História
da cartografia
Objetivos
- Reconhecer a função social e histórica dos mapas.
- Reconhecer a função social e histórica dos mapas.
-Comparar
a linguagem dos mapas com base em sua história e das conquistas técnicas que
levaram a uma maior qualidade e precisão.
-
Ler e interpretar um mapa antigo.
Conteúdos
- História da cartografia.
- História da cartografia.
-
Função dos mapas.
Anos
6º e 7º.
6º e 7º.
Tempo estimado
Quatro
aulas.
Material necessário
Vídeo
e texto sobre a história dos mapas, computador e projetor, papel manilha ou
similar, canetas coloridas, tesoura, cola, lápis de cor, lupa, uma cópia do
mapa das capitanias hereditárias de Joan Blaeu, um atlas ou mapa atual da
divisão política do Brasil e sites para pesquisa de mapas antigos (como bndigital.bn.br
e cartografiahistorica.usp.br).
Flexibilização
Para alunos com deficiência intelectual
Flexibilização
Para alunos com deficiência intelectual
Apresente
antecipadamente o texto sobre a história dos mapas para o aluno com deficiência
intelectual e, se necessário, mostre os vídeos para ele mais de uma vez. O
trabalho em pequenos grupos ajuda o aluno a compreender a lógica dos mapas e a
comparar uns com os outros. Amplie o tempo de realização da pesquisa e procure
investir em mapas com uma variedade considerável de cores e formas - os
estímulos visuais colaboram para a aprendizagem desses alunos. Se a criança
ainda não for capaz de escrever os nomes de todas as capitanias, pode ser
ajudada por um colega. Amplie o tempo de realização das etapas da sequência e
proponha que o aluno analise outros mapas no contraturno, para reforçar as
aprendizagens. Conte, também, com a ajuda do AEE para desenvolver as
habilidades de escrita e de interpretação do aluno.
Desenvolvimento
1ª etapa
1ª etapa
Leio
o texto sobre a história dos mapas indicado e, em seguida, exiba o vídeo
sugerido. Proponha que os alunos acompanhem a leitura e a projeção, fazendo
anotações de suas dúvidas e pontos que gostariam de destacar. Interrompa a
leitura ou o vídeo quando julgar necessário para comentar o conteúdo. Converse
com eles sobre o que chamou a atenção e sobre o que gostariam de saber mais.
2ª
etapa
Amplie
a discussão, comentando as características dos mapas produzidos em diferentes
épocas. Como eles apresentavam a ideia de mundo em cada período? Comente que os
mapas refletem as concepções de mundo de diversas culturas, em tempos
diferentes. A produção cartográfica foi guiada por interesses econômicos e
militares, por metas políticas e imposições religiosas, bem como por questões
práticas, ligadas, por exemplo, à navegação. Não deixe de salientar que a
sequência de mapas apresentados no vídeo e no texto não resume toda a história
da cartografia. A fim de sistematizar o que viram, os alunos vão construir uma
linha cronológica. Eles podem trabalhar em pequenos grupos. Indique sites de
pesquisa e peça que levem para a aula seguinte mapas antigos devidamente
identificados para colarem na linha cronológica. Com base no material trazido,
decidam juntos as datas, os mapas e as legendas que podem ser colocados na
linha.
3ª
etapa
Peça
que cada grupo fixe no quadro ou na parede as linhas que construíram ou na
parede, para comparar umas às outras, conversando sobre o que é semelhante e
diferente entre elas. É importante perceberem o que marca os mapas de um
período a outro. Por exemplo: o que pode ter interferido na forma dos mapas, no
uso de paralelos e meridianos, na decisão sobre o que ficaria no centro ou nas
extremidades do mapa, na inclusão de áreas da Terra e de detalhes no interior
dos continentes e nos oceanos e em seu nome? O que mudou de uma época para a
outra na representação da escala, das coordenadas geográficas, dos rios,
montanhas, povoados etc.? O que isso pode indicar quanto às ideias de mundo de
cada época? Em seguida, pergunte como a atividade os ajudou a pensar sobre como
eram os mapas no passado e o que foi preciso inventar para a produção dos mapas
atuais.
4ª
etapa
Nesta
etapa, os alunos irão comparar mapas antigos com atuais. Existem muitos mapas
históricos disponíveis. Escolha aquele que for mais adequado ao tema em estudo
sobre a geografia e a história do Brasil. Considere também a qualidade para a
reprodução, pois todos devem ter uma cópia. Como sugestão, foi selecionado o
mapa das capitanias hereditárias, de Joan Blaeu, porque apresenta detalhes da
ocupação das capitanias já no século 17. Entregue uma cópia para os alunos e
oriente-os a observar os detalhes: o título, o contorno do continente, o
traçado dos rios e as elevações, a indicação da escala etc. Com a lupa, eles
poderão perceber melhor os detalhes. Identifique com eles a linha que delimita
as capitanias hereditárias. Depois, peça que marquem esses limites com um lápis
preto. Juntos, identifiquem o nome das capitanias e escreva-os no quadro em
forma de lista. Em seguida, eles devem colorir a área interna de cada uma delas
e montar uma legenda para identificá-las. Quando terminarem, devem pegar o mapa
atual da divisão política do Brasil e compará-lo com o mapa antigo. Oriente-os
a identificarem o que há de semelhante e diferente entre eles. Escreva no
quadro as observações. Ao fim, organize uma roda de conversa para discutir o
trabalho realizado. O que aprenderam com essa atividade? Que dúvidas ainda
permanecem? O que gostariam de saber mais? Os estudantes poderão anotar suas
conclusões e produzir uma dissertação sobre a importância dos mapas em
diferentes épocas.
Avaliação
Com base no texto dissertativo produzido pelos jovens observe se eles entenderam a importância histórica e social dos mapas, se identificaram as mudanças na linguagem dos mapas, se relacionaram a conquista das técnicas ao aprimoramento deles e como interpretaram um mapa antigo.
Com base no texto dissertativo produzido pelos jovens observe se eles entenderam a importância histórica e social dos mapas, se identificaram as mudanças na linguagem dos mapas, se relacionaram a conquista das técnicas ao aprimoramento deles e como interpretaram um mapa antigo.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/pratica-pedagogica/historia-cartografia-629392.shtml
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