simbologia dos mapas, como ela é usada para representar os
fenômenos retratados e a relação entre eles.
Conteúdo
Mapa
de síntese.
Ano
9º
ano
Tempo estimado
03
aulas
Material necessário
Cópias
do mapa sobre Meio Ambiente no Brasil (se preferir, você pode usar outro livro
ou atlas que contenha esse mapa), uma folha de papel vegetal ou similar, lápis
preto e fita adesiva.
Flexibilização
Para alunos com deficiência
física (nos membros superiores)
Prenda
o mapa em uma prancheta ou fixe-o em uma mesa inclinada. Se necessário, amplie
o tempo de realização de cada uma das etapas desse plano de aula para que o
aluno com deficiência física nos membros superiores possa realizar as
atividades. O papel vegetal também deve ser fixado em todas as extremidades
sobre o mapa. Os lápis podem ser envolvidos em espuma, para dar firmeza ao
aluno. Em casos mais severos, é possível fazer uso de órteses para que o aluno
tenha mais mobilidade no punho e no polegar. Sempre que necessário conte com o
apoio do profissional responsável pela sala de recursos, que pode ajuda-lo a
desenvolver algumas habilidades do aluno no contraturno.
Desenvolvimento
1ª etapa
Distribua
uma cópia em cores para cada aluno do mapa Brasil - meio ambiente (presente no
Atlas Escolar e no Geoatlas, ambos de Maria Elena Simielli). Também é possível
trabalhar com um mapa de síntese relacionado ao conteúdo de Geografia que está
sendo estudado em sala com os alunos. Reúna os alunos em duplas e os conduza a
observarem o mapa. Inicie a observação fazendo perguntas como: que tema é
abordado? Que informações o mapa apresenta sobre esse tema? Como essas
informações foram representadas? Para responder, oriente os alunos na leitura
do título e da legenda. Eles também devem buscar na legenda a fonte dos dados e
a data das informações, que são muito importantes para saber a validade dos
dados. Se a data for muito antiga, os dados já estarão superados. Quanto à
fonte, é importante saber se os dados foram obtidos em órgão oficial de
pesquisa, o que lhe dá mais validade. Conduza uma exploração dos elementos e da
simbologia do mapa, com o uso da legenda. Pergunte aos alunos sobre que
variáveis visuais são usadas e o que cada uma delas representa, como: Que cores
aparecem? Há pontos ou linhas? O elas indicam? Por exemplo, geralmente, são
usadas cores diferentes para indicar a diferença entre os tipos de ocupação do
espaço. No entanto, uma área pode ter mais de um tipo de informação. Questione
sobre como isso pode aparecer no mapa. Um recurso é fazer hachuras sobre os
tipos de ocupação do espaço, para indicar trechos com "contaminação do
solo e da água por agrotóxicos", por exemplo, que ocorrem tanto em áreas
profundamente transformadas pela ação antrópica quanto em áreas menos afetadas
pela ação humana.
Vale
lembrar que o entendimento de um mapa de síntese depende do conhecimento que o
aluno tem sobre o tema abordado. As dificuldades, muitas vezes, originam-se na
falta de conhecimento a respeito dos conceitos que ele representa. Caso isso
seja identificado pelo professor, nesse momento cabe retomar o que já foi
estudado, e até aprofundar o assunto com uma leitura específica.
2ª etapa
Proponha
que façam uma análise separando as informações que o mapa representa. Para
isso, explore a legenda com os alunos, para que eles identifiquem todos os
fenômenos representados e os localize no mapa: onde ocorre tal fenômeno? Nesse
caso, há informações sobre: tipos de ocupação do solo, áreas ameaçadas por
poluição, tendências de expansão da ocupação antrópica, estado de conservação
dos biomas. Diga para a garotada encontrar a relação que há entre esses dados.
Por exemplo, no mapa indicado, "chuva ácida" ocorre em espaços
profundamente transformados onde há poluição do ar e da água pela atividade
industrial, esses espaços estão localizados no Vale do Paraíba, sul de Minas e
sudoeste do Rio de Janeiro. O que isso significa? Há relação entre a chuva
ácida e a poluição? Como isso fica evidente no mapa?
Há
no mapa, linhas e setas que delimitam as tendências de expansão de ameaças
ambientais, questione com os alunos: que tipos de ameaças elas indicam? Para
onde estão avançando? Onde aparecem pontos de risco de poluição por petróleo e
pontos de acidentes com fontes radioativas? Desafie os alunos a pensar sobre as
relações entre as áreas, linhas e pontos que analisaram. Em que tipo de
ocupação do espaço os pontos de risco estão concentrados? Quais são as
tendências de expansão das ameaças ambientais? Coloque em discussão como a
situação de risco ambiental foi representada.
3ª etapa
Um
passo mais avançado é, após essa análise detalhada, entender a dinâmica
espacial que o mapa propõe. Comente isso com os alunos e peça que identifiquem
a distribuição dos conceitos e informações representados no mapa, eles devem
notar que se formam conjuntos espaciais onde predominam certas características.
Com
uma folha de papel vegetal (ou similar) colada com fita adesiva sobre o mapa,
os alunos irão agora delinear esses conjuntos espaciais, traçando seus limites
com um lápis preto. Peça que numerem os conjuntos.
Avaliação
Para
concluir, proponha a seguinte discussão: Para que serve um mapa de síntese?
Qual sua importância para se entender um problema geográfico? Anote no quadro
as respostas dos alunos. Oriente a conversa, mostrando a importância desse tipo
de mapa para o estudo da Geografia. Em seguida, solicite que escrevam sobre as
condições ambientais e ameaças de risco de cada um dos conjuntos espaciais
vistos na etapa anterior. É bom ter claro que, diferente dos demais mapas
temáticos, um mapa de síntese representa conceitos ou informações com o
objetivo de abordar uma situação ou um problema geográfico e produzir uma
síntese, relacionando diversos fenômenos sob uma visão de conjunto do
território cartografado. Esse tipo de mapa resulta de um estudo, de uma
pesquisa que geralmente define conceitos que são representados sob a forma de
um mapa. Portanto, para entender um mapa de síntese é necessário conhecer o que
ele representa.
Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/interpretacao-mapas-sintese-643175.shtml
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