A região concentrada no território brasileiro
Introdução
É muito comum conceber a regionalização do território brasileiro a partir da divisão estabelecida há décadas pelo IBGE, que supõe 5 regiões (Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul), no entanto, essa subdivisão do espaço nacional serve mais para fins estatísticos do que para expressar a complexa realidade territorial do Brasil contemporâneo.
Hoje é possível identificar uma grande diversidade de regiões, como a fronteira agrícola na Amazônia; o vale do São Francisco, que está se tornando uma grande e moderna área produtiva; as regiões metropolitanas e suas áreas de influência com produções agrícolas e industriais específicas; as regiões do agronegócio com as especializações produtivas, entre tantas outras realidades regionais que se relacionam a estas ou a outras regiões de outros países, como vem ocorrendo no sul do país com a integração promovida pelo Mercosul (ainda que por ora não seja tão intensa a integração).
É muito comum conceber a regionalização do território brasileiro a partir da divisão estabelecida há décadas pelo IBGE, que supõe 5 regiões (Norte, Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste e Sul), no entanto, essa subdivisão do espaço nacional serve mais para fins estatísticos do que para expressar a complexa realidade territorial do Brasil contemporâneo.
Hoje é possível identificar uma grande diversidade de regiões, como a fronteira agrícola na Amazônia; o vale do São Francisco, que está se tornando uma grande e moderna área produtiva; as regiões metropolitanas e suas áreas de influência com produções agrícolas e industriais específicas; as regiões do agronegócio com as especializações produtivas, entre tantas outras realidades regionais que se relacionam a estas ou a outras regiões de outros países, como vem ocorrendo no sul do país com a integração promovida pelo Mercosul (ainda que por ora não seja tão intensa a integração).
Uma
diferença básica que há entre o território brasileiro no século 21 e o de
décadas atrás, quando foram estabelecidas as atuais regiões do IBGE (em 1970) é
a densidade e a qualidade das redes, das redes técnicas. Atualmente, o país tem
uma densidade de redes materiais como rodovias, ferrovias, hidrovias, sistemas
de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, gasodutos etc. em
quantidades muito superiores às do passado - e que estão em acelerado crescimento.
Isso a despeito da precariedade encontrada, se essas redes forem comparadas a
padrões de outros países. Além disso, hoje há algo inédito em relação a 1970:
as redes imateriais, isto é, aquelas formadas pelos sistemas orbitais
(satélites) e cabos de fibra ótica, por onde flui uma quantidade expressiva de
informações (que podem ser dinheiro, ordens, comunicações pessoais e
empresariais etc.).
Neste
plano de aula, vamos analisar a chamada região concentrada, região brasileira
onde a densidade desses dois tipos de rede é a maior do território brasileiro.
Objetivos
- Expor a existência de diferentes tipos de região que podem ser analisadas, servindo para compreender e mesmo intervir no território brasileiro.
- Expor a existência de diferentes tipos de região que podem ser analisadas, servindo para compreender e mesmo intervir no território brasileiro.
-
Apresentar a diversidade regional do país e compreender as especificidades da
região concentrada.
-
Introduzir a noção de que as regiões são constituídas pela área territorial
contígua e também por redes e fluxos que elas promovem.
Em
resumo, pretende-se dar conta das seguintes expectativas de aprendizagem:
- ao
diferenciar região e regionalização, proporcionar uma visão de conjunto do
país;
- o
entendimento de que os fluxos imateriais hoje são fundamentais na organização
do território e influem diretamente na nossa vida.
Conteúdos
Região concentrada
Região concentrada
Redes e
fluxos
Organização
regional
Ano
6º, 7º ou 8º ano
6º, 7º ou 8º ano
Tempo estimado Três aulas
Material necessário
Atlas,
mapa político e/ou regional do Brasil
Gráfico
da distribuição regional dos investimentos do governo em transportes
Gráfico
da densidade de ferrovias por unidade da federação
Desenvolvimento
1ª aula Inicie a aula com a seguinte exposição: originalmente, a noção de região concentrada foi criada por Milton Santos e Ana Clara Torres Ribeiro em 1979, abrangendo o estado do Rio de Janeiro, o sul do Espírito Santo, o sul de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, mais tarde, partes do Mato Grosso do Sul. Desde então, muitos estudos foram realizados sobre essa região e hoje vemos essa área tem uma densidade de redes técnicas ainda maior: 1. Esse é o caso das redes materiais e 2. Principalmente, da densa rede imaterial, quase inexistente quando a denominação região concentrada foi proposta.
1ª aula Inicie a aula com a seguinte exposição: originalmente, a noção de região concentrada foi criada por Milton Santos e Ana Clara Torres Ribeiro em 1979, abrangendo o estado do Rio de Janeiro, o sul do Espírito Santo, o sul de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e, mais tarde, partes do Mato Grosso do Sul. Desde então, muitos estudos foram realizados sobre essa região e hoje vemos essa área tem uma densidade de redes técnicas ainda maior: 1. Esse é o caso das redes materiais e 2. Principalmente, da densa rede imaterial, quase inexistente quando a denominação região concentrada foi proposta.
Outro
fato que chama a atenção é que essa área concentrada está se expandindo em
manchas, isto é, verifica-se essa mesma densidade de redes em outras áreas do
território brasileiro, mas não de modo contíguo à região concentrada e, em
grande medida, isso se deve à forte expansão do agronegócio no território brasileiro.
Então, também há áreas no Mato Grosso, em Goiás, no sul do Maranhão, no Piauí e
no oeste da Bahia onde a tecnificação do território se assemelha, guardadas as
proporções, da região concentrada. Como essas manchas não estão desconectadas
(ou isoladas), porque é de sua constituição a forte presença de tecnologias de
ligação, pode-se afirmar que essas manchas conectadas uma as outras formam uma
espécie, elas mesmas, de rede geográfica de lugares espaciais, bem diferentes
do seu entorno.
Exponha,
também, a ideia de que, em contraste com a regionalização do IBGE, há essa
noção de região concentrada. Ao contrário da primeira, que já se formulou há
quatro décadas, a segunda é dinâmica, pois dá conta do processo de expansão que
vem transformando as realidades regionais aceleradamente, com o crescimento das
redes materiais e imateriais (conforme foi dito acima), atraindo um grande
volume de empresas nacionais e estrangeiras, fomentando um crescimento urbano
significativo. Com base nisso, é possível debater sobre o aspecto dinâmico do
espaço geográfico e da região.
Solicite
aos alunos que tragam informações para a próxima aula sobre o que foi exposto
nesta - dados sobre as redes de transporte e energia, portos, aeroportos,
produções agrícolas, etc. e também sobre as redes de informação, exemplos
concretos para colaborar nas reflexões que serão propostas.
2ª aula Transcreva na lousa os dados abaixo e, caso haja
condições, use um retroprojetor para expor tais informações mais os gráficos
que seguem no anexo desta aula:
Agências
bancárias
Região
concentrada: 13.745 (07 estados)
Brasil:
18.358 (27 estados)
Fonte:
Febraban, abril/2008
Telefones
fixos
Região
concentrada: 31.278.565 (07 estados)
Brasil:
41.949.390 (27 estados)
Fonte:
Anatel, fevereiro/2008
Telefones
celulares
Região
concentrada: 78.749.996 (07 estados)
Brasil:
124.122.479 (27 estados)
Fonte:
Anatel, fevereiro/2008
Ferrovias
30.101 vagões incorporados no sistema ferroviário entre 1997 e 2006
30.101 vagões incorporados no sistema ferroviário entre 1997 e 2006
(Salta de
20 aquisições em 1997 e sobe para uma média de 7.000 vagões a partir de 2004)
1.174
locomotivas incorporados no sistema ferroviário entre 1997 e 2006
(Salta de
10 aquisições em 1997 e sobe para uma média acima de 230 locomotivas a partir
de 2004 com frota atual de 2.515 unidades)
O volume
transportado salta de 250 milhões de toneladas em 1997 para 404 milhões de
toneladas em 2006 A maior parte deste volume localiza-se na região concentrada
Fonte:
Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários - ANTF
Rodovias
1,6 milhão de km de rodovias A maior parte deste volume localiza-se na região concentrada Fonte: Geipot, 1999
1,6 milhão de km de rodovias A maior parte deste volume localiza-se na região concentrada Fonte: Geipot, 1999
Certamente,
esses dados vão propiciar uma oportunidade bastante interessante para um debate
organizado. Esses dados exemplificam o peso do que está sendo chamado de região
concentrada. Eles servem para estabelecer análises em conjunto com a sala.
Também se podem complementar essas informações com outras que você detenha e,
principalmente, pedir aos alunos que partilhem as informações coletadas desde a
aula anterior, somados ao uso do livro didático. O conjunto de dados expostos
deve reforçar a noção de região concentrada. A ideia principal é mostrar como
essa região é muito modernizada e está em expansão para outras áreas do
território brasileiro.
Esta aula
permitirá aos alunos visualizar de modo bastante concreto a desigualdade
existente no território brasileiro, especialmente no que tange à constituição
técnica e moderna do território. Como fechamento, o lance a seguinte questão:
embora a região concentrada detenha a maior parte das infraestruturas do país
(as redes materiais e imateriais) e consequentemente a maior parte dos
investimentos públicos e privados, como é possível que tenhamos também nesta
região tanta pobreza quanto nas demais, senão mais?
3ª aula Até aqui os alunos foram levados a refletir sobre
as diferenças entre a regionalização (as cinco regiões do IBGE) e a noção de
região como algo dinâmico. Também puderam perceber que, além da regionalização
em cinco macrorregiões, há outras, inclusive estabelecidas pelo IBGE. Mas o
dado mais importante é que, para compreender a região hoje, é preciso que se
relacione uma dada área territorial contígua com as redes que atravessam essa
área e geram fluxos interconectando uma região a muitas outras, no Brasil e no
mundo inteiro. Por fim, é preciso reforçar a idéia de que, no período atual,
temos que distinguir as redes materiais e as redes imateriais e que estas
últimas têm a capacidade de controlar as primeiras. Essa capacidade das redes
imateriais é a principal expressão da globalização vista pela ótica da
geografia.
Assim, é
possível levar os alunos a compreenderem o fato de termos uma região
globalizada no território brasileiro, que são as áreas onde há uma densa rede
imaterial e que controlam as demais infraestruturas. Evidentemente, temos na
região concentrada áreas onde a densidade das redes é muito maior, como por
exemplo, as regiões metropolitanas e seus entornos, que têm, além dessas redes,
uma gama de serviços muito específicos, característicos dos espaços da
globalização. Afinal, é bom lembrar, esses serviços buscam as porções do
território onde as redes são mais densas, especialmente as redes imateriais.
A partir
dessa reflexão, proponha, se considerar conveniente segundo a dinâmica destas
aulas, um aprofundamento sobre o conhecimento da região concentrada, sugerindo
temas como:
-
Telefones fixos e móveis no Brasil e nos estados que compõem a região
concentrada
- Recente
expansão do sistema ferroviário no Brasil
- Sistema
rodoviário brasileiro
-
Características da região concentrada: volume da população, área compreendida,
PIB da região (somando o de cada estado que compõe a região), regiões
metropolitanas etc.
- Sistema
portuário e volumes de importação e exportação (comparando o total brasileiro
com aqueles localizados na região concentrada).
Avaliação
Sugerimos como fechamento deste grupo de aulas que se peça aos alunos que, com base no que foi discutido, façam um pequeno texto (uma página, no máximo) sobre as diferenças entre região e regionalização, isto é, que comparem as regiões do IBGE com a região concentrada.
Sugerimos como fechamento deste grupo de aulas que se peça aos alunos que, com base no que foi discutido, façam um pequeno texto (uma página, no máximo) sobre as diferenças entre região e regionalização, isto é, que comparem as regiões do IBGE com a região concentrada.
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