Ensine
cartografia para a turma usando o Google Earth
Objetivos
-Desenvolver a noção espacial e a representação cartográfica.
-Desenvolver a noção espacial e a representação cartográfica.
-Comparar diferentes tipos de representação da superfície terrestre: mapas,
fotos de satélite e imagens aéreas e tridimensionais.
Conteúdos
- Cartografia.
- Cartografia.
-
Localização espacial.
Anos
6º ao 9º.
6º ao 9º.
Tempo estimado Oito aulas.
Material necessário
Papel,
régua, lápis, computador com acesso à internet e o programa Google Earth
Desenvolvimento
1ª etapa Oriente os alunos a observar o trajeto desde a casa até a escola, identificando pontos para a localização. Peça que transformem a observação num croqui, cuidando para representar as referências.
1ª etapa Oriente os alunos a observar o trajeto desde a casa até a escola, identificando pontos para a localização. Peça que transformem a observação num croqui, cuidando para representar as referências.
2ª
etapa Diante
do computador, divida a turma em grupos e solicite que explorem este site.
Explique que o desafio é encontrar, entre os mapas disponíveis, um que mostre a
localização da escola. Oriente-os a comparar os croquis com os mapas: os pontos
de referência são os mesmos? Como são identificados? Explique que os desenhos
disponíveis são representações bidimensionais de espaços tridimensionais, com
símbolos, legendas e escala específicos.
3ª
etapa Hora
de visualizar a localização em imagem real. Abra o programa Google Earth e
convide a turma a buscar uma imagem da escola. Siga o seguinte procedimento:
clique no botão "Mostrar a barra lateral" e em "Voar para".
Digite "Brasil", espere a imagem "voar" até o país.
Introduza o nome da cidade e oriente os estudantes a aproximar a imagem até o
objetivo. Pergunte aos alunos o que estão vendo. É a mesma visão que temos ao
caminhar pelas ruas? Leve-os a perceber que imagens aéreas e de satélite são a
real visualização da superfície no plano vertical.
4ª
etapa Peça
que comparem a imagem do Google Earth com o croqui que haviam elaborado e
observem o que querem acrescentar ou modificar.
Avaliação
Verifique se os alunos compreendem as diferentes formas de representação da superfície terrestre e se sabem se localizar em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repita a sequência de atividades com outros pontos significativos, possibilitando que explorem os recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.
Verifique se os alunos compreendem as diferentes formas de representação da superfície terrestre e se sabem se localizar em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repita a sequência de atividades com outros pontos significativos, possibilitando que explorem os recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.
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