O lugar
do comércio no mundo e o mundo do comércio no lugar
Neste projeto didático, você vai ver como mediar os primeiros passos da
turma para investigar o comércio no lugar em que moram e desvendar o papel dele
na trajetória local, observando os registros de seu movimento pela cidade.
- Desenvolver habilidades de leitura da paisagem e do lugar onde se vive.
- Identificar as transformações e permanências na paisagem.
- Reconhecer o comércio como forma de ligação com o mundo.
Conteúdos
- Paisagem como lugar.
- Organização do espaço.
- Função comercial na paisagem urbana.
Anos
8º e 9º anos.
Tempo estimado
Dois meses.
Material necessário
Caderno, lápis preto, caneta, máquina fotográfica e / ou filmadora, plantas e mapas do local e/ou internet para consulta de imagens, textos e mapas.
Produto final
Documentário sobre a cidade.
Flexibilização
Para alunos com deficiência visual (que
conseguem distinguir claro e escuro)
Ao questionar os alunos quanto a imagens trabalhadas na primeira etapa,
descreva oralmente o que está sendo observado. Releia as sínteses registradas
na lousa. Se houver condições solicite que anotem os registros para ler para a
turma. É importante que os textos de apoio e os registros coletivos sejam
oferecidos em braile para o aluno cego. Esse aluno pode, antecipadamente,
entrevistar moradores que trabalham no comércio que possam falar sobre as
características do seu trabalho na cidade. Essas entrevistas podem ser gravadas
e transcritas em parceria com alunos sem a deficiência visual. Se necessário,
amplie o tempo de realização desta etapa para o aluno. Os alunos devem produzir
e ter acesso aos registros e ao caderno de campo em braile. O trabalho com a
fotografia os alunos que conseguem distinguir claro e escuro podem com apoio da
AEE, trabalhar a fotografia em pinhole (veja como construir no site). Na etapa
'documentário', os alunos podem participar como narradores ou colaborar com a
edição do vídeo, com a ajuda de softwares como o DosVOX, que permite o acesso a
computadores.
Desenvolvimento
1ª etapa
Selecione imagens antigas e recentes do comércio no centro da cidade. É
importante que elas contenham representações do mercado central, de feiras
livres, das lojas de bairro e de shopping centers. Lembre-se de incluir fotos
do comércio de rua (vendedores ambulantes, feiras de artesanato, vendedores de
bilhetes de loteria, bancas de jornal etc.). Escolha também imagens de obras
ainda em execução, de marcos históricos, dos locais mais movimentados do centro
e de detalhes da vida cotidiana. Se necessário, produza você mesmo as imagens
com uma câmera fotográfica digital.
Com a turma reunida num grande círculo, mostre algumas imagens e
questione os alunos sobre o que eles conhecem dessas paisagens. Para acessar o
que a turma sabe sobre a função do comércio na produção do espaço, ao exibir as
fotografias, pergunte o que a garotada conhece sobre o comércio da cidade, os
tipos existentes, onde se concentram etc. Pergunte também se as atividades
comerciais sempre foram dessa forma e como elas eram antes. Acrescente
informações curiosas e perguntas desafiadoras. Por exemplo, em cidades litorâneas
que vivem do turismo, sempre há uma produção artesanal que marca um saber
local. Às vezes há mercados típicos para esses produtos. Anote as respostas dos
alunos como palavras chave (ao final do projeto você deve retomar essas
anotações).
2ª etapa
Pergunte o que a turma acharia de produzir um vídeo documentário sobre
o comércio hoje e ontem na cidade. Explique que para essa produção será preciso
seguir algumas etapas. Levante com a turma quais seriam elas e como começar o
trabalho. Proponha que a primeira delas seja uma pesquisa sobre o tema.
Coletivamente, construa um rol de perguntas que guie o trabalho e que
entusiasme a turma. Como se formou o comércio em nossa cidade? Há algum
comércio que é típico? Qual a relação do comércio local com o mundo?
3ª etapa
Organize uma aula sobre como pesquisar - é muito importante que a turma
seja orientada quanto aos procedimentos básicos de uma investigação em diversas
fontes. Levante os diferentes tipos de pesquisa que eles conhecem e traga
alguns exemplos (científicas, de opinião pública, de mercado etc). Coloque
questões como: por onde se começa uma pesquisa? Qual o papel da pergunta que se
quer responder? É preciso muitas perguntas ou uma pergunta chave? Como escolher
as fontes de informação que nos ajudam a buscar a resposta? Vamos usar a
internet? Como? Vamos à biblioteca? Como pesquisar neste acervo? Podemos ter
fontes orais obtidas em trabalho de campo? Quem entrevistar? Como organizar um
questionário de entrevistas? Como vamos organizar os dados das entrevistas?
Vamos quantificar ou desejamos apenas respostas qualitativas? Ajude-os a
responder essas questões e escreva as sugestões no quadro. Deixe expostas as
decisões tomadas e estruture a pesquisa.
Oriente os alunos como organizar o trabalho com as fontes bibliográficas,
cartográficas e imagéticas. Reserve um tempo didático adequado para que todos
possam pesquisar um conjunto de perguntas que desvendem a cidade que querem
conhecer. Organize também a etapa de campo para que os alunos, em grupos,
possam obter dados das fontes orais. Escolha a área central da cidade para
realizar o estudo, pois geralmente é a área que concentra os marcos históricos
e geográficos da função comercial da cidade.
4ª etapa
No trabalho de campo, um caderno bem organizado auxilia a obtenção de
dados. Selecione fotos, textos e mapas com os alunos para montar esse caderno,
deixando espaços para anotações, desenhos e colagem das fotos feitas na visita.
É importante organizar os momentos, considerando o percurso que irão fazer. Se
possível, faça previamente esse percurso para defini-los. Organize com eles o
caderno de entrevistas de modo a obter dados quantitativos e qualitativos. Por
exemplo, quais dados dos entrevistados serão tabulados na pesquisa: quantidade
de homens e mulheres entrevistados, faixa etária, ocupação principal, se nasceu
na cidade, se é de outra cidade. Quais dados serão analisados qualitativamente,
por exemplo: o que é o comércio para você? Você gosta do que faz? O que para
você representa a cara da nossa cidade? O que mudaria? Deseja declarar algo
sobre a nossa cidade e o seu trabalho? Quando eu digo "nossa cidade no
mundo", o que lhe vem à cabeça? A ideia é que os grupos consigam fazer
pelo menos uma entrevista bem completa para capturar a percepção de diferentes
pessoas que participam da atividade do comércio. Em aula, reúna os dados para
analisar coletivamente. Essa análise pode ser quantitativa ou qualitativa,
comentando os possíveis significados das palavras utilizadas pelos
entrevistados.
5ª etapa
Após a pesquisa de campo proponha a preparação do documentário. Ele
pode ser feito a partir das fotografias e textos já obtidos na primeira visita
ao centro ou em nova etapa de campo para a obtenção de novas imagens (filmadas
ou fotografadas). Os grupos devem iniciar a construção do documentário. Para
repertoriá-los, exiba alguns exemplos ou trechos que mereçam destaque. Oriente
para que observem: a narração, a sequência de imagens, as músicas. Destaque as
etapas técnicas de um documentário: a construção de um roteiro de texto verbal
e não verbal (neste caso a fotografia ou filme), a sequência de cenas e texto
dos narradores, a escolha do fundo musical. Reúna os alunos para discutir como
poderia ser o documentário sobre o comércio na sua cidade.
Divida a turma em grupos e proponha que cada grupo construa um roteiro
de texto e possíveis imagens que mostrariam a paisagem urbana do comércio e seu
movimento. Organize uma aula expositiva sobre os dados já obtidos na pesquisa,
colocando na lousa o tema da sequência: o lugar do comércio no mundo e o mundo
do comércio no lugar. Acrescente três grandes palavras chave para que os alunos
pensem como contariam essa história para outros colegas: MUDANÇA, RUPTURA,
PERMANENCIA.
Prepare uma nova rodada de questionamentos: o que o comércio de nossa
cidade tem que é próprio de como as pessoas vivem seu cotidiano? Qual é a marca
do lugar, aquilo que temos em comum e apreciamos? O que nossa cidade possui que
é marca do mundo? Peça que cada aluno escolha uma das fotos tiradas no campo e
explique o que vê sobre o tema do documentário.
6ª etapa
É hora de produzir o documentário. Para isso treine a filmagem com
eles. Se forem utilizar apenas as fotografias, faça um pequeno treinamento com
a câmera fotográfica (também útil para o uso da filmadora). Por exemplo: o que
é um plano fechado? O que é um plano aberto (panorâmica)? Qual a função do
narrador? Quem entrevistar? Quanto tempo devemos filmar para produzir um
documentário de 15 minutos? Proponha uma nova ida a campo para a gravação, com
coleta de dados de acordo com os critérios levantados pelos alunos. Para a
edição, solicite orientação de um profissional que possa ensinar os alunos como
fazer cortes e fusões de imagens.
7ª etapa
Reúna a turma para assistir e debater o tema pesquisado. Retome o que
foi levantado na primeira aula e proponha uma reflexão: o que sabíamos sobre o
comercio em nossa cidade e o que sabemos sobre o mundo do comércio na cidade?
Avaliação
Avalie em
cada etapa os seguintes aspectos:
1) dos
conhecimentos que o aluno já possui sobre o comércio no lugar onde vive;
2) dos
conhecimentos já estudados em outras séries em geografia, buscando conhecer se
associam a geografia ao estudo do espaço;
3) de
como o aluno procede enquanto realiza atividades de leitura de textos e
imagens.
Considere também:
- A
participação e disposição dos alunos nas diferentes atividades realizadas.
- O
registro de observação utilizando pautas individuais contendo itens
relacionados aos objetivos (por exemplo: com que grau de dificuldade lê imagens
ou escreve o roteiro do documentário?).
- As
anotações sobre como o aluno atua nas atividades de pesquisa (sabe obter a
informação que precisa? Retira e reelabora a informação de acordo com sua
pergunta de pesquisa?).
Fonte:http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/lugar-comercio-mundo-mundo-comercio-lugar-674334.shtml
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