Biomas
brasileiros
Objetivos
- Conhecer as principais características dos biomas brasileiros para reconhecê-los.
- Entender por que precisamos preservá-los.
Conteúdo
- Biomas brasileiros.
Anos
6º e 7º.
Tempo estimado
Seis aulas.
Material necessário
- Conhecer as principais características dos biomas brasileiros para reconhecê-los.
- Entender por que precisamos preservá-los.
Conteúdo
- Biomas brasileiros.
Anos
6º e 7º.
Tempo estimado
Seis aulas.
Material necessário
Mapa da
divisão política do Brasil
e dos diferentes
biomas brasileiros,
texto sobre as características
dos principais biomas,
imagens de referência de cada um deles (encontradas em livros ou na internet),
cartolina, canetinhas e lápis de cor.
Desenvolvimento
1ª etapa
1ª etapa
Investigue
se os estudantes sabem o que é bioma e se conhecem suas características. Anote
as percepções da turma no quadro-negro e recomende que as registrem nos
cadernos. Distribua cópias do mapa político do Brasil e peça que indiquem onde
fica cada um dos biomas que eles citaram.
2ª
etapa
Forme
trios e sugira que os colegas troquem informações sobre as indicações
anteriores. Depois, distribua o mapa dos principais biomas. Peça que comparem
com as marcações que fizeram. Discuta com eles o clima, a vegetação e a fauna
de cada local. Registre as observações dos alunos e peça que façam o mesmo no
caderno.
3ª
etapa
Leia
com a turma o texto sobre os biomas. Esclareça dúvidas e explore imagens de
cada local.
4ª
etapa
Agora,
em grupos de cinco, os estudantes devem escolher um dos biomas para retratá-lo
num cartaz informativo, tomando como base as anotações próprias e as
informações do texto. Para ilustrar a produção, peça desenhos inspirados nas
imagens de referência. Durante o processo, oriente as equipes na preparação de
apresentações.
5ª
etapa
Apresentação
dos grupos para a classe. No fim, reserve um tempo para esclarecer as últimas
dúvidas.
Avaliação
Observe a participação dos alunos nas discussões e nas apresentações. Verifique a qualidade das informações e das ilustrações e a forma como elas foram dispostas nos cartazes.
Observe a participação dos alunos nas discussões e nas apresentações. Verifique a qualidade das informações e das ilustrações e a forma como elas foram dispostas nos cartazes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário