quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Blocos econômicos e sua influência na regionalização do espaço mundial

Conteúdos
- Blocos econômicos (NAFTA, MERCOSUL, UE, CEI, Apec, Asean, entre outros).
- Globalização.

Anos
8º e 9º anos.

Tempo estimado
Três aulas de cinquenta minutos.

Material necessário
- Mapa-múndi encartado à Nova Escola.
- Cópias reduzidas do planisfério, em quantidade para o trabalho em duplas ou trios.
- Papel de seda ou vegetal.
- Lápis de cor, lápis ou lapiseira e borracha.

Desenvolvimento
1ª aula
Exponha na classe o planisfério político e mostre (em cópias impressas ou no computador, se disponível) a animação do site da Nova Escola sobre a configuração dos blocos econômicos e as mudanças nos centros de poder ao longo da história. Converse com os alunos sobre o que eles pensam a respeito da formação dos blocos, como eles mudaram no decorrer do tempo e como está o cenário nos dias de hoje, levando em consideração três momentos principais: 1) o início do século XX — mundo pré-guerras 2) a bipolarização do mundo pós-guerra e 3) o contexto atual. Localizem, então, no mapa-múndi, os principais blocos atuais, como MERCOSUL, NAFTA, UE e Apec, discutindo os principais aspectos que os diferenciam e os tornam importantes no cenário econômico e geopolítico internacional.

2ª aula Proponha a confecção de croquis cartográficos. Relembre conceitos que devem ser utilizados, como título, legenda e escala. Para começar a atividade, os alunos devem sobrepor o papel de seda ou vegetal à cópia do planisfério. Em seguida, contornar os limites de cada continente e, utilizando cores diferentes, contornar as áreas de abrangência de cada bloco econômico. Em seguida, confeccionarão as legendas conforme os elementos representados no croqui. Ao final, deverão colocar um título adequado ao aspecto representado.

3ª aula Com os croquis prontos, inicie um debate sobre o papel dos blocos na economia global, não esquecendo de mencionar os países que estão excluídos desse processo (principalmente os países africanos, da América Central e alguns do sudoeste e sul da Ásia). Monte com a turma uma lista das principais características econômicas, políticas e culturais dos países inseridos nos blocos, em contraposição àqueles que não estão inseridos nesse tipo de integração. Peça aos alunos que elaborem, individualmente, um pequeno relatório registrando seu entendimento a respeito das aulas.

Avaliação
Avalie a participação da turma durante as aulas e o envolvimento com as atividades propostas. Em aulas posteriores, utilize o croqui cartográfico e o relatório individual como instrumentos de registro da aprendizagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário