De
arquipélago a continente: a constituição do território brasileiro
Introdução
Quinto do mundo em extensão, com 8,5 milhões de km2, situado em uma larga faixa da América do Sul, com quatro fusos horários e pouco mais de 183 milhões de habitantes. O país em questão abriga uma grande diversidade natural e sociocultural. O português é a língua predominante, mas ali também se fala cerca de 180 línguas nativas, abrigando um verdadeiro "caldeirão" étnico-cultural, a partir da presença de povos indígenas, da chegada de colonizadores portugueses e de negros africanos trazidos à força para trabalhar como escravos. A eles se somaram inúmeros grupos de imigrantes de outras partes do planeta.
Quinto do mundo em extensão, com 8,5 milhões de km2, situado em uma larga faixa da América do Sul, com quatro fusos horários e pouco mais de 183 milhões de habitantes. O país em questão abriga uma grande diversidade natural e sociocultural. O português é a língua predominante, mas ali também se fala cerca de 180 línguas nativas, abrigando um verdadeiro "caldeirão" étnico-cultural, a partir da presença de povos indígenas, da chegada de colonizadores portugueses e de negros africanos trazidos à força para trabalhar como escravos. A eles se somaram inúmeros grupos de imigrantes de outras partes do planeta.
Estamos falando, é
claro, do Brasil, o país em que vivemos. Ao examinar num mapa político a
magnitude e proeminência do território nacional, os alunos podem se perguntar
como tal extensão se constituiu ao longo do tempo. Podem indagar também por que
até os dias de hoje o gigantismo do seu território, com suas riquezas e
potencial econômico-social, ainda não se traduziram em benefícios e bem-estar
social para o conjunto de sua população.
Com efeito, se
tomarmos como referência alguns indicadores sociais disponíveis, veremos que
isso ainda está longe de acontecer. Em 2007, o Programa das Nações Unidas para
o Desenvolvimento (Pnud) apresentou o relatório anual do Índice de
Desenvolvimento Humano (IDH), calculado com base em dados de 2005 de
expectativa de vida, alfabetização de adultos, matrículas escolares e PIB per
capita.
No novo relatório,
o Brasil passa a figurar na 70ª posição, em uma lista de 177 países,
ingressando pela primeira vez no bloco dos países considerados como de elevado
desenvolvimento humano, mas ainda em posição intermediária. Embora venha
apresentando consistência na evolução de diversos indicadores sociais, são
conhecidas as desigualdades sociais e regionais do país.
Esta sequência
didática explora alguns elementos-chave do processo de formação territorial do
Brasil e oferece indicações para analisar rumos e perspectivas do
desenvolvimento econômico e social do país nos próximos anos. A proposta
permite, portanto, o trabalho conjunto com outras disciplinas e áreas do
conhecimento, em especial a História, e enfoca um tema que deverá ser retomado
em outras oportunidades.
Objetivos
- Reconhecer e analisar processos de formação do território brasileiro a partir de diferentes formas de organização social e da produção econômica.
- Reconhecer e analisar processos de formação do território brasileiro a partir de diferentes formas de organização social e da produção econômica.
- Desenvolver a
capacidade de exposição, argumentação e realização de sínteses de idéias,
processos e fenômenos.
- Observar,
identificar e analisar mapas do Brasil para situar no tempo e no espaço
diferentes elementos que contribuíram para a organização do território
nacional.
Após as
atividades, espera-se que os estudantes possam compreender noções como as de
território, formação econômico-social, integração nacional e avaliar
perspectivas de desenvolvimento econômico e social para o país.
Conteúdos
- Território
brasileiro.
- Economia e
sociedade.
- Integração
nacional.
Ano
8º ou 9º anos
8º ou 9º anos
Tempo estimado Quatro aulas de uma hora.
Material necessário Mapas e box em anexo.
Desenvolvimento das atividades
1ª aula A contextualização de uma sequência didática é etapa
fundamental do processo de ensino e aprendizagem. Em primeiro lugar, faça uma
introdução ao tema lançando algumas questões para verificar o que os alunos já
sabem sobre o tema: qual é a extensão do território nacional? Que posição o
país ocupa, em termos de extensão territorial? O que essa extensão territorial
pode representar, em termos de potencial de desenvolvimento? Existem diferenças
ou disparidades internas? Quais são elas?
Ouça as respostas
e todos e prepare uma primeira síntese coletiva das ideias apresentadas. Em
seguida, proponha o exame do mapa 1, que mostra uma projeção do território
nacional sobre o continente europeu. A intenção é que os alunos possam ter
noção mais clara da ordem de grandeza e medir de modo mais efetivo a extensão
territorial nacional, auxiliados por dados de distância e posição.
O país figura
entre os maiores do mundo, atrás apenas de Rússia, Canadá, China e Estados
Unidos. Entretanto, apenas a dimensão territorial não é capaz de refletir as
dinâmicas e a complexidade internas. É importante assinalar algumas de suas
peculiaridades do território brasileiro: disposto em grande parte na faixa
tropical, com distâncias equivalentes nos sentidos Norte-Sul e Leste-Oeste,
conta com uma grande diversidade de sistemas e recursos naturais. Possui um
extenso litoral, voltado para a orla do Atlântico, e fronteiras com quase todos
os países do sub-continente.
O passo seguinte é
reconhecer e analisar alguns processos de exploração e ocupação do território.
2ª aula Como assinala o texto Brasil: 500 anos de povoamento,
do IBGE, a configuração territorial que conhecemos hoje resulta de uma
"lenta, longa e difícil construção, tecida durante cinco séculos de
história." Proponha o exame dos três mapas a seguir (2, 3 e 4), que
destaca os processos de expansão econômica, criação de núcleos urbanos e eixos
de transporte ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX, em boa parte ocorridos
sob domínio colonial português. É importante que destaquem as faixas de
ocupação e a organização das bases econômicas do território.
Peça que escrevam
pequenas sínteses sobre esses processos, a partir do que observaram. Reforce
também alguns procedimentos para a leitura dos mapas, como a identificação do
título e dos elementos da legenda, assim como a distribuição espacial das
atividades.
A partir dos
mapas, destaque a gradativa expansão, articulação interna e integração do
território brasileiro, com a concentração de atividades e núcleos urbanos na
faixa litorânea.
A expansão da
ocupação rumo ao interior se completou no século XX. Entretanto, foi ainda
durante o período imperial (1822-1889), no Brasil independente, que boa parte
das fronteiras terrestres com outros países foi definida.
A conhecida imagem
do arquipélago já foi muito utilizada para assinalar os processos iniciais de
constituição do território. Por que a imagem de um arquipélago? As regiões do
Brasil colônia que foram palco da produção agroexportadora se mantiveram sob o
domínio do poder central da metrópole portuguesa. Seria, antes de tudo, um
arquipélago geográfico, já que não existiam ligações entre as regiões, que
viviam em relativo isolamento.
Explique também
aos estudantes que a conformação do território não se reduz apenas à sucessão
de períodos organizados em torno de uma atividade produtiva voltada ao mercado
externo, como a cana, a exploração de metais preciosos e o café. Concorreram
também as incursões bandeirantes, a pequena produção mercantil, a expansão da
pecuária e a decisiva atuação da coroa portuguesa (e, mais tarde, do Império)
na garantia da unidade política e territorial. Os limites externos serão
definidos essencialmente no século XIX e início do século XX.
A herança dos
chamados "ciclos" econômicos vai marcar profundamente a estrutura
regional interna do território e o modo como se deu o crescimento econômico em
etapas posteriores.
3ª e 4ª
aulas
Com a turma divida em pequenos
grupos, proponha uma análise dos mapas 5, 6 e 7, que mostram a constituição
elementos centrais para a passagem de arquipélago geográfico a país-continente,
com uma progressiva articulação e integração interna, ao longo do século XX.
Destaque aqui o papel do comando das metrópoles do Sudeste - São Paulo e Rio de
Janeiro - nesse processo, a implantação de uma extensa rede de transportes,
comunicações e informações e a constituição de espaços econômicos baseados na
divisão territorial do trabalho. Temos aí, portanto, um processo combinado de
integração nacional e diferenciação regional.
Os estudos poderão
ser complementados com pesquisas e painéis sobre o peso e importância
econômico-social dos complexos regionais brasileiros - Centro-Sul, Nordeste e
Amazônia - no cenário nacional. Eles poderão ilustrar os trabalhos com mapas
regionais, fotografias e dados sobre produção econômica, setores de atividades,
indicadores sociais, redes e fluxos que configuram o território brasileiro na
fase contemporânea (veja as Indicações de fontes).
Ter um grande
território representa ter acesso a muitos e variados recursos. Ter uma economia
em crescimento, além disso, aumenta os recursos humanos. Mas somente isso não
garante o sucesso de um país. É preciso que todo o potencial do território e
das riquezas geradas beneficie de modo justo todos os seus habitantes, um
grande desafio posto para toda a sociedade brasileira no século XXI.
Avaliação
Para avaliar a aprendizagens dos alunos, leve em conta toda a produção realizada ao longo desta sequência didática, como os textos produzidos, os trabalhos realizados em grupos e os painéis propostos. Leve em conta os objetivos previstos inicialmente para avaliar a evolução do aluno no que diz respeito a sua capacidade de expressão, escrita, compreensão do tema e da leitura e interpretação de mapas em diferentes escalas.
Para avaliar a aprendizagens dos alunos, leve em conta toda a produção realizada ao longo desta sequência didática, como os textos produzidos, os trabalhos realizados em grupos e os painéis propostos. Leve em conta os objetivos previstos inicialmente para avaliar a evolução do aluno no que diz respeito a sua capacidade de expressão, escrita, compreensão do tema e da leitura e interpretação de mapas em diferentes escalas.
Observe com
especial atenção a participação de todos nos trabalhos individuais e coletivos
e nos debates, assim como o modo como dividem as tarefas e expressam oralmente
suas ideias. Valorize iniciativas de alunos que trazem novos materiais e
informações para serem compartilhadas por todos.
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