Ambiente e ação humana nas florestas
Objetivos
- Identificar e comparar as causas do desmatamento nos seguintes biomas florestais brasileiros: Amazônia e Mata Atlântica.
- Compreender a relação das populações tradicionais da Amazônia com o meio ambiente.
- Desenvolver processos de coleta, seleção e organização de dados.
- Ler e interpretar informações cartográficas.
Conteúdos
- Biomas florestais do Brasil: Amazônia e Mata Atlântica.
- Comunidades tradicionais da Amazônia.
- Extrativismo vegetal e desmatamento.
- Recursos naturais.
- Biodiversidade.
Anos
6º e 7º anos.
- Identificar e comparar as causas do desmatamento nos seguintes biomas florestais brasileiros: Amazônia e Mata Atlântica.
- Compreender a relação das populações tradicionais da Amazônia com o meio ambiente.
- Desenvolver processos de coleta, seleção e organização de dados.
- Ler e interpretar informações cartográficas.
Conteúdos
- Biomas florestais do Brasil: Amazônia e Mata Atlântica.
- Comunidades tradicionais da Amazônia.
- Extrativismo vegetal e desmatamento.
- Recursos naturais.
- Biodiversidade.
Anos
6º e 7º anos.
Tempo estimado
Quatro aulas
Quatro aulas
Material necessário
Cópias do
texto de apoio contido nesta sequência didática para todos os alunos,
computador com Datashow ou projetor para a reprodução das figuras 1, 2, 3 e 4.
Introdução
Com o
passar dos anos, a ação humana tem modificado os biomas brasileiros. Nossa
faixa de Mata Atlântica, por exemplo, sofre com o desmatamento desde o
descobrimento do país, em 1500. A exploração foi tão ferrenha que, atualmente,
restam apenas 7 % da mata original. Isso desperta uma grande preocupação em
relação à preservação da floresta Amazônica e, principalmente, em relação ao
futuro das comunidades tradicionais que dela sobrevivem. Por isso, é muito
importante conhecer as causas do desmatamento e refletir sobre formas
alternativas adotadas pelos povos tradicionais para sobreviver, preservar suas
tradições e proteger a floresta. É sobre a ação humana sobre a natureza que
vamos falar na sequência a seguir.
Desenvolvimento
1ª aula
Inicie a
aula contando aos alunos que nos próximos três encontros vocês falarão sobre a
relação entre sociedade e natureza. Comece questionando a turma sobre os tipos
de interação que os homens podem ter com a natureza em diferentes contextos
sociais, econômicos e geográficos.
Para
sensibilizar a turma sobre o tema e identificar seus conhecimentos prévios
sobre as formas de exploração das florestas brasileiras, organize a sala para
uma roda de conversa e apresente a imagem abaixo (figura 1), de uma área
desmatada ou queimada. Em seguida, lance as seguintes questões: que sensações a
imagem desperta? Quais são os motivos para o desmatamento? Pergunte, ainda, se
a turma sabe quais são as florestas que mais sofrem com essa ameaça no Brasil e
que tipo de vegetação existe nesses lugares.
Figura 1: Clareira aberta na mata, próximo de Porto Velho. (Foto: João
Ramid)
Após
investigar o que a turma já sabe sobre o desmatamento, acrescente algumas
informações a respeito de nossos principais biomas florestais: Amazônia e Mata
Atlântica.
Destaque
a importância desses biomas para a manutenção da biodiversidade, ressaltando
que o conjunto desses biomas corresponde à maior biodiversidade do planeta.
Esclareça que a biodiversidade está relacionada à variedade de formas de vida
do planeta e que é essa diversidade de vida que mantém o equilíbrio dos
ecossistemas, além de representar uma importante fonte de pesquisa para a
descoberta de novos produtos e medicamentos. Porém, as queimadas e o
desmatamento são responsáveis pelo desaparecimento de um grande número de espécies,
muitas delas extintas antes que possam ser estudadas.
Você
sabia que 2010 foi o Ano Internacional da Biodiversidade? Saiba mais sobre o
tema lendo a reportagem "A vez da biodiversidade".
Comente
que a Mata Atlântica avança do Rio Grande do Sul até o estado do Piauí,
apresentando inúmeras paisagens, pois, está presente em diferentes formas de
relevo, de solo e de clima. Enfatize a importância que este bioma desempenha na
proteção dos recursos hídricos, que são responsáveis pelo abastecimento de água
das maiores cidades brasileiras. Apesar da extrema importância da Mata
Atlântica, lembre que aproximadamente 93% de sua formação original já foi
devastada.
Conte à
turma que o bioma amazônico corresponde a aproximadamente 50% do território
nacional e é constituído, principalmente, por uma floresta tropical que
desempenha papel fundamental na manutenção do clima do planeta. Essa imensa
cobertura vegetal vem sofrendo sérios problemas ambientais decorrentes das
queimadas e do desmatamento. Mais de 15% de sua área original já foi devastada.
Depois de
fornecer essas informações para a classe, questione se os alunos sabem quais
são as principais causas do desmatamento na Amazônia. É provável que eles
apontem as madeireiras como as principais devastadoras da região. Explique que
o desmatamento ilegal e predatório praticado por madeireiras é um dos
principais fatores, mas não é o único. Há também fazendeiros que provocam
queimadas na floresta para ampliação de áreas de cultivo (principalmente de
soja). Estes dois problemas preocupam cientistas e ambientalistas do mundo
todo, pois em pouco tempo, podem provocar um grande desequilíbrio no
ecossistema da região, colocando a sobrevivência da floresta em risco.
Relembre
os dados sobre desmatamento nos dois biomas: Amazônia - 16% e Mata Atlântica -
93%. Questione, então, os alunos sobre as causas que levaram a números tão
diferentes nos dois biomas e proponha uma leitura inicial dos mapas que apontam
as áreas desmatadas da Mata Atlântica (figura 2) e a densidade demográfica da
região originalmente ocupada pelo bioma (figura 3).
Explique
as legendas dos mapas e proponha aos estudantes um exercício de representação
gráfica. Peça que eles, em uma folha de papel vegetal, copiem o contorno do
mapa do Brasil e em seguida copiem o contorno da área que correspondia à
floresta da Mata Atlântica em 1500, sobrepondo-a ao mapa de densidade
demográfica. O que os estudantes perceberam?
Solicite
que registrem a comparação entre os dois mapas no caderno e, em seguida,
compartilhem suas observações com os colegas. É esperado que os alunos percebam
que a relação entre densidade demográfica e desmatamento é diretamente
proporcional.
Figura 2: Mapa comparativo entre a área de cobertura vegetal original de
Mata Atlântica e a remanescente. Nota-se que quase 93% da vegetação original
foi desmatada. FONTE: http://www.rededasaguas.org.br
Figura 3: Mapa da densidade demográfica do Brasil. Nota-se que a maior
parte da população está localizada a leste, próximas das áreas litorâneas.
FONTE: www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas
Entenda
o desmatamento
Desmatamento é uma ação
humana que visa à retirada da vegetação nativa de uma determinada área, com o
objetivo de aproveitar a madeira e, em seguida, utilizar a área desmatada para
o uso do solo. Infelizmente, essa prática é recorrente em todos os biomas
brasileiros (Cerrado, Caatinga, Campos, Pantanal, Mata Atlântica e Amazônia),
em maior ou menor grau de intensidade.
A vegetação nativa é
retirada, por meio do corte ou das queimadas, para a ocupação de áreas
destinadas à implantação de atividades agropecuárias, de assentamentos rurais,
ou para a expansão urbana.
Trata-se de uma prática
antiga, que ocorre no Brasil desde o período do descobrimento, mas que se
intensificou após a industrialização do país. Os ciclos econômicos, a expansão
da agricultura, da pecuária e o crescimento urbano estão entre os principais
motivos que levaram ao aumento das áreas desmatadas, principalmente as áreas de
floresta, como a Amazônia e a Mata Atlântica.
Dentre as principais
causas do desmatamento na Amazônia temos:
- O crescimento do
processo de ocupação humana a partir dos anos de 1960.
- A abertura de
estradas e a implantação de grandes projetos de exploração extrativista e de
assentamentos rurais.
- A exploração
madeireira de forma seletiva, na qual são retiradas todas as árvores com valor
comercial.
- As queimadas para
expansão da agricultura e principalmente da pecuária.
Em relação à Mata
Atlântica, os principais motivos para o desmatamento são:
- Os ciclos da cana-de-açúcar e do café, que
estimularam o desmatamento no Nordeste e Sudeste do Brasil.
- O desenvolvimento industrial e econômico no
sudeste.
- O crescimento do processo de urbanização nessa
região.
- A construção de grandes obras de infraestrutura
(como estradas, portos e hidrelétricas).
FONTE:
adaptado do texto Desmatamento, de Arnaldo Carneiro Filho e Nilo D’Avila em
Almanaque Brasil Socioambiental (ISA).
Em
seguida, organize uma roda de conversa para que os estudantes compartilhem os
resultados e discutam o assunto. Você pode fazer o registro das informações
debatidas pela turma no quadro negro.
Para
estimular ainda mais a discussão e depois de concluir o quadro comparativo
sobre o desmatamento nos dois biomas, mostre o cartum abaixo (figura 4) e peça
para que os alunos o observem durante alguns instantes. Comente que os cartuns
estão presentes em jornais, revistas e podem abordar temas polêmicos. Assim
como um texto, eles trazem informações, servem para comentar fatos e expressar
mensagens.
Figura 4. FONTE:
http://grafar.blogspot.com/2010/01/serie-do-mes-desmatamento_25.html
Pergunte
aos estudantes o que eles conseguem deduzir com base no cartum. Algumas
perguntas para orientar a análise são: quem eles imaginam que seja o
personagem? Como é sua vestimenta? Qual a sua fisionomia? E o cenário? Como são
os objetos? Há algum exagero na figura? É possível identificar o lugar, a época
e as condições de vida do personagem? Que tema serviu como base para o cartum? Refere-se
a um assunto da atualidade ou não? Há alguma crítica incutida? Se sim, a quem
ou a que se refere? Que elementos as imagens fornecem para discutir esse
problema?
Espera-se
que os alunos compreendam que o atual modelo de exploração das florestas, baseado
no corte ilegal de árvores, tem causado sérios danos ambientais, além da perda
da biodiversidade.
Com base
nas opiniões dos alunos sugira uma última questão para debate: o que o grupo
propõe como soluções para resolver o problema apresentado? Depois de ouvir os
estudantes, diga a eles que na próxima aula vocês irão discutir formas de
exploração das florestas que não levam à devastação.
3ª aula
Retome o
cartum apresentado na aula passada e explique para a turma que é preciso
aprofundar os conhecimentos sobre alguns temas, para que tenhamos mais
argumentos para responder às questões: a exploração ilegal de madeira é a única
forma de utilização comercial dos recursos das florestas? Existem outras formas
de exploração não levam à devastação de nossos principais biomas?
Veja uma sequência didática sobre o tema.
Para
responder às perguntas, divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e
proponha que cada grupo escolha um tema, dentre os listados abaixo, para
pesquisar em casa e elaborar painéis para um seminário que deverá ser
apresentado na próxima aula. Explique que os grupos deverão pesquisar a origem
da espécie explorada, identificar a região onde ocorre maior exploração e os
grupos que as coletam (são grandes grupos empresariais ou comunidades
tradicionais?), apresentar quais os usos comerciais das espécies investigadas
(indústria alimentícia, de cosméticos etc.) e suas formas de manejo. Oriente a
turma a montar painéis com textos, fotos, mapas, tabelas e gráficos.
•
Castanha do Brasil ou castanha do Pará
• Açaí
• Seringueira
• Babaçu
• Andiroba
• Cupuaçu
• Açaí
• Seringueira
• Babaçu
• Andiroba
• Cupuaçu
Para
orientar o trabalho, sugira que a pesquisa seja realizada em fontes confiáveis,
conforme os exemplos abaixo:
Embrapa
Ministério do Meio Ambiente
Planeta Sustentável
Desflorestamento da Mata Atlântica diminui 55%
O futuro da Amazônia: entrevista com Jacques Marcovitch
Era uma vez na Mata Atlântica
Fórum da Biodiversidade e a Nova Economia Especial do Planeta Sustentável, 2010
Biomas
Hotspots
Blog Biodiversa
Meu Planetinha
Vídeos sobre a Mata Atlântica
Especial "O Futuro da Amazônia", da revista National Geographic Brasil.
Especial "Plantadores de Florestas", da revista National Geographic Brasil.
4ª aula
Embrapa
Ministério do Meio Ambiente
Planeta Sustentável
Desflorestamento da Mata Atlântica diminui 55%
O futuro da Amazônia: entrevista com Jacques Marcovitch
Era uma vez na Mata Atlântica
Fórum da Biodiversidade e a Nova Economia Especial do Planeta Sustentável, 2010
Biomas
Hotspots
Blog Biodiversa
Meu Planetinha
Vídeos sobre a Mata Atlântica
Especial "O Futuro da Amazônia", da revista National Geographic Brasil.
Especial "Plantadores de Florestas", da revista National Geographic Brasil.
4ª aula
Reserve
essa aula para a apresentação dos seminários. Peça para que os grupos explorem
os conteúdos dos painéis durante a apresentação. Estabeleça um tempo de 10
minutos para cada grupo expor o seu trabalho, faça anotações dos pontos
importantes e comente quando julgar necessário. No final, retome as perguntas que
guiaram o trabalho de pesquisa na aula anterior (A exploração ilegal de madeira
é a única forma de utilização comercial dos recursos das florestas? Existem
outras formas de exploração não levam à devastação de nossos principais
biomas?) e proponha um debate de encerramento com toda a turma sobre como deve
ser a ação humana em áreas de florestas.
Espera-se
que ao final os alunos compreendam que é possível explorar as florestas de
forma sustentável, garantindo assim, a sobrevivência dos povos da floresta e a
preservação ambiental.
Avaliação
Leve em conta os objetivos definidos inicialmente. Com base na participação dos alunos e nos seminários apresentados, verifique se houve entendimento sobre as causas do desmatamento nos biomas florestais brasileiros e sobre a relação das populações tradicionais da Amazônia com a biodiversidade. Identifique se os alunos entenderam os diversos usos que o homem faz da floresta e quais são suas consequências. Caso considere necessário, retome os conceitos que ainda não estiverem completamente claros para os alunos.
Leve em conta os objetivos definidos inicialmente. Com base na participação dos alunos e nos seminários apresentados, verifique se houve entendimento sobre as causas do desmatamento nos biomas florestais brasileiros e sobre a relação das populações tradicionais da Amazônia com a biodiversidade. Identifique se os alunos entenderam os diversos usos que o homem faz da floresta e quais são suas consequências. Caso considere necessário, retome os conceitos que ainda não estiverem completamente claros para os alunos.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/plano-aula-ambiente-acao-humana-florestas-640751.shtml
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